Substâncias injetáveis localizadas: Vale a pena seguir este caminho?

Tempo de Leitura: 8 minutos

Sem sombra de dúvidas, o ser humano cada vez mais busca aumentar sua performance nas atividades físicas e obter resultados estéticos cada vez melhores. E não é de hoje que os artifícios e meios utilizados para esses objetivos existem no mundo amador e no mundo profissional. Entre eles, podemos citar os métodos dietéticos, os métodos específicos de treinamento, a utilização de suplementos alimentares, a utilização de suplementos e substâncias ergogênicas, o uso de drogas sintéticas ou até mesmo o uso de substâncias sintéticas locais.

Estas substâncias normalmente são utilizadas por indivíduos os quais almejam melhorias estéticas, seja em mundo competitivo ou não. Diferentes dos ergogênicos hormonais (anabolizantes), por exemplo, elas não objetivam o aumento de performance ou tampouco quesitos relacionados com a melhoria da recuperação pós-treino. Como mencionado, elas são meramente estéticas, o que faz com que seu uso possa ser questionado frente ao custo X benefício, não em termos financeiros, mas em termos relacionados com a saúde e a integridade física e psicológica do indivíduo.

Dentro de um contexto, essas substâncias são muito mal vistas e pouco entendidas a fundo. Muitas pessoas tem conceitos errados sobre elas e, sendo ou não um artifício válido, é sempre importante conhecermos alguns de seus parâmetros básicos para então, de fato, julgarmos ou não como convenientes.

Então, que tal conhecermos um pouco mais sobre substâncias utilizadas para injeções localizadas? Valeria a pena colocar em risco a sua saúde frente ao uso delas? Seriam elas seguras se usadas da maneira correta? Essas e outras perguntas responderemos ao decorrer deste artigo…

O que são substâncias localizadas?

O uso de substâncias para injeções localizadas é feito no mundo há muitos e muitos anos… Na realidade, essa prática pode ser um pouco menos antiga do que o uso dos esteroides anabolizantes, porém é mais antiga do que muitos imaginam.

Sem sombra de dúvidas, assim como os esteroides, elas são DROGAS, ou seja, substâncias maléficas para o corpo, especialmente, quando não são destinadas para seres humanos.

Os principais objetivos dessas substâncias é o aumento da massa muscular, mas também existem algumas classes delas que são usadas para finalidades relacionadas com a queima de gordura localizada. Nenhuma delas, entretanto, possui caráter melhorador de performance física ou de recuperação muscular.

Substâncias localizadas são diferentes dos anabolizantes no quesito em que os anabolizantes otimizam a performance e a recuperação muscular. Além disso, apesar dos anabolizantes serem aplicados localmente, eles funcionam no corpo todo e não apenas no local onde foi aplicado. Por exemplo, ao aplicar testosterona no seu braço, ela irá otimizar o hormônio em todo o seu corpo e não só no braço, diferente de substâncias localizadas, que tem ação apenas no ponto onde foram aplicadas.

Veja :  Cobavital: Medicamento que estimula o apetite e aumenta o peso corporal!

O uso de substâncias localizadas no mundo e no Brasil

Além disso, temos de lembra-lo ou, dizer a você, que dentro do fisiculturismo moderno, aproximadamente 95% dos profissionais possuem injeções localizada e, sim, muito do que vemos nos físicos é literalmente montado. Normalmente, os locais mais feitos pelas injeções localizadas são os posteriores de ombro juntamente com os tríceps, porque são músculos de cadeia, ou seja, músculos aparentemente ligados, o que faz com que, caso seja feita uma montagem em um deles, necessite então ser feito no outro, uma vez que se não a aparência fica muito artificial.

Essas injeções, na verdade, não são bem injeções, mas sim, processos de microcirurgias as quais através de ultrassonografia, consegue-se identificar os feixes musculares necessários de serem preenchidos. De uma maneira geral, esses feixes são os deficientes e que geram as assimetrias.

A maioria das pessoas que fazem isso, buscam corrigir ou otimizar um músculo e não deixa-lo bizarro e desproporcional, tanto porque, a substância mais usada para isso é o Synthol, que apesar de não sair mais do corpo, não é uma substância com alta rejeição, sendo portanto, mais bem aceitável pelo corpo. Porém, se algo for feito errado, o indivíduo terá de conviver com aquilo pelo resto de sua vida.

O mercado profissional de fisiculturismo é muito grande e acaba por utilizar diversos artifícios para se chegar ao Corpo Perfeito. Porém, não é porque profissionais usam, que nós devemos usar. Profissionais são acompanhados por inúmeros profissionais da saúde, para acompanhar todo o processo, todas as reações e se prevenirem ao máximo contra qualquer tipo de problema.

Quais são essas substâncias e como funcionam?

Mais adiante, falaremos um pouco mais especificamente sobre as substâncias mais utilizadas para injeções locais e suas principais características.

– Synthol

O Synthol é uma substância composta por aproximadamente 75-85% óleo, cerca de 7,5% de lidocaína que é um analgésico (para amenizar a dor causada nas aplicações) e aproximadamente o restante em álcool, para tornar a substância mais solúvel.

Ela é pouco rejeitada pelo corpo, mas pode haver rejeição. Além disso, as formas que a mesma é utilizada, define o sucesso ou o fracasso da aplicação, pois como mencionado, ela não sai do corpo.

Caso haja algum tipo de rejeição, normalmente o indivíduo tem de fazer algum tipo de cirurgia para remover parte da musculatura afetada. Em casos extremos já existiram relatos de perdas de membros ou até mesmo da morte de indivíduos.

Greg Valentine foi um dos mais populares utilizadores de Synthol no mundo, entretanto, ele não fazia nem mesmo assepsia local, como ele mesmo relatava, motivo pelo qual isso quase comprometeu sua vida quando seus bíceps estouraram.

– A.D.E.

O A.D.E. que, na realidade, é uma substância para animais, nada mais é do que um óleo com vitaminas lipossolúveis (ou seja, que são diluídas em óleos e não em água), sendo elas a vitamina A, a vitamina E e a Vitamina D.

Veja :  Pesquisa sobre o uso de esteroides anabolizantes!

O A.D.E. é uma substância muito barata, a qual também não necessita de esforços para ser comprada, como receita ou algum tipo de indicação específica. Esse fraco de óleo normalmente é injetado dentro da musculatura desejada, criando uma inflamação local e uma espécie de “coágulo”. Aquela inflamação, junto com o óleo que fica ali, concentrado no músculo é que é a grande responsável por causar aquele aumento no volume muscular da região.

Obviamente, a assimetria é a última coisa que essas pessoas conhecem e, infelizmente acabamos por ver coisas totalmente fora do padrão.

– Hidrogel

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre uma substância conhecida como Hidrogel, que é um composto usado para preencher falhas em tratamentos estéticos. Assim como o Synthol, a forma mais precisa de utilização do Hidrogel é por meio de ultrassom, mas nem sempre isso é feito, especialmente quando se busca profissionais totalmente desqualificados para essa prática em centros estéticos.

O Hidrogel é composto por 98% de soro fisiológico e aproximadamente 2% de poliamida e, teoricamente, só poderia ser usado por médicos, coisa que não vemos. A maior procura por hidrogel é pelo público feminino, cujo possui objetivo de utilizá-lo em regiões pequenas, como os lábios ou mesmo grandes como os glúteos e as coxas.

O fato é que o hidrogel pode causar inflamações, infecções e até mesmo levar ao óbito, especialmente e injetado erradamente em uma veia grande ou artéria, causando a obstrução da mesma.

O Hidrogel não é uma substância aprovada pela FDA, mas existem algumas marcas que são aprovadas no Brasil pela ANVISA.

– Lipostabil

A Fosfatidilcolina, também conhecida pelo nome comercial de Lipostabil é uma substância usada para injeções localizadas, mas seus princípios não visam o aumento da região, pelo contrário, visam a diminuição de regiões onde há gordura localizada, através de, hipoteticamente, sua queima.

Existem estudos que relatam bons resultados com o uso de Lipostabil para essa finalidade, enquanto outros não relatam eficiência da mesma.

Assim como o hidrogel, suas aplicações, especialmente se mal feitas, podem causar não somente assimetrias, mas problemas relacionados a inflamações e infeções, as quais podem se agravar e levar indivíduos à morte, como pudermos ver acontecer com inúmeras modelos e outras pessoas no Brasil.

– Esiclene

Sendo uma das drogas mais antigas para a finalidade do crescimento muscular localizado, ela foi criada na Itália nos anos 60 e não é uma droga conhecida por características anabólicas, de fato, mas uma substância que promove uma inflamação local a qual dura apenas alguns dias.

Justamente por seu poder inflamatório, alguns anestésicos são adicionados no local, a fim de diminuir a forte dor causada pela substância.

Alguns indivíduos, ao fazer uso do Esiclene, ficam com os músculos afetados “travados”, o que explica, por exemplo, o andar robótico de alguns deles, quando a administração é feita nos membros inferiores do corpo.

– Hialuronidase

Esta é uma injeção localizada a qual também não visa o aumento da massa muscular, mas a queima da gordura corpórea, assim como o Lipostabil.

Veja :  Guia do hCG: como usar, dosagens, onde comprar, o que é

Esta substância catalisa algumas reações dentro das células, fazendo com que a gordura corpórea se desprenda a e possa ser eliminada pela urina.

– Hidrolipoclasia ativada

Também conhecida por ser usada na queima de gordura localizada, ela é a junção de substâncias como o Triaticol, a yohimbina e a L-Carnitina, todos associados com a redução nos níveis de gordura corpórea. Dissolvidas em soro fisiológico, elas necessitam de várias sessões para agirem adequadamente e para obter-se resultados os quais podem chegar a 5-6cm a menos na região onde foi feito o tratamento.

Normalmente, estes tratamentos são feitos em ambiente hospitalar e deve-se sempre buscar profissionais capacitados para isso.

– Óleos e outros itens “bizarros”

Por fim, mas, não menos importante, vale ainda comentar que algumas reportagens já foram vistos indivíduos injetando em seus músculos ÓLEO DE COZINHA ou até mesmo ÓLEO DE CARRO.

Se você se assustou com isso, creio que eu nem deva lhe contar o desfeche, não é mesmo? Em HIPÓTESE alguma esses itens deveriam ser injetados no corpo. Normalmente isso se dá pela pressão social que há para que um indivíduo adquira a “boa forma” aliado com sua ignorância no assunto e é justamente por isso que há grande importância na ORIENTAÇÃO.

Usar ou não substâncias para aplicações localizadas?

Diante disso tudo, você deve estar se perguntando se realmente vale a pena utilizar algum tipo dessas substâncias em seu corpo para gerar melhores resultados.

Certamente, a resposta é que, se você quer um corpo saudável e esteticamente bonito, elas não só não são recomendadas como podem comprometer a sua saúde e vida, especialmente se utilizadas de formas inadequadas, seja na quantidade, na forma de administração, na possível rejeição de seu corpo, entre outras variáveis.

Porém, muito provavelmente, caso você decida por entrar em algum tipo de esporte profissional, talvez seja necessário esse comprometimento, mas desde que ele, pelo menos, seja feito com as formas corretas e pelas pessoas corretas (o que envolverá grandes gastos financeiros).

A avaliação pelo custo X benefício destes usos caberá a você e, ao pensar nisto, você deve estar ciente que, de uma forma ou de outra, irá sofrer consequências leves e reversíveis ou graves e irreversíveis! Você decide!

Conclusão

Substâncias localizadas são usadas no mundo inteiro por anos. Algumas delas podem trazer efeitos colaterais irreversíveis, colocando em jogo não tão somente sua estética, mas sua saúde, qualidade de vida e a sua própria vida, que é o mais importante a ser considerado.

Bons protocolos dietéticos, de treinamento, de descanso e uma boa suplementação (que hoje é grande coadjuvante na obtenção de bons resultados) já é mais do que suficiente para a maioria dos indivíduos que, infelizmente, não percebem isso e buscam sempre meios alternativos na obtenção de resultados.

Portanto, a grosso modo, procure estar longe desses itens e procure sempre orientação correta antes de colocar quaisquer substâncias em seu corpo. Ter parâmetros adequados de bom senso, conhecimento e responsabilidade te conservarão por muito mais tempo no esporte (seja ele competitivo ou não) e isso refletirá diretamente no andamento de sua vida.

Lembre-se de que a escolha sempre será sua, assim como as consequências geradas por elas.