Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeTreinosDicas de treino para peitoTrês erros cometidos no supino e como corrigi-los

Três erros cometidos no supino e como corrigi-los

Conheça alguns erros em um dos exercícios mais executados em todas as academias do mundo, o supino reto com barra!

treinando supino errado

whey protein growth supplements
Seta para Chamada Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos Alimentares! Pesquise, Compare e Compre na loja mais Barata!

O supino é o exercício mais básico conhecido nas academias. Não é incomum que muitas vezes sinônimo de força seja: “Quanto você pega no supino?”.

treinando supino errado

Porém, apesar de ser um exercício taxado, o supino é um dos principais causadores de lesões em atletas com níveis intermediários. Isso porque geralmente são indivíduos que conseguem levantar uma quantidade razoável de peso, mas ainda não possuem maturidade no sistema muscular e tampouco “pulos de gato” para prevenir-se de lesões.

Por isso, vamos comentar hoje 3 dos erros mais comuns na realização do supino reto com barra.

1 – Carga demais e amplitude de menos

Pareceria óbvio que o primeiro erro seria esse. Como já dito, o supino reto é muitas vezes tudo como sinônimo de força, o que faz com que grande parte das pessoas que assim o executam, se preocupem mais com o quanto levantar do que com o “como levantar”. E é justamente aí que mora um dos principais perigos de lesões.

Além disso, o trabalho do supino deve ser realizado próximo ao peito, encostando no peito, sem a extensão total dos cotovelos na subida. Isso maximiza o trabalho do peitoral e diminui a sobrecarga nos cotovelos e muitas vezes no próprio tríceps.

whey protein growth supplements nova versao

O que acontece é que muitas vezes as pessoas fazem justamente o contrário, com medo de algum tipo de lesão ou até mesmo por não agüentar a carga que está levantando.

2 – O tombo do supino

Grandes fisiculturistas tem em primeiro lugar controle sobre o peso que estão levantando. E é justamente por isso que estão em altíssimos níveis.

Porém, é mais do que freqüente vermos pessoas literalmente tombando a barra do supino na região média do peitoral e subindo com uma explosão grotesca. Esse erro faz com que os deltóides recebam um impacto desnecessário e os cotovelos sofram uma enorme pressão em seu trabalho.
Por isso, controle o peso (mesmo que tenha que diminuí-lo), principalmente na descida. Você necessita trabalhar o peitoral com esse exercício e não o seu ego.

3 – Pés voadores

Isso mesmo! Que história é essa de ter pés voadores na execução do supino? Ou ainda tê-los em cima do banco? Isso é coisa de menino!

Firme seus pés no CHÃO. A sola toda dos pés. Isso confere estabilidade suficiente para não exercer mais ou menos força de um dos lados ou acabar tombando literalmente para algum lado (acredite se quiser isso é muito comum). Além disso, em caso de emergência é muito mais seguro estar com os pés no chão para manter a máxima estabilidade possível da barra.

Conclusão:

O supino é muitas vezes indispensável e também um ótimo exercício presente nas academias. Mas alguns cuidados são necessários durante a sua realização. Assim, atente sempre a eles.

Bons treinos!

bcaa growth supplements
Seta para Chamada Quer Comprar Suplementos Baratos? Então Compare os Preços nas Maiores e Melhores Lojas de Suplementos com apenas 1 Clique!

Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

SUPX: O Comparador de Preços Exclusivo de Suplementos! Os Melhores Suplementos pelo Menor Preço! Compare e Economize!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

whey protein growth supplements nova versao

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

7 Comentários


  1. Juarez disse:

    Bom dia?
    Não sou um especialista na musculação, mais sou um quase formado na área e ainda gosto da prática e pratico sempre quando tenho tempo. Mais o que me deixa puto é ver algum puxador de peso de academia amador que ao mesmo tempo se acha o homem mais perfeito ou forte do planeta e com certeza o professor formado da equipe que nunca pisou em faculdade, realizar exercícios totalmente errados e ainda ter a moral de ensinar aos comandados erro explorado.
    Bom, queria de vocês que me analisar-se um dos exercícios que esta fera realiza e estando ali, vendo e na hora não quero me envolver. Veja bem; na realização do supino reto com carga pesada, o indivíduo ao realizar o exercício, ele levanta toda parte da coluna ao subir a BARRA ficando apenas com as escapulas no banco e ainda com os pés na parte superior do banco.
    PERGUNTO?
    Como analisar o exercício desse cidadão?

    ——–

    Tente conversar com o aluno, se ele nçao ligar, converse com o dono da academia a explique ao mesmo o ocorrido. Infelizmente você não tem como obrigá-lo a executar corretamente, se ele não estiver disposto a abrir a cabeça para aprender. No futuro, ele quem irá sofrer com a lesão.

  2. Renan disse:

    Podem falar o que quiser mais com o pé no chão vai concentrar todo o peso para a coluna, uma vez com o pé no chão sua coluna fica em um angulo extremamente desconfortável causando lesões graves, com os pes em cima da prancha vai diminuir um pouco esse risco, pois a coluna só ficara encaixada mesmo APENAS com os joelhos elevados, como se faz no abdominal… Abraço

  3. Edson Niman disse:

    Bom, eu fui em 3 ortopedistas(todos diferentes) por causa de uma dor em um músculo das costas, que fica ao lado da coluna vertebral, somente do lado superior esquerdo que sinto dores.. os 3 ortopedistas me disseram que essa dor foi causada pelo supino e isso já faz quase 3 meses. Tomei vários medicamentos, e até uma vacina pra dor em uma famácia, tudo recomendado por médicos. Dessa última vez em que fui ao ortopedista, ele me passou 3 tipos de remédios p/ tomar diariamente.. pra vc ter idéia eu cheguei a ficar tomando DorFlex de 6 em 6 horas! Apesar de tudo eu ainda continuo com as mesmas dores do ínicio. Nesse tempo todo desde que eu começei a sentir dores não fui mais a academia pra fazer exercícios, estou seguindo oque o médico me recomendou, repouso e alongamento! Enfim, continuo na mesma. Detalhe: eu praticamente me droguei de tanto remédio pra nenhum resultado. Eu gostaria de ter a ua opinião sobre este meu caso! Abraço.

    —————–

    Não tem como opinar por dois motivos. Primero não sou médico da área, então não entendo tudo o que pode ter acontecido. Segundo por que não sei qual é a lesão, não tenho seus exames, raio-x e etc. Impossível eu dar alguma opinião!

  4. Bruno Brandão disse:

    Trabalho peitoral 3x por semana, estou afim de alternar o supino pelo haltere 1x/semana.
    Ou seria melhor fazer 1 semana haltere outra supino?

    ——–

    Primeiramente, acho que treinar 3x o mesmo músculo na semana é um belo exagero e o risco de overtrainning é alto. Em segundo, mais vale alterar o método do exercício a cada duas semanas, pelo menos. O bom é sempre testar e ver o que melhor seu organismo irá responder.

  5. diego disse:

    Tive uma lesao dø frauda 3 no peitoral esquerdo sera que posso um dia volta pegar pesado no supino

    ———-

    Procure um médico, faça exames e veja os resultados. Só ele poderá lhe responder.

  6. Ótimo artigo!

    Qualidade de execução é de extrema importância na realização de quaisquer exercícios para que se possa preservar o sistema músculo esquelético e evitar lesões.

    Infelizmente muitos não pensam assim e deixam com que o ego fale mais alto do que a sensatez.

    De fato é muito mais comum vermos pessoas realizando o supino não descendo até o peito e extendendo completamente o cotovelo na subida, aumentando drasticamente o grau lesivo deste exercício.

    Um grande abraço e parabéns mais uma vez pelo conteúdo, que sirva de lição para todos!

  7. Gustavo Costa disse:

    Meu pior exercicios…agachamento, levantamento stiff e remada curvada eu sou ruim, mas no supino eu sou pessimo ! >_<

Deixe o seu comentário!