Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeSuplementosDicas sobre suplementaçãoConheça 4 Suplementos Eficientes que Foram Deixados de Lado

Conheça 4 Suplementos Eficientes que Foram Deixados de Lado

Conheça alguns bons suplementos altamente eficientes, mas que foram deixados de lado ao longo dos anos devido a falta de Marketing.

suplementos-ddm-capa

Todos nós sabemos que os suplementos alimentares, bem como, os suplementos ergogênicos foram e são muito utilizados, seja por atletas profissionais, por indivíduos amadores ou apenas por praticantes de esportes.

Esses itens auxiliam na nutrição do indivíduo assim como também em sua performance. A depender da necessidade específica de suplementar uma carência nutricional ou mesmo de melhorar algum tipo de processo no seu corpo (recuperação, disposição, redução da fadiga etc), diferentes tipos de suplementos podem ser escolhidos.

Ao longo dos anos, passamos por diversos modismos e, claro, isso se deve as descobertas as quais dia-a-dia são feitas na ciência e na prática.

Assim, sempre existiu um suplemento da moda, onde todos queriam usar ou, de fato usavam. Com isso, itens anteriores foram deixados de lado.

Alguns deles, de fato, não servem para muita coisa, como é o caso da proteína texturizada de soja que, pasme, já teve seu auge um dia.

É o caso também de glicose de milho entre outros itens. Todavia, alguns suplementos, sejam eles alimentares e/ou ergogênicos foram esquecidos de maneira a qual não apresentava vantagens, mas sim, desvantagens.

Isso mesmo! Muitos suplementos eficientes e que podem fazer uma grande diferença foram deixados ao longo dos anos de lado por conta de novos modismos ocorrentes, sejam eles eficientes, ou não.

Por exemplo, quem se lembra da Creatina quando já se tem creatina num pré-treino? (apesar da creatina ser muito mais eficiente).

Quem se lembra da L-Glutamina quando hoje as proteínas em pó são enriquecidas com ela? Ou ainda, quem se lembra de se preocupar com a disponibilidade rápida de energia advinda de uma simples maltodextrina quando se tem o waxy maize que custa mais do que o dobro? Porém, estes são só alguns exemplos.

Pensando nisso, hoje falaremos a respeito de quatro suplementos que são altamente eficientes, mas, que infelizmente foram deixados de lado pela maioria dos praticantes de musculação e mesmo por atletas de outras modalidades bem como, suplementos estes que a nova geração desconhece os reais efeitos benéficos que podem proporcionar.

Vamos lá?

1- Vitaminas do complexo B

Até os anos 90, as vitaminas do complexo B eram muito valorizadas. Isso porque, elas estão associadas diretamente com o metabolismo energético (de proteínas, carboidratos e lipídios) e algumas delas com a oxigenação sanguínea, como é o caso da vitamina B12.

As vitaminas do complexo B participam de muitas reações fisiológicas as quais são impossíveis de ocorrerem sem elas, pois, as mesmas são cofatores enzimáticos indispensáveis.

 

pescados sao fontes de vitaminas do complexo b

Além de todos esses processos associados com o metabolismo em geral, especificamente a vitamina B6 é responsável por permitir que o metabolismo dos aminoácidos de cadeia ramificada, ou dos BCAAs, ocorra.

Sem ela, eles não terão sua via metabólica feita por completa e, consequentemente, processos como a síntese protéica e a disponibilização de L-Glutamina nas atividades físicas ficam prejudicadas.

Por fim, as vitaminas do complexo B também são responsáveis por melhorar o apetite do indivíduo, ou seja, especialmente na fase de offseason ou de ganho de massa magra, elas são usadas com êxito.

A suplementação de vitaminas do complexo B é relativamente segura, pois, por serem vitaminas hidrossolúveis e não armazenáveis, quaisquer excessos são facilmente excretados, não podendo gerar toxicidade.

Normalmente, as vitaminas do complexo B podem ser usadas via oral ou injetável, sendo que a injetável apresenta uma vantagem muito superior em termos de absorção, pois, há uma tremenda perda da forma oral no trato gastrointestinal.

Todavia, ela não deixa de ser eficiente também e, para quem não está acostumado com agulhas ou não gosta, é mais segura.

2- Hipercalóricos (Gainers)

Os hipercalóricos hoje são considerados pelos últimos posicionamentos publicados na Journal of Interntational of Sports Nutrition como sendo um dos três suplementos mais eficientes no ganho de massa muscular.

E isso não é por acaso: Ganhar massa muscular requer um bom consumo calórico e, são poucas as pessoas que efetivamente conseguem ingerir o tanto de alimentos que precisam e, quando conseguem algo próximo a isso, acabam tendo prejuízos de sobrecarga GI.

hipercaloricos

Assim, os hipercalóricos que são suplementos que combinam grandes quantidades de carboidratos e médias quantidades de lipídios e proteínas pode ser de grande ajuda, devido a sua densidade energética conferida com praticidade.

Até algum tempo atrás, hipercalóricos eram suplementos favoritos de fisiculturistas de elite. Porém, com o passar dos anos e com o entendimento da nutrição, notou-se que a qualidade dessas calorias presentes nesses suplementos não eram tão boas e, talvez por isso eles começaram a ser deixados de lado.

Porém, hoje existem hipercalóricos de extrema qualidade, que combinam quantidades boas de carboidratos complexos, fibras alimentares, lipídios advindos de MCTs e de ácidos graxos essenciais e proteínas de alto valor biológico.

Ainda, para pessoas mais específicas é possível encontrar no mercado hipercalóricos sem glúten e/ou sem lactose, o que é excelente (apesar de eles serem escassos no Brasil).

Os hipercalóricos podem ser usados por aquelas pessoas que têm dificuldades no aumento do peso, mas ainda, dependendo da configuração nutricional dos mesmos, pode auxiliar em substituições de refeições, usando menores porções do produto e talvez acrescentando um pouco mais de proteínas/lipídios.

Gainers em geral não são suplementos extremamente caros e podem auxiliar muito no seu ganho de massa magra quando bem inseridos na dieta.

3- Glicerol

O glicerol hoje é presente basicamente em alguns pré-treinos, mas, mesmo assim nunca está em quantidades suficientes.

O bom mesmo seria usarmos a fórmula patenteada Hydromax, que possui uma concentração interessante de glicerol (maior do que essas glicerinas encontradas em farmácia) e é de mais fácil consumo, uma vez que ele é apresentado em pó.

Glicerol ddm

O Glicerol é uma molécula “cabeça” dos lipídios, a qual deveria ser ligada com um ácido graxo para formar um lipídio.

Porém, apesar disso, quando sozinho, o glicerol é uma fonte de energia facilmente usada pelo corpo e também traz consigo alguns benefícios os quais podem ser associados diretamente com a melhoria da performance.

Em primeiro lugar, o glicerol tem a capacidade de promover uma hiperidratação dos tecidos do corpo, especialmente o muscular.

Maiores quantidades de líquidos melhoram o volume muscular e também melhoram a distribuição de nutrientes aos mesmos. Ele também e responsável pelo controle da temperatura corpórea, fazendo com que você consiga ter um maior rendimento, especialmente em dias de calor.

Por fim, o glicerol pode auxiliar na absorção de alguns aminoácidos, como é o caso da creatina, permitindo com que ela seja muito melhor aproveitada;

Obviamente, atletas no passado usavam o glicerol através da glicerina bi-destilada, como mencionado anteriormente, porém, hoje é possível manipular formas mais puras de glicerol, as quais garantem um demonstrativo maior de seus efeitos ergogênicos.

4- Resveratrol

O resveratrol já foi um suplemento muito mais utilizado nos dias antigos do que na atualidade. Sendo um composto denominado como polifenol, este tem a capacidade de ser um agente antioxidante no corpo e é um dos principais nutrientes os quais podemos utilizar a fim de prevenir o sistema cardiovascular de doenças.

resveratrol(1)

O resveratrol promove uma proteção celular no corpo inteiro, protege o fígado, reduz os níveis de LDL e aumenta os níveis de HDL e reduz os níveis de chances no desenvolvimento de câncer.

Por ser encontrado de maneira escassa na natureza (em fontes como o amendoim, as blueberries e as sementes de uvas) ele necessita ser suplementado e assim era feito até alguns anos atrás.

Arrisco dizer que hoje talvez ele não seja lá um dos suplementos mais valorizados entre os praticantes de musculação porque eles, na realidade, mais estão preocupados com resultados estéticos do que com a sua saúde. Acontece que, sem uma boa saúde, fica impossível ter resultados satisfatórios estéticos.

Portanto, o resveratrol mais do que tudo, é um excelente protetor da sua saúde e, reduzindo as chances do desenvolvimento de doenças e melhorando o sistema metabólico do corpo como um todo, certamente conseguiremos resultados muito melhores e, claro, duradouros também.

Conclusão

Existem muitos suplementos bons hoje em dia, sem dúvida alguma. Entretanto, muitos suplementos interessantes e eficientes foram deixados de lado porque hoje já existem novos modismos os quais, aparentemente podem ser mais eficazes. Porém, sabemos que o básico nunca vai te levar ao erro e, do contrário, pode trazer mais segurança.

Portanto, comece novamente a considerar o uso dos suplementos anteriormente mencionados e você verá como uma performance e a sua saúde irão aumentar muito, fazendo assim com que os resultados estéticos possam acontecer em maiores escalas também.

Bons treinos!

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 3

Conheça 4 Suplementos Eficientes que Foram Deixados de Lado

Artigos Relacionados

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!