Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeDicas para MulheresTPC (terapia pós-ciclo) para mulheres: Isso realmente existe?

TPC (terapia pós-ciclo) para mulheres: Isso realmente existe?

Descubra como pode ser feita uma TPC para mulheres que utilizaram esteroides anabolizantes e estão sofrendo com os efeitos colaterais.

Protocolo Correto para fazer TPC Feminina


A TPC (terapia pós-ciclo) é um processo que deve ser realizado por todas as pessoas que utilizam esteroides anabolizantes. Sem a TPC, você irá correr o risco de seu eixo hormonal não voltar a produzir hormônios de forma natural e isso poderá ser prejudicial a você, para seus ganhos, resultados e, principalmente, saúde. Mas a pergunta que fica é: será que a TPC para mulheres segue os mesmos protocolos de TPC’s para homens?

bcaa growth supplements

Os uso de esteroides anabolizantes tem sido cada vez mais comum entre pessoas praticantes de musculação, seja homens ou mulheres. Seja para a melhoria da performance, para melhorias estéticas ou mesmo para ambos, estas são substâncias que hoje são usadas no mundo inteiro, mesmo com todos sabendo dos efeitos colaterais que podem ser por elas proporcionados.

Especialmente o público masculino tem um real interesse em fazer a TPC, pois sabe-se que após o uso de esteroides anabolizantes os eixos hormonais ficam descontrolados, e com isso não há produção natural de hormônios androgênicos, como a testosterona e seus derivados. Assim, o indivíduo começa a sofrer efeitos colaterais, como a ginecomastia, a queda brusca de libido, a impotência sexual ou mesmo o acúmulo excessivo de gordura corpórea e a perda de massa muscular. Ainda, ele pode ter prejuízos a níveis psicológicos e neurológicos pela ausência destes hormônios.

Porém, sabe-se que não são somente os homens que buscam hoje um corpo perfeito. As mulheres também são presentes neste aspecto e elas também utilizam de recursos para melhorar o seu shape. E entre estes recursos estão também os anabolizantes, que apesar de serem usados em menores escalas, possuem efeitos realmente significativos, pois mulheres possuem poucas quantidades de hormônios androgênicos no corpo, e quaisquer alterações para mais fazem uma real modificação, inclusive no que tange os efeitos colaterais.

Diante disto, muitas mulheres buscam fazer uma TPC para que possam reduzir os efeitos colaterais no pós-ciclo, assim como, manter seus resultados. Mas, se a TPC visa aumentar os hormônios androgênicos naturais no corpo e reduzir a aromatização na maioria dos casos masculinos, como deveria se comportar a TPC feminina? Deveriam as mulheres fazer TPC ou isso seria apenas um mito?

Se você quer descobrir um pouco mais a respeito de TPCs para mulheres, recomendo que prossiga neste texto.

Mulheres realmente precisam de TPC?

Bem, a grosso modo, podemos dizer que a TPC seja dispensável no caso das mulheres, pelo menos na maioria dos casos. Mais importante do que pensar em uma TPC, é tomar cuidado e controlar os efeitos colaterais durante o ciclo de esteroides, assim como, quando decidir parar, ir reduzindo gradativamente as doses, até que se chegue ao estágio limpo e consiga-se naturalmente equilibrar o eixo hormonal novamente.

Atleta de Fisiculturismo Feminino

Sendo assim, existem algumas referências que nos mostram que o uso de cerca de 20mg de tamoxifeno pode ser usado por mulheres a fim de melhorar o perfil lipídico, evitar o acúmulo de gordura por efeito rebote e controlar os aumentos excessivos de estrógenos, visto os processos de aromatização. Entretanto, pode ser que esta redução seja brusca demais e isso gere ainda mais prejuízos para a mulher, visto que o estrógeno é essencialmente importante em seu corpo, especialmente se ela quiser ter suas funções reprodutivas funcionando. Outra alternativa neste caso seriam doses aproximadas de 100mg de citrato de Clomifeno, porém, esta também é uma alternativa contestada pelo mesmo fato anteriormente citado.

É importante lembrar que tamoxifeno e clomifeno são sim drogas utilizadas por mulheres e seu simples uso no pós-ciclo não irá, necessariamente, aumentar os níveis de hormônios androgênicos no corpo pela redução de estrógenos. Tu vai depender da quantidade de hormônios que estão em seu corpo no momento do uso, por isso um exame é tão essencial.

Os efeitos colaterais também podem advir da redução de SHBG, aumentando os níveis de testosterona livre. O uso de 100~200mg de Epironolactona por dia pode ser indicado, entretanto, existe um ponto a ser observado: Essas drogas com efeitos antiandrogênicos irão resultar também em catabolismo muscular, fazendo com que boa parte dos resultados sejam perdidos e possibilitando um maior acúmulo de gordura corpórea. Sendo assim, novamente o mais importante seria ter muito cuidado durante o ciclo para que você sofra a menor quantidade de efeitos colaterais possíveis.

Outro fator que pode ocorrer após o ciclo de esteroides em mulheres é a redução brusca da progesterona. Em alguns casos, o uso de hCG pode ser necessário para estimular novamente a produção deste hormônio. Porém, isto costuma ser raro acontecer.

Apesar de todo este contexto, temos que entender que os efeitos colaterais após o uso de substâncias hormonais podem ser muito variáveis e nem sempre se mostram com efeitos visíveis. Por exemplo: Existem mulheres as quais podem estar com níveis androgênicos altos, mas sem representar fisicamente características de virilização, assim como, outras podem apresentar com níveis apenas um pouco elevados. Ainda vale ressaltar, mesmo os efeitos relacionados a estrógenos no pós-ciclo ou o aumento da progesterona devem ser avaliados com cuidado. Não é porque estes são hormônios predominantes no sexo feminino que convém que eles estejam elevados. Eles devem estar em níveis ADEQUADOS SEMPRE.

Para a possibilidade de ambos os casos, faz-se necessário uma boa avaliação hormonal através de exames. Os níveis de LH, FSH, de androgênicos e de estrogênicos, bem como de SHBG devem ser precisamente avaliados para se traçar qual o melhor protocolo a ser seguido. Os exames, entretanto, devem ser devidamente avaliados frente ao estado em que a mulher se encontra ao realiza-los (períodos do ciclo menstrual, caso esteja menstruando).

bcaa growth supplements

Outros efeitos colaterais e como tratá-los!

Existem outros efeitos colaterais causados pelo uso de anabolizantes por mulheres os quais vão além dos impactos nos eixos hormonais.

Eles incluem, por exemplo, os danos hepáticos (que são os mais comuns, visto que a maioria das drogas usadas pelo público feminino são 17-AAs), renais, entre outros. Nestes casos, novamente deve-se iniciar com uma prevenção durante o ciclo, mas mesmo após o ciclo, você precisa normalizar estes órgãos, pois eles são essenciais para as funções metabólicas do corpo. Logo, faz-se necessário, por exemplo, o uso de protetores hepáticos (durante e após o ciclo) como a silimarina, o Milk Thristle ou o TUDCA, associados com ácido alfa-lipóico, NAC, lectina de soja, etc. Pode-se pensar no uso de chás diuréticos para reduzir os efeitos renais.

O aumento nas taxas de lipídios sanguíneos e lipoproteínas carregadoras de colesterol (colesterol total, TAG, LDL, VLDL, HDL etc) também podem encontrar-se alterados. Porém, na maioria dos casos, apenas protocolos dietéticos adequados já dão conta de regularizar estes quadros. Apenas em casos de abusos, ou usos extremamente frequentes, a dieta pode não ser o suficiente. O uso de protetores cardiovasculares durante e após o ciclo de esteroides também pode ser interessante. Entre eles podemos citar: o licopeno, o resveratrol, a coenzima Q10, entre outros.

A dieta ainda é importante na medida em que irá controlar o possível aumento de gordura corpórea decorrente do desregulamento hormonal. Assim, é necessário equilibrar adequadamente as necessidades nutricionais, lembrando que seu corpo não estará com o metabolismo energético tão ativo quanto com o uso de esteroides. Assim, talvez possa ser interessante uma moderação no consumo de carboidratos, um elevado consumo proteico e um moderado consumo de lipídios, especialmente os que são fontes de ácidos graxos essenciais.

Desvios de humor também podem ocorrer devido as alterações hormonais, sendo que alguns nutrientes podem ser importantíssimos para ajudar nisto. Entre eles: o 5HTP, a Tirosina e outros precursores de dopamina.

Por fim, os danos oxidativos no corpo também podem ser elevados, não somente no pós-ciclo, mas  durante o ciclo também. Estes danos podem ser reduzidos significativamente com o uso de vitaminas, minerais e outras substâncias antioxidantes como: os carotenoides, o licopeno, a Vitamina C, a Vitamina E, a Vitamina A, o ômega-3, o ômega-9, o Selênio, entre outros.

Como devo saber qual é o melhor protocolo de TPC para mim?

Em primeiro lugar, as mulheres devem considerar a possibilidade de NÃO realizar TPCs medicamentosas, focando apenas em substâncias naturais (antioxidantes, ácidos graxos essenciais, infusões etc). Sendo assim, seu corpo irá se restabelecer e você estará o intoxicando muito menos. Lembre-se que com a dieta você já conseguirá 70% da TPC. Se ela estiver bem estruturada e fornecendo os nutrientes essenciais para o seu corpo, com certeza já temos mais do que meio caminho andado.

Remédios para TPC Feminina

Porém, em alguns casos pode ser sim necessário o uso de medicamentos, mas para saber se realmente será ou não necessário, a realização de exames torna-se indispensável. Junto a isto, é necessário que você esteja sendo bem acompanhada por profissionais os quais possam entender estes exames e lidar com a situação, podendo assim prescrever as melhores formas para que você use as substâncias necessárias para se restabelecer.

Os protocolos de TPC variarão de acordo com o que seu corpo apresentar, não existe uma regra. Sendo assim, todas as alternativas aqui mencionadas poderão ser válidas para você, ou não, vai depender de seus exames para saber como esta o seu corpo “por dentro” após a finalização do ciclo de anabolizantes.

De uma forma geral, a melhor maneira mesmo de se prevenir de efeitos colaterais severos no período pós-ciclo é fazendo uma redução gradual dos hormônios externos (anabolizantes), e suspendê-los, mantendo seu corpo limpo pelo menos pelo dobro de tempo do ciclo. Por exemplo, se você ciclou por seis semanas, deve ficar pelo menos 12 semanas sem usar esteroides novamente.

Como usar Anabolizantes e Fazer uma TPC de forma Eficaz!

Como eu disse, a melhor forma de se prevenir contra os efeitos colaterais, no caso das mulheres, é durante o ciclo e não após o ciclo. A prevenção deve ser feita com as dosagens corretas dos anabolizantes, pois o maior erro e risco de efeitos colaterais é com o uso de dosagens incorretas dos anabolizantes. Além disso, ela pode ser feita com proteções durante o uso e com o uso de suplementos e alimentos.

Programa Fórmula dos Gigantes

Porém nem todos os médicos endocrinologistas estão dispostos a acompanhar um protocolo de uso de anabolizantes. A maioria não irá querer te acompanhar, te ajudar e te auxiliar, o que faz com que muitas pessoas acabam tendo de usar os anabolizantes por conta própria e prejudicando sua saúde.

Por isso, criei o Programa Fórmula dos Gigantes, onde explico o passo a passo sobre o uso de esteroides anabolizantes para ganho de músculos e dou todo o suporte aos meus alunos, para que eles possam usar de maneira consciente, segura e eficaz!

E dentro do Programa, dediquei uma parte só as mulheres, que é o Fórmula das Deusas, onde vocês, mulheres, irão aprender tudo sobre este mundo, voltado ao organismo feminino.

Portanto pare agora mesmo de tentar fazer as coisas sozinha, CLIQUE AQUI e venha ser minha aluna, com todo o suporte e ajuda que eu posso te proporcionar.

Conclusão:

O protocolo de terapia pós-ciclo pode parecer algo simples e generalizado, como muitos quadros masculinos apresentam. Entretanto, é fundamental que cada caso seja avaliado individualmente e, mais do que isso, é fundamental que seja feito o menor uso possível de medicamentos, mesmo na TPC feminina.

Sendo algo não estritamente necessário, a TPC para mulheres pode ser, ou não, necessária a depender do quadro em que a mulher se encontra. Para isso, a realização de exames é necessária para que se possa ter um parecer de suas REAIS condições, e somente então ser possível algum tipo de intervenção.

Lembre-se sempre que sua saúde deve ser sua principal prioridade!

Bons treinos!

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

OBTENHA: Treinos, Dieta e Protocolos de Suplementação Prontos para Serem Usados e Colocados em Prática: Um Guia Completo Para Hipertrofia!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

bcaa growth supplements

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

2 Comentários


  • Psy disse:

    Não é querendo banaliza, mas já que vc quer posta protocolo de aes e tpcs devia responder os “leigos” pra minimiza a merda que vão fazer. Com certeza sem nenhum orientação ou conhecimento, vi o site algumas vezes e reparei que vc posta alguns protocolo e informações de aes, mas acaba não responde as dúvidas dos leigos.

    ——

    O que postamos é a título informacional, não podemos nos responsabilizar pelo o que as pessoas farão com as informações e por isso não posso auxiliar a uma pessoa a utilizar algo que é proibido e, ainda mais, pela internet. Não fazemos nenhum tipo de incentivo a uso de nada, é tudo informacional, afinal todos tem direto a informações relevantes.

  • anônimo disse:

    Oi, a minha dúvida é quais seria os medicamentos que você me indicaria para o pós-ciclo?

    —-

    Não passamos tais recomendações no site. Para tanto, consulte o médico.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    1. Psy disse:

      Não é querendo banaliza, mas já que vc quer posta protocolo de aes e tpcs devia responder os “leigos” pra minimiza a merda que vão fazer. Com certeza sem nenhum orientação ou conhecimento, vi o site algumas vezes e reparei que vc posta alguns protocolo e informações de aes, mas acaba não responde as dúvidas dos leigos.

      ——

      O que postamos é a título informacional, não podemos nos responsabilizar pelo o que as pessoas farão com as informações e por isso não posso auxiliar a uma pessoa a utilizar algo que é proibido e, ainda mais, pela internet. Não fazemos nenhum tipo de incentivo a uso de nada, é tudo informacional, afinal todos tem direto a informações relevantes.

    2. anônimo disse:

      Oi, a minha dúvida é quais seria os medicamentos que você me indicaria para o pós-ciclo?

      —-

      Não passamos tais recomendações no site. Para tanto, consulte o médico.

      M.Sendon
      @marcelosendon
      http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

    Deixe o seu comentário!