Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeSuplementosProteínasSuplementos Proteicos para Crianças: Vale a Pena Utiliza-los?

Suplementos Proteicos para Crianças: Vale a Pena Utiliza-los?

Neste artigo você irá entender como funciona a suplementação para crianças, especialmente a suplementação proteica. Saiba qual a quantidade de proteínas que os pequenos necessitam por dia para crescer de forma saudável.

suplemento-proteico-para-crianca-vale-a-pena-ou-nao

bcaa growth supplements

Você já deve ter encontrado, em alguma farmácia ou supermercado, suplementos para crianças, não é mesmo?. Pois bem, hoje em dia, esta situação está cada vez mais comum de acontecer.

Os suplementos para crianças existem porque, muitas vezes, somente a alimentação não dá conta de fornecer todos os nutrientes necessários para se ter um crescimento saudável e uma boa qualidade de vida.

A proteína, principalmente de fontes animais, é um dos principais macro-nutrientes que existem e que em alguns casos, precisa ser suplementada não só por adultos, mas também por crianças.

Entenda melhor como funciona a suplementação para crianças neste artigo e saiba o que fazer caso você tenha um filho ou alguma criança que cuide e que precise melhorar os índices de proteínas na corrente sanguínea.

RECOMENDADO >>> Treinamento, dieta e suplementação para crianças e adolescentes

Bora ler?

Suplementos para crianças

Não é comum de ser ouvir falar em “crianças utilizando suplementos”, não é mesmo? Normalmente, os suplementos  são associados com a prática de atividades físicas e com a melhoria do físico e da performance.

Entretanto, a maioria das pessoa têm uma visão bastante errada deles, já que os suplementos alimentares vão muito além e podem ser utilizados com diversos públicos.

Seja qual for a sua categoria, os suplementos alimentares têm a função de suprir a falta de nutrientes na alimentação de qualquer tipo de pessoa, seja ela praticante de atividade física ou não.

Os suplementos alimentares podem ser utilizados por indivíduos os quais:

  • Sejam idosos e não consigam se alimentar bem;
  • Apresentem problemas no  trato gastrointestinal;
  • Possuam dificuldades na absorção de determinados nutrientes;
  • Possuam dificuldades no aproveitamento de determinados nutrientes;
  • Estejam acamados;
  • Estejam com alto gasto energético por conta de doenças;
  • Que sejam crianças as quais precisam de uma alimentação melhor.

Ultimamente, as criaças têm consumido cada vez mais micronutrientes em suas alimentações . Hoje, um biscoito, um iogurte ou mesmo um salgadinho não se diz conter as vitamina que sejam necessárias para promover o crescimento saudável delas.

ENTENDA >>> Crianças podem fazer dieta?

Por outro lado, existem diversas vitaminas e minerais vendidas em farmácias que são exclusivas para crianças, em formatos de balas, cápsulas, líquidos etc, a fim de melhorar ainda mais a saúde dos pequenos.

conheça mais sobre suplementos alimentares para crianças

whey protein growth supplements

Porém, tão importante quanto os micronutrientes, são os macronuteientes. Entrentanto, até algum tempo atrás, até os adultos eram condenados ao fazer uso de algum hiperprotéico, por exemplo, quem dirá uma criança.

É importante deixar claro que uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento adequado de uma criança seja nos aspectos físicos, intelectuais ou até psicológicos.

A proteína é de suma importância na produção hormonal, na constituição de células e de enzimas e também nos reparos necessários devido aos gastos diários proporcionados pelas atividades do indivíduo.

Por que crianças precisam de proteínas?

Umas das maiores necessidades do consumo adequado de proteínas por crianças é devido ao seu crescimento. Para se obter uma construção saudável dos tecidos do corpo, é necessária a presença dos aminoácidos, vindos justamente das proteínas.

É importante lembrar ainda que, as crianças crescem muito rápido e, logo, a quantidade de síntese proteica realizada pelo corpo é altíssima.

O consumo inadequado de proteínas pode causar mal desenvolvimento não só na fase infantil, mas ainda, nas fases posteriores a esta (fase adulta e velhice).

Dessa forma, as proteínas (principalmente de fontes animais) são necessárias para evitar diversos tipos de problemas, seja qual for a idade que o indivíduo tiver .

a importância das proteínas para as crianças

Cerca de 12-15% do consumo energético total da dieta de uma criança deve ser de fontes proteicas, ou seja, supondo que uma criança ingira 1000Kcal (calorias) por dia, então, ela precisa de pelo menos 120-150Kcal vindas das proteínas e o restante vindas dos carboidratos e também dos lipídios.

Quais são as melhores fontes de proteínas para crianças?

Antes de saber qual fonte de proteína é melhor para uma criança, lembre-se que proteínas de fontes animais (ovos, leite, carne e derivados) são de maior valor biológico do que proteínas vegetais.

Entretanto, se a escolha for por proteínas vegetais, é interessante estudar estratégias de como aumentar o valor biológico dela, combinando, por exemplo, leguminosas (feijão, ervilha) ou com cereais (arroz, por exemplo).

Você também pode variar o consumo proteico da crianças alternando entre fontes animais e fontes vegetais nos pequenos lanches, como a pasta de amendoim, oleaginosas em geral (nozes, castanhas) etc.

Além disso, considere que fontes animais, são mais densas em proteínas, o que pode ser mais interessante a ser utilizado com crianças que possuem maiores dificuldades para comer.

bcaa growth supplements

Porém, o recomendado é sempre dar preferência pelo consumo de proteínas de fontes animais, porque elas são ricas em aminoácidos essenciais (que o corpo não produz sozinho) e, especialmente em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs).

Entre os BCAAs está a L-Leucina, que é o principal agente estimulante da síntese protéica, além de estimular também a produção de insulina, que é também essencial no crescimento dos tecidos do corpo.

Mas, afinal, qual é a quantidade de proteínas que crianças precisam?

Existem alguns fatores que devem ser observados antes de definir a quantidade ideal de proteínas para uma crianças, tais quais a idade, peso, altura, quantidade de massa magra X quantidade de gordura, níveis de atividades físicas, metabolismo etc.

Ainda, as crianças maiores precisarão de quantidades de proteínas relativamente superiores as dadas para crianças de menores tamanhos.

whey protein growth supplements

Crianças entre 4 e 6 anos de idade precisam de algo em torno de 1500 Kcal (calorias) no caso de meninos e algo em torno de 1400 Kcal no caso de meninas.

saiba a quantidade ideal de proteínas para crianças

Já entre crianças de 16 e 18 anos,  são necessárias, em média, 3.000 Kcal para os meninos e 2.450 Kcal para meninas, fazendo as mesmas equivalências protéicas.

Pode ser ainda que, devido a uma criança ser praticante de determinado esporte, ela necessite de algum aporte maior de macronutrientes, mas, isso deve ser avaliado por um bom profissional.

Crianças entre 4 e 6 anos de idade precisam então, em média, de 20g de proteínas de alto valor biológico por dia, enquanto adolescentes, algo em torno de 42g a 55g de proteínas por dia.

Você pode pensar em boas alternativas como o queijo cottage light e outros derivados magros de leite, carnes bovinas e, claro, pescados.

Proteínas em formas de suplementos podem ser necessários para crianças e podem ser usados com segurança?

Basicamente, para crianças, um suplemento hiperproteico deve ser usado quando há baixos índices de proteínas na alimentação.

Em muitos casos, isso não ocorre, logo, não há porque usar estes suplementos, já que podem causar um aumento relativo da gordura corporal.

Entretanto, em casos específicos eles podem ser necessários sim. Se uma criança tem dificuldades em comer ou não está consumindo proteínas o suficiente, os suplementos podem ser usados sim, mas, do contrário, não há necessidade.

Entre os suplementos hiperproteicos que podem ser utilizados são o whey protein, a caseína (caso ela não tenha problemas com derivados de leite), a proteína da carne que é uma boa alternativa e, em alguns casos a albumina.

Porém, é necessário levar em consideração que é muito fácil da caseína ocasionar desconfortos gastrointestinais. Dessa forma, avaliar a resposta do corpo da criança será essencial.

E os adolescentes que praticam musculação, quanto de proteínas devem consumir?

A prática de exercícios com cargas por adolescentes e jovens, como a musculação, está cada vez mais comum e aumenta a cada dia, seja por razões estéticas ou por recomendações médicas.

Dessa forma, é necessário que adolescentes também sejam devidamente supridos com uma dieta adequada.

Se a prática da musculação, nesse caso, for por estética, deve-se então aumentar as quantidades de proteínas diariamente, como algo em torno de 12-15% das calorias diárias, o que em gramas proteicos representará em torno de 65g a 80g diariamente.

crianças que fazem musculação: saiba a quantidade ideal de proteínas para elas

A maioria dos suplementos comercializados fornecem em torno de 20-25% das quantidades proteicas totais que devem ser consumidas por dia em cada porção do produto.

Entretanto, não precisamos usar uma dose completa de proteínas por vez e, ainda, podemos optar por alternativas dietéticas, através dos alimentos sólidos os quais sempre representarão as melhores opções.

Porém, se houver realmente a necessidade de utilizar os suplementos proteicos, siga todas as orientações a risca.

Afinal, déficits de proteína poderão ser muito prejudiciais e prejudicar não somente a performance e a estética, mas ainda, a saúde a criança.

Conclusão

Podemos dizer que as proteínas em pó podem ser usadas por crianças, desde que haja necessidades nutricional para isso.

Entretanto, como a melhor opção sempre será a alimentação, convém que você busque sempre alternativas extraídas da alimentação para conseguir melhores resultados.

Além disso, é necessário deixar claro a importância que há em crianças, jovens e adolescentes sempre utilizarem proteínas de alto valor biológico.

Vale lembrar que hoje, a prática de atividades físicas é essencial por qualquer públicos, ainda, deve-se ter um cuidado expressivo na alimentação do indivíduo caso essa prática vise finalidades estéticas e/ou em performance.

Portanto, ter um auxílio profissional é sempre mais do que essencial!

Se você precisa de consultoria personalizada em dietas e treinamentos e um acompanhamento único, para você ou seus filhos, conheça já o programa Consultoria Perfeita. Clique aqui para mais informações.

Boa nutrição!

Referências:

https://www.nmcd-journal.com/article/S0939-4753(12)00130-5/abstract

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21139559

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27749711

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26224750

 

LEIA TAMBÉM:

Seta para ChamadaVEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

Seta para ChamadaOBTENHA: Treinos, Dieta e Protocolos de Suplementação Prontos para Serem Usados e Colocados em Prática: Um Guia Completo Para Hipertrofia!

Seta para ChamadaCONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

Seta para ChamadaBAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

bcaa growth supplements

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!