Sabemos que o momento pré-treino pode ser decisivo para o fracasso ou para o sucesso do treino do dia. Por isso a alimentação e a suplementação nesse período é tão importante e deve ser levada em conta. Hoje, com o avanço da tecnologia, existem diversos suplementos pré-treino eficazes para se ingerir antes do treinamento e otimizar seus resultados.
A classe de suplementos pré-treino hoje no mercado é uma das maiores na indústria do bem-estar. Cada vez mais pessoas buscam pré-treinos os quais apresentem maior eficiência e potência.
O que ocorre é que a maioria deles, utiliza-se um ingrediente básico: A cafeína, uma vez que, sendo uma metilxantina usada desde a China antiga, ela possui propriedades as quais estimulam o sistema nervoso central, reduzem a fadiga central e periférica, aumentam o fluxo sanguíneo para os músculos, aumentam a excitação, aumentam o estado de alerta, entre outros efeitos.
E, não é por acaso que hoje ela é considerada pela JISS como um dos suplementos mais eficientes na categoria.
Acontece que muitas são as pessoas extremamente sensíveis para conseguir utilizar a cafeína por muito tempo e, principalmente se isso tiver relação com seu sono. A cafeína é grandemente conhecida por tirar o sono de várias pessoas, sendo que seu consumo deve ser relativamente limitado e acima de tudo, jamais deve ser feito antes do sono.
Porém, suponhamos que por algum motivo você não possa utilizar a cafeína, mas mesmo assim queira utilizar algum tipo de suplemento para melhorar sua performance. O que fazer?
Para que você conheça melhor algumas das opções, neste mostraremos 04 opções de suplementos que não utilizam a cafeína e são excelentes pré-treinos, para que você possa fazer um bom uso e reduzindo os efeitos colaterais presentes na cafeína.
1- Malato de Citrulina
A citrulina é um aminoácido que possui uma grande aplicação em suplemento pré-treino. Mas, isso não é meramente por acaso: Ela é convertida no corpo para arginina que tem o poder de vasodilatação, fazendo com que chegue então mais sangue e nutrientes (incluindo o oxigênio) para os seus músculos.
As aplicações da citrulina são tão amplas que vários estudos mostram que um consumo de malato de citrulina antes do treino, melhora a performance.
Nesses estudos, não são apenas com esportes de força, mas ainda, com o ciclismo, com tenistas etc.
De uma maneira geral, a citrulina auxiliará você a reduzir o estresse do corpo, melhorando sempre a sua recuperação também.
LEIA MAIS >>> Sobre todo o poder real do Malato de Citrulina
2- TeaCrine®
Teacrine é um nome comercial da teacrina, com um aumento em sua biodisponibilidade.
Apesar de ser derivado da cafeína, quando chega ao sistema nervoso central, a TeaCrine® não apresenta efeitos estimulantes.
Cerca de 200mg de TeaCrine® diárias são suficientes para aumentar a performance, quando comparamos indivíduos que fizeram uso dela e indivíduos que fizeram o uso de placebo.
3- (Alpha-GPC)
Alpha-GPC também é um suplemento classificado como ergogênico, ou seja, capaz de elevar a performance na medida em que aumenta o neurotransmissor acetilcolina que é uma das responsáveis por ativar neurônios responsáveis por controlar a atividade muscular.
Cerca de 600mg de Alpha-GPC ingeridas noventa minutos antes do treinamento pode aumentar os níveis de hormônio do crescimento (GH) e aumentar a força e a contração muscular.
Alguns outros estudos demonstram que em cerca de seis dias já é possível observar os efeitos da substância.
4- Betaína
Esse é outro ingrediente encontrado em diversas fórmulas dos mais variados suplementos pré-treino. Ele aumenta a capacidade do corpo para o aproveitamento de creatina. Isso é importante, pois a creatina é responsável por aumentar o mecanismo energético primário do corpo.
A Creatina ainda, é um aminoácido capaz de aumentar a massa muscular, reduzir a fadiga, melhorar a resposta insulínica, aumentar a performance, a recuperação muscular, e aumentar os níveis de IGF-1.
Apesar desses benefícios, a betaína não é um suplemento o qual demonstra resultados rapidamente. É necessário cerca de 2 semanas para começar a notar algo.
Em 2009, um estudo mostrou que a ingestão de 1,25g de betaína por dia durante 14 dias reduziu a fadiga dos participantes. Outro estudo ainda mostrou um aumento de força dinâmica e isométrica. Esses resultados são válidos tanto para esportes anaeróbios como é o caso da musculação, quanto para esportes aeróbios, tal qual o ciclismo.
LEIA MAIS >>> Betaína: um suplemento para incremento de performance no pré-treino!
Conclusão:
Muitas pessoas deixam de elevar sua performance por serem sensíveis a compostos energéticos presentes na maioria dos suplementos pré-treino, principalmente a cafeína.
Todavia, existem inúmeras opções hoje disponíveis no mercado as quais podem incrementar essa busca. Mas, para que esses compostos sejam realmente eficientes, é necessário que você conheça os adequados protocolos de uso, tenha um bom planejamento como um todo (dieta, treino, descanso etc) e use por períodos adequados esses suplementos também.
Ainda, a combinação de um ou mais deles pode se tornar interessante na medida em que poderão se complementar.
Portanto, agora não há mais desculpas para não elevar ao máximo sua performance e obter os máximos resultados, não é mesmo?
Bons treinos!