Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeSuplementosProteínasTrês piores maneiras de consumir whey protein

Três piores maneiras de consumir whey protein

Conheça três maneiras das quais você não deve consumir o seu Whey Protein!

whey-errado


O whey protein é um dos suplementos não só mais utilizados no mundo inteiro mas também um dos suplementos com maior eficácia em termos de aproveitamento e ação. Servido para diversos objetivos, sejam eles voltados ao ganho de massa muscular, a perda de gordura corpórea, a manutenção do peso ou simplesmente um melhor aporte proteico, o whey protein hoje é implantado com altíssimas tecnologias pelas mais diversas empresas de suplementos nacionais e internacionais.

whey-errado

 

VEJA TAMBÉM:

APRENDA: Como Economizar no Nutricionista e no Personal Trainer e ainda obter Resultados FANTÁSTICOS!

DESCUBRA: 04 Erros Que te Impedem de Alcançar a Hipertrofia Muscular e Saiba como Eliminá-los!

DESCUBRA: Como ter o Corpo dos seus Sonhos e Atrair Olhares por onde Passar em até 12 Semanas!

CONHEÇA: Os 10 Passos Necessários para Ter uma Dieta e um Treino com Foco em Suas Necessidades e Individualidades!

O que antes, simplesmente não passava da retirada do soro do leite, hoje se tornou um produto de ponta, com proteínas cada vez mais melhoradas para o melhor aproveitamento pelo corpo, envolvendo desde as mais simples até as mais complexas filtragens e hidrólises. Isso, sem contar com a adição de diversos compostos benéficos tais quais vitaminas, sais minerais, enzimas digestivas, entre muitos outros.

Entretanto, não é nada incomum vermos pessoas que não consomem sua proteína de maneira adequada e, muitas vezes devido a falta de orientação por bons profissionais de nutrição. O resultado disso é que estaremos jogando dinheiro na lata do lixo, lembrando que o whey protein hoje não é um dos produtos mais baratos. Portanto, se você valoriza seu dinheiro, mas acima disso quer ter bons resultados, não deixe de conferir as três piores maneiras de consumir whey protein e evite-as.

Antes, devo lembrar que essas especificações englobam o uso do whey protein visando a qualidade de atletas ou esportistas praticantes de musculação e não simplesmente pessoas que utilizam a proteína em outras finalidades (como, por exemplo, em casos de cirurgia bariátrica, desnutrição etc).

1- Consumir Whey Protein com comida

Se o objetivo do whey protein é ser rapidamente absorvido após sofrer pouca ou nenhuma digestão, é incoerente consumirmos tal proteína com alimentos sólidos, principalmente se estivermos falando de alimentos sólidos proteicos de origem vegetal. Isso não só causará um retardo na absorção do whey (quebrando por completo sua finalidade neste caso), mas também poderá inibir parte da absorção do mesmo, visto que proteínas de origem vegetal normalmente devem ser consideradas com seu aminoácido limitante. Alimentos sólidos ainda conferirão uma absorção lentificada ao whey protein em contrapartida com um pico de aminoácidos grande na corrente sanguínea que, por conseguinte também cairá rapidamente, deixando muitas vezes o corpo carente por nutrientes. Portanto, comida sólida, com comida sólida e, deixe o whey para momentos mais oportunos como o pós-treino.

2- Consumir whey protein com frutas

Sim, apesar das frutas também serem englobadas na “comida” como citado acima, elas merecem uma atenção um tanto quanto especial. Essa atenção se deve em primeiro lugar as recomendações pífias de muitos lamentáveis profissionais que recomendam a utilização dessa maneira.

A grosso modo, se imaginarmos que o whey protein deve ser consumido com carboidratos de fácil digestão, poderíamos cogitar a hipótese de que as frutas seriam uma boa opção, principalmente as com maior teor de açúcar, não é mesmo? Pois bem, mas, se lembrarmos, a frutose (grande parte do carboidrato presente nas frutas) possui um impacto glicêmico relativamente bem menor do que a glicose. Além disso, ela está associada com alguns distúrbios gástricos, demora mais para ser metabolizada e, pasme, inclusive está associada com a resistência à insulina, ou seja, totalmente o contrário do que um praticante de musculação busca.

Frutas ainda normalmente possuem um teor considerável de fibras, fazendo com que o retardo do esvaziamento gástrico seja ainda maior… O resultado é que novamente perdemos o benefício da rápida digestibilidade e, consequentemente absorção do whey protein.

3- Utilizar whey protein em todas as refeições

Quando falamos de proteínas, diversas são as fontes e, consequentemente diversas são as configurações protéicas de cada uma delas. Com isso, obtemos diferentes respostas frente a digestibilidade, absorção, valor biológico, aminograma, tempo que os aminoácidos ficam circulantes no sangue, interações proteicas entre muitas outras.

Especificamente falando do whey protein, temos uma proteína pré-digerida ou em muitos casos totalmente hidrolisada, proporcionando assim uma absorção rápida, visto que os processos digestivos são antecipados. Além disso, naturalmente as proteínas do leite possuem uma ótima digestibilidade pelo corpo, o que já faz o whey protein possuir um ótimo aproveitamento no corpo, além, claro, do seu altíssimo valor biológico e suas altas dosagens de L-Leucina, extremamente importante na síntese muscular e no estímulo da mesma.

Entretanto, da mesma forma que os aminoácidos decorrentes do whey protein entram na corrente sanguínea, eles também causam uma alta hiperaminoacidemia. Por conseguinte, como quase tudo que promove uma rápida resposta no corpo, essa hiperaminoacidemia tende a cair mais depressa, quando comparado com outras fontes proteicas de lenta digestão como a caseína, a albumina do ovo ou até mesmo algum tipo de carne, seja bovina, de aves ou peixes.

whey-refeicao

Desta forma, se utilizarmos whey protein durante o dia no lugar de proteínas sólidas ou até mesmo líquidas, mas com configuração que as permita ser digeridas por mais tempo, teremos um balanço nitrogenado nada interessante (isso, sem contar o dinheiro jogado no lixo). Ter um balanço nitrogenado positivo é essencial durante o processo de ganho de massa muscular ou até mesmo para a manutenção da mesma.

Falando ainda do whey protein, ele possui um estímulo significativo na insulina, devido aos teores de L-Leucina e por seu aminograma como um todo. Isso, possivelmente pode fazer com que haja algum acúmulo de gordura, apesar de não haver nada que possa comprovar isso. Portanto, caso queira utilizar whey protein entre as refeições, você até pode fazê-lo, desde que, neste caso, combine-o com outras fontes proteicas como a caseína e a albumina e, se possível, adicione outros alimentos que retardem um pouco a digestão como alimentos fibrosos ou fontes de lipídios (com exceção de lipídios de cadeia média e curta que NÃO retardam o esvaziamento gástrico).

Cansado de treinar, se alimentar e suplementar mas nunca ver os resultados?

Se você está cansado de se “alimentar corretamente”, de suplementar o que as pessoas te falam e dos treinos que seus professores de academia lhe passam, fique tranquilo, eu tenho a solução para você! A solução que tem ajudado a diversas pessoas a chegarem em seus resultados, de forma natural, apenas utilizando treinos corretos, alimentação correta e suplementação eficaz. CLIQUE AQUI e descubra o que estou falando.

Chega de frango com batata doce todo dia… Chega de whey protein a toda hora… Está na hora de você aprender o que realmente é eficaz para a Hipertrofia Perfeita e colocar em prática só o que funciona, sem perder tempo com esse monte de baboseira que as pessoas tem dito por ai. Faz sentido para você? Está interessado? Então CLIQUE AQUI e conheça o Programa que irá mudar os seus ganhos musculares!

[VÍDEO] CONHEÇA 3 PIORES MANEIRAS DE CONSUMIR WHEY PROTEIN

Calma aí que tem mais um pouco de informação para você! No vídeo a seguir, gravado para o nosso canal no YouTube, o nosso querido Marcelo Sendon irá te mostrar mais algumas maneiras de como NÃO consumir o seu whey protein. Sugiro que assista até o final para turbinar a sua síntese proteica.

Conclusão

O Whey Protein é uma ótima fonte de proteína, desde que bem utilizado, da maneira correta e nos momentos corretos. Lembre-se que o whey protein é um complemento nutricional e não substitui uma alimentação equilibrada.

Bons treinos!

LEIA TAMBÉM:

VEJA: Como Utilizar Anabolizantes de Forma Correta e Segura e Aumentar Sua Massa Muscular em Poucas Semanas

OBTENHA: Treinos, Dieta e Protocolos de Suplementação Prontos para Serem Usados e Colocados em Prática: Um Guia Completo Para Hipertrofia!

CONHEÇA: O Pré-Treino Que Vai Mudar Sua Forma de Treinar: +ENERGIA, +FORÇA, +RESISTÊNCIA, +FOCO e +MÚSCULOS!

BAIXE DE GRAÇA: Livro Digital com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

whey protein growth supplements nova versao

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

177 Comentários


  1. daniel de souza vieira disse:

    meu irmao boa tarde mim chamo daniel queria q vc mim desse uma dica ….eu acordo de 5,30 a minha primeira refeição de 8.30 tomo o whey de 9 hrs eu vou treinar de 12 hrs o almoço e de 3 hrs eu tomo de novo a whey vc pode mim informar se esto fazendo correto se nao esto pode mim corrigir na maneira correta …Obrigado boa tarde

    • Aparentemente esta fazendo errado. Pense que o Whey não é uma refeição e sim um complemento. Portanto você precisa melhorar isso, antes do treino (pois você praticamente treina em jejum, com mais de 03h depois de acordar e só com o whey) e como refeição no meio da tarde. O Whey tem rápida digestão, portanto ele irá dar um “pico” de proteínas no seu organismo e logo esse pico irá cair e se você não tiver outras proteínas, o seu corpo irá precisar de outras fontes.

      Como você parece ser iniciante, use o Whey após o treino e só. De resto vá com alimentação, assim que acordar e na refeição as 15h também. Frango, Carne, Peixes, Ovos e etc.

  2. Diego disse:

    Olá treino a noite após o treino tomo whey com banana e água tudo batido no liquidificador tem problema?

    • Betão Marcatto disse:

      De acordo com o texto, sim : “A grosso modo, se imaginarmos que o whey protein deve ser consumido com carboidratos de fácil digestão, poderíamos cogitar a hipótese de que as frutas seriam uma boa opção, principalmente as com maior teor de açúcar, não é mesmo? Pois bem, mas, se lembrarmos, a frutose (grande parte do carboidrato presente nas frutas) possui um impacto glicêmico relativamente bem menor do que a glicose. Além disso, ela está associada com alguns distúrbios gástricos, demora mais para ser metabolizada e, pasme, inclusive está associada com a resistência à insulina, ou seja, totalmente o contrário do que um praticante de musculação busca.

      Frutas ainda normalmente possuem um teor considerável de fibras, fazendo com que o retardo do esvaziamento gástrico seja ainda maior… O resultado é que novamente perdemos o benefício da rápida digestibilidade e, consequentemente absorção do whey protein.”

  3. Iberê Argôlo disse:

    Bom dia, como acordo 6:30, tomo Proteina isolada em jejum e vou treinar 20 min a 30 min depois. Apos o treino volto a tomar proteina isolada, sendo que 1 hora depois faço o meu café da manhã com futas, tapioca, e etc. Está correto em jejum tomar ante e pós treino? Abraço.

    • Betão Marcatto disse:

      Se vc for intolerante à lactose, deve usar, sim, proteína isolada. Senão, não vejo vantagem alguma: é mais cara e não trás benefício adicional nenhum.

  4. Vane disse:

    Hola,seguia uma dieta com 9 ovos por dia,mas agora comprei cretina e uma proteína para tomar posso seguir comendo os 9 ovos por dia?para ganhar massa.

    • Betão Marcatto disse:

      Vanessa, não tenho parâmetros pra te responder se 9 ovos por dia é o ideal pra você. A confecção da dieta leva em conta sua idade, peso, altura, atividade, entre outras variáveis.
      Além disso, há diversas estratégias nutricionais que podem ser usadas pra ganhar massa muscular. Esse é um trabalho que deve ser feito de forma personalizada.

      Você gostaria de dietas e treinos personalizados? Se esse for o seu caso, você pode acessar o site do CONSULTORIA PERFEITA: http://www.consultoriaperfeita.com.br
      Nele você escolhe o melhor plano para você e aí passaremos por alguns processos, para que sua dieta e treino sejam montados de acordo com sua realidade, de forma individualizada.

  5. Carlise disse:

    Faço uso de Whey, leite e banana no pós treino. É uma boa escolha? Viso a perda de peso.

    • Betão Marcatto disse:

      Não há parâmetros suficientes pra dizer se é ou não uma boa escolha. Pra perder peso, o ideal é estar em défict calórico e não saber apenas seu pós-treino

  6. Olá sou iniciante na hipertrofia treino no meio da manhã 10:00 posso tomar whey logo após o treino e as 12:00 almocar grato pela sua resposta

    • Betão Marcatto disse:

      As 3 piores maneiras de se tomar whey estão no texto. Verifique se suas opções não se enquadram nesse item. Se não, ok.

  7. André disse:

    Como eu treino na hora do almoço, e por conta do encaixe de horários sempre almoço imediatamente após o treino, sendo assim tenho tomado o whey logo antes de iniciar o treino, “pode isso Arnaldo”?! Comecei a tomar essa semana logo não consegui perceber nenhum resultado ainda.

    • Betão Marcatto disse:

      Tome o whey na academia, logo após o treino. Depois vá pra casa, tome um banho e faça a refeição sólida.

  8. Yuri disse:

    1 – Posso misturar Whey + Malto com Aveia em flocos ?
    2 – E também Whey+ Malto+Aveia+ Ginkgo biloba+Levedo de cerveja+ ginseng ? Todos esses são em pó.

    • Betão Marcatto disse:

      As 3 piores maneiras de se utilizar whey estão no texto. Veja se algum suplemento/alimento que você citou é uma das piores formas.

  9. Luiz disse:

    Boa tarde,
    Ultimamente tenho visto algumas pessoas comentarem sobre o novo iogurte da marca Verde Campo Natural Whey com 14g de proteínas.
    Este produto teria alguma diferença em pessoas que treinam ou não? Seria só uma jogada de marketing para agregar maior valor ou se trata de um produto que realmente pode trazer algum resultado?
    O consumo de whey misturado ao iogurte é indicado?
    Desde já agradeço!

    • Betão Marcatto disse:

      Qualquer tipo de proteína é bem vinda ao organismo, independe da fonte. O corpo usa proteína de uma maneira específica. O papel da proteína pra quem treina ou não, não muda. As pessoas que treinam tem mais necessidade do nutriente, apenas isso.

  10. Viviane disse:

    Olá,
    Estou em dieta para redução de peso e para ganho de massa muscular.
    Estou intercalando treinos de musculação, onde faço a série completa, com aeróbico.
    No dia da musculação estou tomando whey puro com água após o treino, com BCAA. Depois, janto normalmente com proteínas sólidas, carbo complexo e óleo de coco.
    No dia do aeróbico, estou usando o whey como aporte de proteínas na minha dieta, fazendo um shake no pré treino aeróbico com whey, frutas, água e óleo de coco, pois assim me parece que eu evitaria o catabolismo durante o aeróbico… está correto isso? Após o aeróbico eu me hidrato, tomo BCAA, e depois janto normalmente.
    Obrigada!

    • Betão Marcatto disse:

      Viviane, você precisa rever seus conceitos. Não consegue “estar em dieta para redução de peso e para ganho de massa muscular” … percebe a incoerência?
      Reduzir e ganhar na mesma sentença não faz sentido. Ou vc ganha ou perde peso.

  11. Sergio disse:

    Oi, tenho uma duvida e acho que tu seria bom para me ajudar nela. Eu costumo comer o pequeno almoço quando acordo 6:40 8:40 (sandwich ou cereais) mas quando chega 10h ou 11h me da uma fome, normalmente as pessoas comem sei la “barras de cereais , umas bolachas um yogurte etc etc) eu que tou com planos de perder peso . sera que eu deveria tomar whey nessas horas e só almoçar depois as 12:30 13h?

    ——

    O whey não é um substituto de refeição, além de que sua absorção é rápida e logo você ficará carente de nutrientes. Se estiver precisando de proteína nesse intervalo, vá de albumina ou algum blend.

  12. Juliana disse:

    Sinto uma fome devastadora as 18:00h, é legal tomar o whey no café da tarde? Pois meu café é as 16:00 e janto lá pelas 19:30…

    —–

    Whey não vai suprir a sua fome… Tem que avaliar a dieta, mas se você tem muita fome nesse horário, o ideal é na refeição anterior tentar colocar alimentos de mais lenta digestão, assim vai ajudar a controlar a fome.. Alimentos integrais, fibrosos e etc.

  13. Pons disse:

    Olá, tenho uma dúvida. Vou para a academia às 16h30, janto em seguida às 17h45 e vou para a aula às 19h, chegando em casa às 23h30. Durante o dia, consigo ter uma boa alimentação, porém no horário de aula não encontro boas opções. Não uso suplementos mas seria válido consumir whey protein nesse horário, mais especificamente no intervalo das aulas? Ou seria dinheiro e proteína jogados fora?

    ——

    Talvez o whey não seja a melhor opção, mas um substituto de refeição, algo do gênero pode ser muito válido sim. Ficar de 19h às 23:30 sem se alimentar, pode te prejudicar. Se não gosta de suplementos, monte uma marmitinha e leve para a faculdade.

  14. Magdiel disse:

    Um medico me indicou tomar o Whey com leite, aveia e banana no pós-treino. existe alguma contradição?

    —–

    Tudo depende da aplicação, dos objetivos e da dieta como um todo. Mas achei estranho a indicação de aveia no pós-treino. Qual a intenção do uso? Pois se for para aproveitar a rápida absorção do whey, a aveia e a banana podem atrapalhar.

  15. Pedro Vinícius disse:

    Meu nutricionista prescreveu pra mim um plano alimentar que inclui o Whey às 10:00 e às 15:00.
    Fico me perguntando se não seria melhor consumir o Whey no pós-treino… afinal, segundo a grande maioria das fontes que já consultei, é o momento em que o organismo mais precisa de proteínas.

    O que acha disso?

    ——-

    Você confia no nutricionista? Se sim, siga o protocolo… Se não, mude. O whey após o treino não é ruim mesmo não, mas ele também pode ser bem aproveitado em outros momentos.

  16. Joana disse:

    Tenho uma duvida, eu posso tomar um WP Isolado logo após o treino e +/- 1 hora após fazer a ingestão de um feito de frango ou atum?

    —–

    Sim!

  17. Aline Castro disse:

    Gostaria de saber se posso tomar WP com água após as corridas, eu corro 8k 4 vezes na semana.

    ——

    Se tiver necessidade, pode.

  18. Silva Jr disse:

    O WP tem que ser batido no Liquidificador, ou pode simplesmente levar ele no frasco na academia só o pó, e depois do treino misturar com água agitar e beber?

    Não há necessidade de liquidificador. Pode fazer isso que você citou, sem problemas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  19. deyse tatiane dos santos disse:

    Olá, boa tarde
    Li um artigo no site que o whey também pode ser utilizado de pré treino, inclusive com frutas.
    Acordo as 5:30, tomo Whey com Banana e água, vou para academia às 6h, volto às 7:30h e tomo o café da manhã, geralmente ovo e pão integral.
    Está correto?

    Não está errado por completo, mas o pré-treino parece fraco. De qualquer forma, tudo dependerá das suas necessidades nutricionais individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial

  20. Eu tenho uma dúvida, comecei tomar o Why Protein GoldNutricion e tenho alguma dificuldade ao preparar o batido. No fraco diz para meter 1medida (26g) em 150 ml de água mas parece que a mistura fica fraca. O meu objetivo é ganhar massa muscular e gostaria de saber qual é quantidade certa para mim? Lembrando que a colher que veio com o produto são 70ml.

    ——

    Impossível saber a quantidade certa pra você, afinal não te conhecemos, assim como não conhecemos suas necessidades, individualidades, dia a dia, treino, etc etc etc…

  21. Fernando disse:

    Gostaria de fazer uma pergunta em relação ao WP no pós-treino, objetivo hipertrofia. Eu teria resultado apenas com o whey sozinho no shake? Eu conheço dextrose, malto, entre outros. Mas a minha pergunta é se eu apenas tomar o whey seria desperdício?

    —–

    Claro que não! Se você tiver a necessidade de proteína de rápida absorção naquele momento, só o whey resolverá a sua necessidade. Claro que se usar ele com outros suplementos, pode ser mais benéfico e otimizados, mas ele sozinho não é nenhum desperdício.

  22. Gabi disse:

    Posso tomar whey como lanche da tarde?

    Depende das necessidades nutricionais individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  23. Nay Freitas disse:

    Estou fazendo dieta para redução de peso, a nutróloga passou o WP para o lanche da manhã e para o lanche da tarde, sendo que treino na hora do almoço. Gostaria de saber se essa forma de uso está ok?

    Se ela passou, confie em sua profissional, pois, tudo dependerá do que ela avaliou.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  24. Samantha disse:

    Gostaria de tirar uma dúvida. Estou treinando no período da tarde. Logo após o treino eu já tomo o WP com água. Minha dúvida é, depois de quanto tempo de tomar o WP eu posso fazer uma refeição? E meu treino fosse de noite? Eu teria que fazer a refeição antes de ir pro treino, pois na volta eu tonaria somente o WP e não poderia comer junto correto? Obrigada fico no aguardo!

    —–

    Média de 30~60 minutos após a ingestão do WP. Mesmo sendo a noite, precisa ingerir alimentação e proteínas sólidas após o WP, pois seu pico não dura por tanto tempo.

  25. Vaniele disse:

    Posso tomar o WP e em seguida tomar café da manhã?

    Qual a lógica? Pode fazer o uso deles ao mesmo tempo, não é mais fácil?

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  26. Lucas disse:

    Olá, tenho uma dúvida em relação ao consumo de WP. O artigo diz que tomar o WP assim que acorda e depois de um treino de musculação é a melhor opção . Minha dúvida é, posso tomar o WP como “lanche” da tarde ? Costumo treinar de manha e trabalho a tarde , fica um pouo dificil preparar os lanchinhos e afins … colocar o whey e misturar com água é um pouco mais pratico rs

    Não é uma boa opção, porque o whey apensar de ter uma rápida digestão, ele tem duração de pouco tempo, ou seja, teria de ser usado outra alimentação após o uso dele.

  27. Junne Douglas disse:

    Ola gostaria de saber se posso tomar WP uns 45 minutos apos fazer musculação sendo que nesse tempo eu faço natação e vou na sauna. E isso prejudica em alguma coisa? ao seu saber?

    Sim. O ideal é imediatamente após. Caso seu intuito seja o aumento de massa muscular, a natação pós-treino não é recomendada.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  28. Pedro Pimenta disse:

    Olá, posso tomar um batido de proteína com as principais refeições? Preciso de engordar.

    Depende das necessidades individuais. Engordar não é o caminho. O ideal é aumentar a massa muscular.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  29. Ricardo Angelino disse:

    Passei uns 5 anos sem malhar e retornei as atividades físicas a uns 15 dias… Depois de quanto tempo posso utilizar o WP? Pode ser uso imediato?

    Quando houver necessidade nutricional. Não existe tempo certo.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  30. Paulo disse:

    Queria de saber se o whey pode ingerir com açúcar nomor?

    Não é o ideal.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  31. Paulo Roberto da Silva Cunha disse:

    É correto tomar WP com Waxi Maize? Nesse caso deve ser apenas a WPI?

    Não é correto nem errado. Tudo dependerá das suas necessidades nutricionais individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  32. Larissa Castro disse:

    Olá, comecei a tomar hoje o WheyProtein e coloquei 200ml de água com 50g de whey (como dizia a embalagem), porém acrescentou 1 banana pequena e 1 colher de leite em pó. Tomei antes e depois do treino. Ta errado?

    —-

    Não é o melhor protocolo de uso. Use apenas com água.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  33. Robson disse:

    Eu estou treinando para perder % de gordura e ganhar massa magra, através de recomendação de um amigo eu estou tomando whey 45 minutos antes do treino, porque eu treino a noite, geralmente pelas 20 ou 21 horas e se eu consumir no pós-treino quando eu dormir irei acumular gordura. Devo continuar tomando no 45 min antes do treino ou não tem problema de acumular gordura no pós-treino e depois eu ir dormir.

    O protocolo parece incorreto. O ideal é avaliar a dieta como um todo e seguir a recomendação não do amigo, mas de profissionais da área. E não tem nada haver consumir whey após o treino com engordar.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  34. viviane disse:

    Gostaria de saber qual a diferença entre consumir whey e albumina apos bariátrica? Eu escolhi a albumina por ser mais barato, mas quase não consigo usar pq o gosto não agrada, gostaria de saber o que posso tomar para substituir?
    Desde já parabéns pelas explicações!

    Whey é mais conveniente pela pureza a facilidade de digestão, quesitos indispensáveis após a cirurgia bariátrica. Entretanto, a recomendação médica e nutricional específica é a que prevalecerá, devendo se seguida à risca.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  35. ulysses disse:

    Gosto de tomar vitaminas de banana ou mamão com whey ou com blend de proteínas a tarde. Em horários distante do meu treinamento. Será que estou desperdiçando proteínas?

    Usar proteínas em pó nunca é desperdício, mas uma opção pouco econômica e um tanto quanto ruim se for apenas WP, pelo período do uso.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  36. Monique disse:

    Olá, minha nutricionista me passou uma dieta para eu perder peso, sem perder massa magra. Nos dias de treino, tomo BCAA antes e depois da musculação. Já nos dias de descanso, tomo 1 colher de sopa de Whey no lanche da tarde e a mesma porção no lanche da noite. Algo está incorreto?! Devo voltar na nutricionista?? Desde já agradeço.

    A grosso modo não, mas as necessidades nutricionais individuais devem ser avaliadas para saber melhor. Se ela recomendou e você confia nela, continue.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  37. Mateus Gonçalves disse:

    As recomendações são também válidas para a proteína isolada da carne? Ou seja, consumir, após o treino, sem nenhuma adição ou pode-se, também, acrescentar a caseína como no WPI?

    Sim.
    Vale considerar que tanto o WP quanto a proteína de carne são praticamente a mesma coisa, com poucas diferenças no aminograma. O que muda, é a matéria prima mesmo… A grosso modo, se analisarmos a composição protéica, veremos pouca ou nenhuma diferença, uma vez que elas são manipuladas com AAs essenciais etc.
    Alguns estudos, entretanto, sugerem que, FONTES DE PROTEÍNAS ADVINDAS DE LEITE podem ter um impacto melhor e único na questão da síntese protéica, mesmo comparando com outras proteínas de AVB.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  38. Rafael Rogério disse:

    Então deixa eu fazer uma pergunta: Se eu colocasse a proteina isolada combinado com algum carboidrato de facil digestão no lanche da tarde naõ estaria errado?! Tendo em vista que eu treino a noite e sempre consigo fazer uma refeição solida após o treino e pelo fato da correria do dia-a-dia eu acabar atrasando um pouco a refeição do meio da tarde.

    Se atendesse suas necessidades nutricionais individuais, não. Depende da dieta e do objetivo para com a refeição. Esforços são necessários, assim, marmita quando necessário. Comida é SEMPRE a melhor opção.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  39. rogerio gret disse:

    Ou, melhor colocando, o artigo começa com “se o objetivo do whey protein é ser rapidamente absorvido…” e neste caso tudo faria sentido. O problema é que o objetivo não deve ser rápida absorção, dado que esta velocidade é comprovadamente irrelevante.

    Para o pós-treino, o corpo está utilizando nutrientes que foram consumidos horas atrás. Há todo um grupo de bodybuilders que utiliza uma única refeição ao dia (Intermitent Fasting), que alguns estudos dizem ser superior (outros não – por isso a regra geral ainda é “tanto faz”)

    Nesta página há links para alguns estudos interessantes: http://forum.bodybuilding.com/showthread.php?t=123915821

    Quando o autor, no link acima, diz que timing é relevante, refere-se a relevância no sentido de conforto para performance. Quem não treina bem de barriga vazia não deve treinar em jejum, por exemplo.

    Sim, porém, não deixa de ser um dos objetivos dele. Apesar de que, sabe-se que na verdade não é bem a “rápida absorção”, mas, “rápida digestão”.
    Sim, sem dúvidas estará e é por isso que a refeição pré-treino é fundamental.

    Não. Treinar em jejum não é uma boa estratégia quando o assunto são pesos. O sistema usa mecanismos de PCr, depois, o sistema glicolítico anaeróbio durante os treinos. Portanto, estar devidamente suprido de nutrientes é fundamental.
    Porém, treinar de barriga “cheia” é diferente do que “estar nutrido”. O alimento pode ter dado uma boa esvaziada no estômago e estará ainda “apresentando ação” no corpo.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  40. rogerio gret disse:

    O artigo pode ser bem intencionado e de opinião mas, cientificamente, não se sustenta. Nenhuma destes 3 mitos faz qualquer diferença. Tudo isso é absolutamente irrelevante e é conteúdo de livros de mais de uma década atrás – teorias que foram provadas como errôneas por múltiplos estudos. Sugiro que procurem artigos científicos dos últimos 15 anos ou análises de especialistas como Alan Aragon, Lyle McDonald, Layne Norton e outros.

    Ingerir Whey (ou proteinas em geral) em qualquer horário do dia, e com qualquer combinação de alimentos, tem apresentado os mesmos resultados em dezenas de estudos. Isto significa que:

    Consumir com comida é OK – Velocidade de absorção é irrelevante. Estudos apontam que o importante é consumir proteína adequada em um período de 24 horas, seja em uma ou em 14 refeições (resultados são os mesmos). Só pra não esquecerem – velocidade de absorção é irrelevante. Timing é irrelevante.

    Consumir com frutas é OK – Vide acima. Vale notar que índice glicêmico é irrelevante há anos, dado que a combinação de diferentes alimentos altera completamente os índices glicêmicos, de maneira não linear.

    Em todas as refeições é OK – Como horários são comprovadamente irrelevantes, pode-se consumir Whey quando quiser. Em qualquer refeição pode-se consumir Whey (ou um bife, ou ovos, ou leite). Vale lembrar que Whey é comida. O corpo não sabe que ela está em pó em vez de processada como leite ou iogurte. É como distinguir albumina (basicamente clara de ovo sem água) de clara de ovo (basicamente albumina com água)

    Vamos direto aos pontos das observações:

    – Sim, comida é ok e é a melhor opção SEMPRE!
    – Não necessariamente. O objetivo do WP (em teoria) é fornecer um pico de AAs no plasma. logo, isso tende a ser atenuado com ingestões de alimentos como frutas.
    – Não necessariamente. Lembre-se que, da mesma forma que o pico de AAs do WP é alto no sangue e acontece rapidamente, ele também decai rapidamente. Mais conveniente é combinarmos proteínas com características próximas nas refeições (ou que se complementem).

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  41. Luiz Jr disse:

    Olá amigo você fala que misturar whey com frutas e comidas está errado, minha nutricionista passou para tomar Whey antes de dormir junto com banana, aveia e iogurte desnatado, e no cafe da manha essa mesma vitamina com pão integral e queijo. Está errado?

    Errado não, pois, é um consumo protéico facilitado com alimentos.
    Porém, perde-se o “quesito principal” que é a rápida digestão do WP.
    De qualquer forma, siga as recomendações da profissional que te acompanha.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  42. Rangel disse:

    Treino no meu horário de almoço (treino e em seguida almoço) e ouvi dizer que não é aconselhavél tomar whey logo antes da refeição. Gostaria de saber quanto tempo (mínimo) de intervalo devo dar entre o consumo do whey e uma refeição?

    Nesse caso, desconsidere o uso do WP. Utilize boas fontes alimentares de rápida digestão (batata inglesa e peixes como tilápia ou merluza são ótimas opções) e será suficiente.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendon.3

  43. wagner disse:

    Estou usando WP após minha corrida, + ou – 10km. Misturo com leite e bato no liquidificador, está correto? Posso misturar também WP + Leite + Banana? Ou WP + Leite + Mamão?

    ——-

    Você leu o artigo? Nele falamos para não misturar com frutas. Quanto a musturar com leite não há problemas. Vai depender das necessidades. Lembrando que com o leite a digestão fica mais lenta.

  44. Fellipe disse:

    Obrigado pela resposta acima, me ajudou bastante. Sigo orientação de um nutricionista esportivo que indica whey protein isolado puro após o treino. E meu personal Training critica esta maneira de consumir o whey protein puro, ou seja, sem carboidrato. Agora tenho certeza que estou com um bom acompanhamento nutricional. Muito obrigado.

    Exato. Aliás, treinador/professor de educação física é capaz de prescrever protocolos de atividades físicas, não dietéticos. Nunca siga recomendações de suplementos/alimentação de treinadores.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendon.3

  45. Micaela disse:

    Oi, eu vou começar a usar o whey com o objetivo de emagrecer. A minha dúvida é meu treino é das 9 as 11 o que eu posso comer no desjejum???

    Esses artigos do site podem te ajudar melhor:

    https://dicasdemusculacao.org/o-que-comer-antes-do-treino-de-musculacao/

    https://dicasdemusculacao.org/quando-seu-pre-treino-e-sua-primeira-refeicao-o-que-se-deve-comer/

    https://dicasdemusculacao.org/saiba-o-que-comer-antes-de-malhar/

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendon.3

  46. Fellipe disse:

    No seu site, você explica as três piores maneiras de ingerir wheyprotein. Mas se fala muito na internet em consumir o whey com um carbo simples de alto índice glicêmico. Seria correto ingerir whey protein isolado puro após o treino musculação?

    —-

    Sim, é correto. Visto que essa teoria de carboidrato simples após o treino já caiu. Este apenas é necessário se houver necessidade. A ideia de ele ajuda no transporte da proteína e etc, é tudo mito. Uma estratégia que vem dando certo é o uso de caseína e whey protein isolado, após o treino imediato.

  47. Nágila disse:

    Olá!!!
    Queria tirar uma duvida…Já ouvi dizer que após tomar dois meses seguidos do WP tem que fazer um intervalo. Isso é correto? E, se for de quanto tempo é esse intervalo? Outra coisa tomo o WP, logo apos o treino que às 20:00, então não posso comer mais nada? Não entendi direito essa parte! Obrigada!

    Mito. WP nada mais é do que proteína. Seria o mesmo de ter de comer carne por um período e por outro não.
    E a segunda pergunta também é não. Você precisa ingerir uma outra proteína de lenta/média absorção cerca de 60 minutos após o WP, para poder fazer com que haja proteína no corpo sempre.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  48. michel disse:

    Mto obrigado por me esclarecer! minha ultima duvida é: a noite no trabalho essa dieta é boa?

    20:30 batata doce
    23:30 whey protein
    02:30 pão integral com presunto magro e requeijão light
    05:30 banana e maça

    lembrando que trabalho noite sim noite não. e durante o dia meu café da manha e janta são mix de vitamina contendo leite de soja, achocolatado gold, linhaça, aveia, chia e etc..

    mto obrigado

    Não. Muito ruim.
    Recomendo que consulte nossa aba de assessorias personalizadas no topo do site.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  49. Will disse:

    Estou começando a fazer musculação, quero ganhar massa magra e perder gordura, estou usando whey da optimum antes e depois 30g, apenas com agua. Posso associar creatina? Uso assault antes de malhar, qual intervalo para o whey? Obrigado.

    Depende das necessidades nutricionais individuais. Deve-se preconizar a alimentação, posteriormente o pré-treino, após o treino o WP. Os tempos variarão de acordo com as necessidades individuais, bem como composição das refs etc.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  50. GY disse:

    Mulher pode tomar protein complex?

    Se houver necessidade nutricional, não há problemas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  51. Claudio disse:

    Gostaria de saber se posso consumir o whey no pós-treino sem diluir na água ou leite, mas puro. Você sabe me informar se perde o efeito de rápida absorção. Estou utilizando o VP2 Whey Protein Isolate – AST. Grato

    Você diz comer o pó? Olha até pode, mas eu não acho muito viável isso…

  52. Carola disse:

    Ola! Ao acordar (6h) tomo whey com aveia e banana + bcaa + multivitamínico + omega-3 + glutamina. esta errado? Meu pre treino as 9h é 100g carboidrato + 150 proteína + gultamina + creatina + bcca e meu pós-treino é whey isolado + dextrose + glutamina + bcaa, só que meu whey acabou e ainda não chegou o que pedi. O que você me indicaria pra substituir pela manha e pós-treino? No pós poderia ser logo o almoço? Obrigada!

    Depende das necessidades nutricionais individuais. Os alimentos não parecem ruim, mas, tudo dependerá de suas necessidades mesmo.
    O mesmo vale para a substituição, mas claras de ovos e mesmo o leite podem ser boas opções.
    Pode ser o almoço também.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  53. Alecsandro disse:

    Boa tarde, treino há pouco mais que 5 meses e só tenho disponibilidade para treinar das 20:30 às 21:40, recentemente estou tomando whey carnívoro, porém a distância que que levo para chegar em casa da academia é de 10 a 15 minutos! E quando chego em casa é que consumo o whey há algum problema? Ah antes que eu me esqueça, faço um bom almoço e a noite substituo a janta pelo whey! Algo errado?

    ——

    Problema não há, porém leve o shake para a academia e tente usar logo após o treino, assim você ganha 15 minutos.

  54. Jhefferson disse:

    Tomar whey protein com leite desnatado ou com água? Ambos não tem problema?

    Depende das necessidades nutricionais e estrutura da dieta como um todo.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  55. Alessandra disse:

    Estou praticando musculação com objetivo de hipertrofia e definição. Malho por volta das 07:00h, fui orientada a comer apenas uma torrada com geleia juntamente com a proteína pre-treino (syntha-6) e após o treino tomar uma isolada (isofort) e tomar meu café da manha como de costume. Ainda fui orientada a tomar mais um blend de syntha-6 antes de dormir por causa da média absorção. Estou fazendo o uso correto? Fico receosa com a quantidade de proteína que tomo, poderia causar algum mal? Não tenho problemas de saúde e nem com o peso, mas tenho muita dificuldade de conseguir ganho de massa magra.

    ——-

    Aparentemente o seu pré-treino esta ruim. O pós treino com o whey não deve ser misturado com o café e outros tipos de comidas, pois irá perder o seu poder de rápida digestão. E a noite o syntha-6 é recomendado sim. O excesso de proteínas pode fazer mal sim, por isso cuidado. Consulte um nutricionista ou faça uma consultoria conosco.

  56. Kelly disse:

    Costumo fazer treinos longos de corrida em que perco por volta de 1500kcal. Recentemente comecei a pesquisar sobre o catabolismo nestas situações e gostaria de saber se é errado tomar uma porçao de whey ao fim do treino? Estou pensando em comprar o AGE ISO V3 com este propósito. Obrigado.

    Não é errado, pelo contrário.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  57. Julio disse:

    Se whey não deve ser consumido com alimentos solidos, como explicar as barras de cereais compostas por whey e outros componentes?? seriam inuteis??

    Consumir proteína em refeição não é inutilidade. Mas, o objetivo do WP (que é a rápida digestão) é dificultada.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  58. andre disse:

    Em um site vi que pode ser tomado e comer um pão, por causa do carboidrato que ajuda ou uma fruta. Aqui já fala que não pode, não sei de mais nada!

    ——–

    Acredite em nós!

  59. Fabiola disse:

    Vou completar 46 anos e tive a recomendação de fazer atividades musculares para evitar a perda natural de musculatura que ocorre com a idade. Gostaria de orientação sobre qual o whey protein mais adequado. Não procuro ganho de peso. Não quero engordar. Somente quero estimular o ganho de musculatura nas atividades que iniciarei em academia. Vocês podem me orientar?

    Excelente recomendação, pois, principalmente no caso feminino há grandes chances do desenvolvimento de quadros de sarcopenia. Além disso, devemos contar com o fator da perda óssea, atenuada pelo exercícios físico.

    Quanto a orientação, não fazemos, pois não conhecermos seu objetivo, sua necessidade e etc. Por isso, para tal, busque ajuda nutricional ou nossa consultoria.

    Ah, claro, caso queira conferir, esse artigo é referente a prática de exercícios para mulheres frente ao “possível ganho bruto” de massa muscular, algo irreal: https://dicasdemusculacao.org/se-uma-mulher-treinar-pesado-ira-ficar-com-corpo-de-homem/

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  60. Samuel disse:

    Muito Bom o artigo, mas tenho dificuldades em encontrar informação para quem treina em horário “atípicos” como o horário de almoço. Termino meu treino perto de 12:30 e tomo whey + dextrose almoço seguindo uma dieta para emagrecer mais ou menos 20 minutos depois. E a noite caseína.

    Meu uso está errado? pode atrapalhar meu objetivo de emagrecer?

    ——-

    Geralmente nesses horários assim, dependendo do que for a refeição sólida, só ela já bastaria. Todavia, errado não está, mas seria mais indicado um intervalo maior entre o whey e a refeição sólida, por volta de 40~60 minutos.

  61. Lais disse:

    O whey pode ser tomado apenas ante de dormir? Qual a melhor marca e mais em conta?

    ——-

    O horário de tomar depende das necessidades individuais. Mas falando a grosso modo, existem melhores proteínas para se usar neste horário, como a caseína. Dê uma olhada neste artigo: https://dicasdemusculacao.org/conheca-os-melhores-suplementos-a-base-de-caseina-do-mercado/

  62. Caroline disse:

    É correto ou não tomar whey + aveia no pós-treino?

    A grosso modo, errado.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  63. Alessandra disse:

    Fui ao nutricionista e ele me passou 30gr de Whey isolado 20 minutos antes do treino e 30gr após o treino, o que você acha?

    ——-

    Protocolo correto de uso, se ele passou siga a recomendação.

  64. Tulio disse:

    Marcelo, algum problema tomar Malto + Whey Isolado + 2 colheres de sopa de Aveia no pós treino imediato?

    ——-

    Muitos. A aveia irá atrasar a digestão, o que não é muito conveniente neste período do dia.

  65. André disse:

    Boa tarde, primeiro, como sempre, ótimo artigo.
    Pergunto, em alguns dias meu treino é próximo ao almoço, por vezes termino as 13hs, então uso o Whey com Malto e cerca de 40 min. depois almoço, estaria errado, deveria dar um tempo maior? Vê algum prejuízo em não tomar o Whey quando treinar neste horário, podendo almoçar direto, usando além de proteínas de origem animal (carne) e vegetal (soja em grãos), carboidratos simples, como batata inglesa e arroz comum?

    ——-

    O protocolo não esta errado não. O esperado é mesmo 40~60 minutos. Dependendo da alimentação antes do treino e a antes, antes do treino, o almoço poderia estar e bom tamanho também, vai depender muito das necessidades de cada um. Mas o protocolo do Whey não esta errado.
    ———

    Em tempo, batata inglesa e arroz “comum” (branco) NÃO são carboidratos simples, mas complexos.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  66. cristiane disse:

    Boa tarde!
    Adquiri o whey e meu propósito é somente a hipertrofia dos membros inferiores, fui aconselhada pela nutricionista a tomar cerca de 60gr de whey no pós treino e somente nos dias em que treinar pernas. Isso está correto?

    —-

    NÃO, não está correto.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  67. etatiane disse:

    Comprei recentemente whey protein em comprimidos, porem não consigo ingerir, pois o comprimido é muito grande. Tem algum problema se eu esmagar o comprimido e misturar na comida no pós treino???

    ——

    Mais fácil você dividir o comprimido em dois e tomar ele. Talvez se você amassar pode perder alguma propriedade.

  68. Magno Silva disse:

    Olá Marcelo, tudo bem? Bom, estou malhando há pouco mais de 2 meses (iniciante) e fui recomendado a tomar Whey Protein. O fato é que escolhi tomar somente após o meu treino. Estou tomando ele juntamente com um Mix de SUSTAGEM e RAÇÃO HUMANA (conjunto de fibras, grão e sementes). Qual o seu ponto de vista dessa mistura? Considerando que a ração humana é rica em fibras.

    Protocolo totalmente incorreto, visto que adição destes outros alimentos, só irá piorar a digestão e absorção do Whey.
    Em tempo, quem recomendou?

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  69. Paulo disse:

    Eu acompanho alguns vídeos do sardinha. ele em dos treinos, toma waxi mayze com wph. E um dos seus artigos relata melhor uso antes.
    Eu estou tomando ao acordar, concentrada. antes do treino bcaa, após isolada, e ao dormir miccelar . minha dúvida e a seguinte. wph antes ou depois do treino para perda de gordura e ganho de massa. visto que não tem como ganhar massa sem uma graxinha, e blend de wpc + micellar no pos treino? como diz o fabricante nacional prob***** Ou mantenho antes de dormir?

    —-

    Calma!
    Vamos por partes.
    Cada atleta, um atleta!
    Em segundo plano, wPh tem mostrado-se eficaz antes dos treinos visto a disponibilização rápida de AAs na corrente sanguínea, uma vez que, WPh mal passa por digestão e, logo, não seria mesmo conveniente que tivéssemos estômago cheio e “plasma vazio” durante o treino, né? rs!
    já no pós-treino, não importa a velocidade de digestão dos nutrientes. Não, a grosso modo.

    Não é possível ganhar massa muscular sem o ganho de gordura corpórea? Recomendo conhecer atletas como Andreas Munzer ou Jamie Lewis.

    Usaria apenas isolado após o treino. Antes de dormir, caseína e/ou albumina.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  70. DiogoNovaes disse:

    Deve-se tomar o WP logo e imediatamente após o treino ou é bom esperar um intervalo??

    —–

    A grosso modo, que seja imediatamente.

  71. Michaelle Carolina disse:

    Posso tomar o whey sem ir a academia praticando apenas judô ou sem fazer nenhuma atividade física, quero apenas ganhar massa, corpo. Tomar apenas como forma de um complemento alimentar?

    ——-

    Desde que haja necessidade do uso de proteínas, pode.

  72. Yan disse:

    Iai Marcelo!

    Cara tenho duas dúvidas a ser retiradas.

    1º – Devido ao meu horário ser apertado no trabalho, eu começo o treino 12:15 e acabo o treinho 13:15.. porém, tenho que almoçar às 13:40 (25min depois do treino), eu tomo whey pós treino com malto, a dúvida seria se eu poderia tomar o whey um pouquinho antes de finalizar o treino.. tipo umas 13:00 e continuar os últimos exercícios pra ter um tempo bom de entre digestão do whey/almoço. Poderia ser assim?

    2ª – Eu tou tomando o Nitrix da BSN, (3 capsulas – 3x ao dia como indicado na embalagem), mas como eu faço o uso do Nitrix na parte da tarde, aliando melhor com treino e alimentação? Devo tomar antes do treino ou depois? Minha dúvida é porque tem q ser tomado com estômago relativamente vazio, mas no pós treino eu já tomo o whey. Tem alguma dica de como tomar pra potencializar o uso do produto aliado ao whey?

    Valeu!! Ótimo site!

    —-

    No seu caso, acho que é bobagem a ingestão do WP nessa hora. Faça uma ótima refeição pré-treino 2h antes, um shake imediatamente antes do treino e, alimente-se com o sólido, porém, referindo alimentos de fácil digestão como claras de ovos e batata inglesa e isso será mais interessante.

    Quanto ao Nitrix, pelo que li a recomendação da BSN é tomar em jejum, antes do almoço e antes da janta, com o estomago vazio. Seguindo a dica acima, creio que dê para encaixar perfeitamente.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  73. Lucas Menezes disse:

    Vou tomar whey com aveia e água, ta bom? Ou tomar whey puro com água? Ou com que misturar whey? (sem ser malto, bcaa e etc)

    ——

    Com nada, apenas água, no máximo creatina, waxy maize e outros suplementos que possam ser sinérgicos ao Whey. Aveia só irá retardar a digestão.

  74. André disse:

    Boa tarde! Ótimo artigo! Estive lendo os comentários e réplicas, e foram bastante informativos. Contudo, gostaria de tirar uma dúvida específica em relação ao meu treino. Desejo perder gordura e adquirir melhor definição muscular. Treino pela manhã, por volta das 10h. Minha ideia é consumir Whey Iso + dextrose no pós-treino, e me indicaram a porção de 1,5g por kg de Whey e 0,8g por kg de Dextrose, faz sentido? Também gostaria de saber se faria sentido tomar essa combinação no desjejum? Obrigado!

    A depender de suas condições individuais, pode ser interessante ou não. Neste caso, particularmente, eu tiraria a Dextrose e, caso fosse REALMENTE NECESSÁRIO o carboidrato, usaria Waxy Maize.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  75. Fabiano disse:

    Boa noite!
    Ótimo artigo!
    Malho todos os dias a noite e termino de malhar mais ou menos as 19:30, tomo 2 comprimidos de BCAA antes e 2 após o treino, mas deixo para tomar o Whey na hora de dormir, pois após o treino tem o jantar. Será que dessa forma terei bons resultados para ganhar massa muscular ou seria melhor tomar o Whey e depois jantar? Obrigado.

    Vai depender da estrutura dietética como um todo, assim como, das suas necessidades e resposta fisiológica aos dois estímulos diferentes.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  76. FABIO ML disse:

    Marcelo,

    Aveia + whey não seria indicado no pós-treino, pois retarda a absorção do whey, porém minha dúvida é se seria ruim logo ao acordar? Também irá retardar a absorção, porém não sei se uma rápida absorção nessa hora é necessária. Caso não seja legal tomar com aveia de manhã, tomaria o whey com o que de manhã? Só água, sem carboidratos?

    Depende do objetivo perante a refeição. Suponhamos que, você treine nos últimos horários, logo, a primeira refeição deve ter digestão facilitada.
    Do contrário, não.
    Fora que, whey puro pela manhã não pode ser tido como uma refeição.

    Busque o nutricionista para que ele possa avaliar suas necessidades.
    Consulte também a aba de assessorias personalizadas no site.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  77. Alessandra disse:

    Olá Marcelo tudo bem?
    O que na sua opinião é melhor Dextrose ou Waxy Maize no pós treino? Você acha que eles engordam se não houver uma alimentação correta?
    Obrigado pelas dicas você é ótimo…

    ——-

    Waxy Maize, mais completo. E sim, pode engordar se a alimentação não estiver de acordo com as necessidades. Carboidrato em excesso pode virar gordura, proteínas também, enfim, tudo em excesso.

  78. giovanni disse:

    Quanto tempo eu devo esperar para beber água depois de tomar o Shake?

    ——

    Água não atrapalha em nada, desde que não seja em excesso. Pode tomar naturalmente.

  79. Caio César disse:

    cara, eu termino o treino e tal… pego minha garrafa que dentro dela está meu hidrowhey e 3 gramas de cretina da universal.. A água tem que ser gelada obrigatoriamente? Porque quando misturo ela fica natural.

    —–

    Tudo bem, não há problemas.

  80. Marcelo disse:

    Treino à noite com objetivo de perda de gordura, estou tomando 1 scoop de Whey da Optimum com o mesmo scoop de Malto e Syntha-6 antes de dormir e ao acordar. Minha dúvida é se está correta essa medida de malto. Estava tomando como lanche da manha e lanche da tarde, mas como li nos anteriores já alterei para lanches sólidos. Está correto se o objetivo é perda sem comprometer a massa magra já adquirida.

    —–

    A quantidade deve ser medida em gramas de acordo com a necessidade individual de cada um. Pouco importa se é pego em scoop, colher ou qualquer outra coisa. Outra coisa, no Syntha-6, já vem Whey, portanto é desnecessário o uso de whey junto do syntha-6.

  81. daniel disse:

    Você pode me explicar o porque do malto com o whey? Posso tomar sem o malto e junto com creatina? Porque eu treino já 20:30 e saio as 22, o malto não seria muito pesado pq depois teria que jantar ainda.

    —–

    Não é obrigatório o uso de malto. Porém se for usar creatina, sempre bom ser acompanhada de um carboidrato de alto índice glicêmico, como o malto, pois ajuda na absorção (em relação a creatina). Mas nada obrigatório.

  82. Deividh disse:

    Sobre a quantidade de Whey Protein a ser tomada, ela é referente ao peso da pessoa? A medida de 0,5 a 0,8g de proteína por quilo trás bons resultados?

    Após tomar o Whey Protein esperar uma hora para poder comer é um tempo bom para não atrapalhar na absorção?

    ——

    Não só referente ao peso, mas referente a necessidade de cada um. Sim, geralmente 60 minutos é o indicado.

  83. Deividh disse:

    Excelente o artigo! Tenho uma dúvida, logo após a musculação eu faço de 30 a 40 min de esteira, devo tomar o Whey Protein antes ou depois da esteira?

    —–

    Depende das necessidades. Mas a grosso modo o uso antes do aeróbio, irá atrapalhar seu treinamento, pois você ficará com a barriga cheia. Por isso sempre digo para usar após o treino completo (lembrando, que talvez você terá de aumentar a dose, pois o gasto será bem maior do que apenas do treino).

  84. Jandui Diniz disse:

    Estou começando a academia, naquele clássico ritmo fraco. Sempre tenho medo de exagerar de qualquer forma na dosagem dos suplementos, e em quais usar. Sempre escolho o Whey, por ser o “básico” e eficiente. Tomo no pós-treino, como recomendado por todos. Mas tendo começado agora, seria recomendado ingerir ao acordar também? Obs.: comprei o Whey Iso, devido a alergia a lactose.

    ——

    Depende das necessidade individuais de seu organismo. Não existe o “horário certo”, vai depender das necessidades de cada um.

  85. Talita de Souza disse:

    Estou em um treino e dieta de redução de gordura. Uso o whey pós treino, se eu tomar também um shake de substituição de refeição, o efeito pode ser o contrário, ganho de peso e gordura?

    ——

    Se a dieta for feita sob medida para você, qualquer coisa a mais que você adicionar, irá perder a essência da mesma. Portanto não adicione nada. Caso tenha sido feita pro você, dai para te responder isso, só eu conhecendo o paciente, dieta, dia a dia, individualidade e etc.

  86. Ray Marshal disse:

    Pode tomar o Whey com leite de soja ou é melhor com água e um hipercalórico como tomar?

    ——-

    A melhor opção é a água, com as outras duas só irá interferir na absorção do mesmo, deixando mais lento.

  87. Diego disse:

    Pessoal, parabéns pelo fórum. Minha dúvida é: Eu almoço ao meio dia e começo meu treino (hipertrofia) às 13:15 +ou-. Tomo Whey + malto logo depois do treino, espero mais uns 30 ou 40 minutos e como algo sólido, geralmente uma banana ou maçã. Porém, estive trocando uma ideia com uma nutricionista (não foi uma consulta, apenas uma conversa) ela me disse para tirar a malto e, ao invés, comer uma banana imediatamente após o treino, então tomar a whey com água em seguida. Ela me disse que a banana contém carbo suficiente e um IG também suficiente para ser consumida com a whey. Vi em alguns fóruns que algumas pessoas de fato usam a banana no lugar da malto. Fiquei confuso, essa troca seria benéfica?
    Obrigado.

    —–

    A grosso modo, Não.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  88. Lucas Arruti disse:

    Posso bater o whey no liquidificador?

    —–

    Pode.

  89. Renato disse:

    Então tomar o whey pós treino, com dextrose e creatina com objetivo de ganho de massa muscular, e esperar uma hora no minimo para fazer uma refeição está correto ?

    ——-

    Sim, a grosso modo é o correto.

  90. Wanderley disse:

    Marcelo, de manhã tomo whey protein com duas fatias de pão integral com ricotta. Este procedimento está correto ou não, ou seja o pão irá interferir no aproveitamento do whey no organismo.
    Obrigado pela atenção.

    ——

    Sim irá atrapalhar a absorção do Whey. Não só o pão, mas a ricotta também.

  91. lennon disse:

    Parabéns. Tirei algumas duvidas aliás. Você faz um ótimo trabalho aqui!

  92. Denis disse:

    Este artigo esta incorreto. Tomo Whey com comida por recomendação medica, e , alem de ter excelente resultado no treino, tenho conseguido emagrecer muito e rápido, então, sempre consulte um especialista, não um curioso de internet. Cuidado

    ——

    Se o objetivo do whey é ser rapidamente absorvido, sim, com comida só irá atrapalhar. Porém se o seu especialista não usou com este objetivo, ele pode bem se encaixar. O artigo não esta errado e nem nossa equipe é de curiosos, apenas estamos falando do mesmo produto, mas com finalidades diferentes.

  93. Elio disse:

    Parabéns pelo tópico, hiper explicado as formas de tomar Whey, tirando todas as dúvidas, ao contrário de muitos sites que dizem para tomar com suco, leite, frutas e blá blá blá.

  94. Cris disse:

    Quando acordo mando um prato com 100g de peito de frango com 200g de arroz mais o menos

    Depois mando um shake com 1 scoop de whey da ON e mais 25g de granola, tudo batido com leite e vou trampar.
    Ta correto usando o whey assim?

    ——

    Depende de qual função você esta usando ele, do resto da sua dieta, das suas necessidades individuais e etc

  95. Alex Cavalcanti disse:

    Olá!
    Após o treino tomo whey da ON com 1 colher de açúcar, uma colher de aveia, uma colher de neston + creatina e água gelada. Está correto ou não? Agradeço.

    ——

    Está bem ruim hein…. Dê uma lida neste artigo: https://dicasdemusculacao.org/o-que-comer-apos-o-treino-de-musculacao/

  96. Déborah disse:

    Boa noite, quero ganhar massa muscular e gostaria de saber se preciso tomar mais de uma vez o whey? Ou pode ser só depois do treino? E não malho todos os dias, malho apenas 3x na semana, eu preciso tomar o whey todos os dias, ou só os dias que eu for malhar?

    ——-

    Deve ser usado todos os dias, pois mesmo não treinando, seu completo de proteína deve ser seguido. E sobre usar mais vezes ao dia, depende das necessidades de cada um.

  97. Célia disse:

    Boa noite,
    Meu objetivo é emagrecimento, com o mínimo possível de perda de massa muscular. Estou seguindo uma dieta balanceada e estou usando Whey no lanche da tarde (com leite desnatado) para conseguir complementar a quantidade de proteínas de minha alimentação. Estou considerando fazer 30 m de aeróbico em jejum, então nesse caso, seria interessante ingerir whey logo após a atividade, ou uma alimentação sólida rica em proteínas de qualidade seria suficiente. Por favor, me esclareça essa dúvida. Desde já agradeço!

    ——–

    Se tiver condições financeira para manter, mande um bom Whey Isolado.

  98. Danniel disse:

    Boa noite,
    Estou tomando Whey+malto no pós treino. Porém meu horário para trabalhar e malhar estão complicado em relação a almoço+tempo de espera para malhar e etc. Minha dúvida é simples, posso bater o whey+malto+diet Shake (substituidor de refeição) no pós treino para substituir o almoço? Ou tenho que tomar o Shake e esperar um tempo para tomar o W+M? Obrigado.

    ——

    Ideal seria o contrário, alias, almoço, o ideal seria uma refeição sólida mesmo. Substituto de refeição, sempre indico para o uso de substituir uma refeição intermediária. Porém o uso “correto”, seria Whey + Malto após o treino e a refeição ou substituto cerca de 40 minutos após.

  99. Anna disse:

    Olá, já tentei me informar em vários sites e com profissionais, mas até agora não consegui chegar a uma boa conclusão.
    No meu caso, estou tomando 2 capsulas de bcaa 40 minutos pré treino (vou para academia as 14 hrs), e somente whey protein pós treino, devo esperar 40 minutos depois do treino para tomar mais bcaa ou logo após, junto com o whey?? esta é a minha maior duvida.
    Outra pergunta.. eu substituo uma refeição (20:30 hrs) pela dose de whey por causa da faculdade.. Qual seria a melhor refeição antes de dormir? (lá pelas 23 hrs). Albumina é indicado?

    ——-

    Deve tomar tudo junto no pós-treino. E whey não é substituto de refeição, pois não te dar os nutrientes que uma refeição dá. Ele apenas provê proteína e nada mais. Se quiser realmente substituir a refeição, existem suplementos com esta função, que se chama “Substitutos de Refeição”. Aqui no site você encontra alguns deles e como eles funcionam.

  100. Renan Pelarin disse:

    Tenho uma dúvida…eu tomo BCAA antes e depois do treino, e Whey no pós treino, além de um termogênico para auxiliar na queima de gordura, só que eu havia comprado malto e dizem que tomar malto ajuda o corpo a se reabilitar mais rápido, porém pra mim que pretende perder gordura acaba atrapalhando. É verdade isso?

    ——–

    Vai depender do salto completo da dieta e não só do uso ou não uso do malto.

  101. Marcos disse:

    Os artigos daqui são ótimos. Parabéns.

    Segue a pergunta: Treino a noite e como pós-treino antes de dormir tomo o whey, porém estou pensando em complementar com albumina no sheik. Essa é uma boa mistura ou uso albumina pós-treino noturno e whey ao acordar?
    Grato

    ——-

    Não, pois a albumina irá retardar a absorção do Whey. No caso ela até seria interessante antes de dormir.

  102. Fabiana disse:

    Boa tarde,
    Comecei a treinar faz um mês para perder peso e ganhar massa muscular e agora estou tomando whey após o treino, mas me falaram que é bom eu tomar dextrose junto com, o que você me sugere até porque eu quero perder peso e dextrose é carboidrato.
    Posso tomar whey antes de dormir também?

    Obrigada

    ——-

    Todas as suas perguntas são impossíveis de responder, sem analisar o seu caso, pois quando se trata de alimentação tudo depende das necessidades individuais de cada individuo.

  103. Aminy disse:

    Olá!! Tudo bem?! Sou novata na musculação e meu objetivo é obter uma leve hipertrofia; porém, possuo uma certa gordurinha na região abdominal. Fui indicada a utilizar o whey da seguinte forma, e gostaria da sua opinião, por favor: antes da musculação- uma colher de mel (Karo)+ musculação+ esteira (30-40min) e ao chegar em casa, whey com água, e não comer mais nada. No entanto, fiquei desanimada em ter que me privar do hábito e prazer de ‘jantar’ e reanimei ao te ver indicar uma alimentação sólida pós whey. A minha dúvida real é se eu engordaria se o fizesse. Normalmente, após o treino eu como pão integral com ricota e peito de peru cozido e se sentir fome posteriormente, tomo iogurte desnatado c algumas frutas cortadinhas. Agradeço muitíssimo a atenção!! =D

    ———-

    Foi indicada por quem? Nutricionista que elaborou sua dieta com base em suas necessidades? Se sim, siga a dieta. Se não, eu recomendo sempre que faça uma ingestão sólido após uma refeição liquida só de Whey.

  104. cris souza disse:

    Olá

    Estava tomando whey com aveia nos intervalos entre as refeições. As 15hs e as 18hs. Recebi uma indicação digendo que sólidos (frango + arroz integral ou patinho + batata doce) era melhor. Para deixar o whey apenas para o pós, devido a velocidade de absorção. Isso é verdade?

    Além disso, meu café é frango+arroz integral. Ainda assim, devo tomar whey+malto 40 min antes ou não é necessário?

    Obrigado

    Sim, mas, em tempo, deve-se levar em consideração que não é a absorção, mas sim, a digestão.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  105. valeria e clevis disse:

    Eu e meu esposo começamos a treina a pouco tempo nosso objetivo é ganhar massa muscular somos magros e perdemos peso rápido e temos algumas duvidas.

    Valeria: estou tomando 3 whey protein da boody action tomo após o treino me falaram que tem que tomar duas vezes ao dia qual outro horário que posso tomar, posso tomar de manha no cafe da manha com pão.

    Clevis: estou tomando bcaa antes e após o treino me falaram que tenho que tomar whey protein junto qual o melhor que você me indica, pois me disseram que o da Valeria é bom pra mulher e não pra homem. E outra duvida é verdade que o bcaa não pode misturar com leite, pois costumo tomar uma fruta batida com leite antes de treinar e depois tomo o bcaa.

    obrigamos aguardamos sua resposta.

    ——-

    Valeria: Não existe regra de tomar uma ou duas ou três, vai depender da necessidade de cada um.

    Clevis: O Whey eu indico da Optimum. Quanto ao uso do BCAA e do Whey, sempre com água.

  106. valeria disse:

    Comecei a treinar pouco tempo, meu objetivo também é ganhar massa muscular estou tomando o 3 whey protein misturo com leite desnatado, pois com água é muito ruim, tomo após o treino e qual outro horário que posso tomar pois me falaram que tem que tomar duas vezes por dia? E posso continuar misturando com leite desnatado? Obrigado

    Não é obrigatório tomar duas vezes ao dia, vai depender de suas necessidades e de como sua dieta foi elaborada. No pós-treino não pode ser tomado com leite, use água mesmo.

  107. Diógenes disse:

    Tomar dextrose misturada com o Whey durante o treino é absorvida pelo corpo? Ajuda no desenvolvimento?

    ———–

    Durante o treino, não. Seria mais aproveitado se fosse usado após o treino.

  108. Gleice disse:

    Tenho várias dúvidas sobre a utilização do Whey. Comecei a tomar ontem o da probiótica no pós-treino, só que o gosto é horrível! Teria alguma sugestão a mais de usá-lo, ou o mais recomendável é apenas com água?
    Meu objetivo: ganho de massa muscular, e quanto tempo depois eu posso me alimentar?

    ————–

    Depende das necessidades, do horário e etc. O melhor é ser usado com água mesmo. Quanto ao sabor, tem que analisar antes de comprar.

  109. CARINE disse:

    Olá! Gostaria uma orientação para quem sabe solucionar uma pequeno probleminha..Adquiri o suplemento 3w Whey complex ( um suplemento com proteína isolada, concentrada e hidrolisada), porém o sabor é limonada suíça..nada agradável por sinal…A única recomendação de ingestão é somente com água gelada, visto que meu principal objetivo é aumento de massa muscular? Não é possível nenhuma outra forma de ingestão? Talvez até mesmo para driblar o gosto nem tanto saboroso assim?
    Obrigado!!

    ———

    Realmente complicado. Temos de olhar isso antes de comprar. Quanto a misturas vai depender de suas necessidades e do horário de uso, exemplo, no pós-treino é apenas com água. O máximo que poderia ser colocado no pós-treino seria um carboidrato de alto índice glicêmico, como malto ou waxy maize.

  110. Eduardo disse:

    Amigão…eu acordo e tomo um cafe da manha com pão integral com ricota e depois banana com aveia e mel e logo em seguida o complexo vitamínico…termino de comer às 8:30…começo a treinar 9hs…meu treino dura 45 minutos…chego em casa às 10….neste horário eu já posso tomar o whey com dextrose e água??

    Valew!! Excelente tópico!

    ————

    Sim, pode!

  111. Ícaro disse:

    Meu caro,

    Tenho o treino com horários irregulares devido a minha rotina. Entendi que o Whey deve ser tomado, de preferência, apenas com água devido a rápida absorção. Tenho as seguintes duvidas:

    – Quando malho de manhazinha, e estou tomando pré-treino, tenho um problema de misturar o pré com alimentação. O estomago fica embrulhado e o treino acaba não rendendo. Se eu comer pouco, treinar, tomar o whey e 40 min após isso comer, posso ter perda de peso? (Não é a itenção… Treino para ganhar massa magra).

    – Quando treino na hora do almoço: O tempo entre o whey e a malhação não atinge 40 min, apenas uns 20 ou no maximo 30. Esse whey seria desnecessário?

    – A noite não tenho problema com o whey, mas o pré treino não me deixa dormir se tomar a noite. Tem algum problema de eu utilizar melatonina para melhorar o sono?

    Ps: Utilizo o Gold Standard da Optium.
    Obrigado!!!

    ——————

    1º Não entendi. Você usa algum suplemento pré-treino? Se for isso, o Whey só será usado depois do treino e você comeria após 40m do Whey? Bom, se for isso, a grosso modo esta correto.

    2º – Depende. Nem sempre será obrigatório o uso do Whey antes do treino. Se for no pós, também irá depender, mas se puder use, não é desnecessário.

    3º – Não, não há problemas.

  112. Junior Trigo disse:

    Ola, quando se toma apenas o whey no pós-treino, o organismo utiliza o mesmo como fonte de energia, e não como o verdadeiro objeto do whey, porem se tomar um shake pós-treino com um carbo de alto ig junto com o whey, não acontece a mesma coisa? O certo não seria tomar um carbo de alto ig e depois de uns 5 a 10 minutos se tomar o whey? Se pudesse tirar a minha duvida por gentileza.

    ————-

    É cientificamente provado que não passa de um mito essa história de “proteína ser convertida em energia caso não seja consumida com carboidrato”. Em tempo, carboidrato de alto índice glicêmico não interfere em nada aí também.

  113. Frederico Ramos disse:

    Gostaria de saber qual o benefício ao tomar whey + aveia no pós-treino?

    ———-

    Nenhum benefícios, pois aveia não é um alimento para se usar neste horário do dia.

  114. Cássio disse:

    Fiquei com umas dúvidas a respeito.. gostaria de perguntar:

    Whey Ao acordar. (Meia hora depois refeição sólida)
    Whey Pré-treino (Na hora do treino. Uma hora depois da refeição sólida)
    Whey pós treino (Imediatamente após o treino)

    Whey pode ser consumido dessa forma?(3x ao dia?) E se for consumido assim, o mesmo substitui o Uso de BCAA’s?

    Grande abraço.

    —————

    Se as suas necessidades pedirem desta forma, não há problemas. Quanto a substituir o uso do BCAA, não sei, só avaliando. Irá depender das quantidades dos aminoácidos que estarão presentes no Whey e se eles suprem a necessidade diária.

  115. Maria disse:

    Olá.
    Levanto as 05:30 tomo whey protein em jejum com água e saio pra malhar as 6h… não tomo cafe da manhã, fico até as 07:30 quando retorno devo tomar de novo? Ou tomar café da manha?

    Obrigada.

    ———–

    Leia este artigo, irá abrir sua mente para o fato de sua primeira refeição ser também o seu pré-treino: https://dicasdemusculacao.org/quando-seu-pre-treino-e-sua-primeira-refeicao-o-que-se-deve-comer/

  116. Roberto disse:

    Olá Marcelo,
    Minha rotina se resume em acordar 05:00hs da manha, para ir trabalhar, chego em casa por volta das 19:30hs, onde treino em casa;
    Inicio logo meu treino, como uma fruta antes, apos o treino faço uma alimentação solida, pois estou com muita fome, e cerca de 30 min após , tomo um whey protein com dextro e durmo 1 hora depois;
    Sei que possa estar errado, mas é o que consigo me adaptar;
    Gostaria de sua opiniao e alguma sugestão.

    Abraço!

    Com certeza, você JAMAIS vai ter ganhos com isso.

    Peço que leia o seguinte artigo:

    https://dicasdemusculacao.org/o-que-comer-antes-do-treino-de-musculacao/

    E esse também:

    https://dicasdemusculacao.org/o-que-comer-apos-o-treino-de-musculacao/

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  117. Bruno disse:

    Olá, tenho a seguinte duvida. Almoço as 13h e vou malhar as 14h, termino o treino as 15.10h , chego em casa e tomo o whey+malto as 15.30h , tem algum problema?

    Por que não levar para a academia o shake?

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  118. Luiza disse:

    Olá, também tenho essa duvida. Vou malhar as 10:40, termino 11:50, almoço 12:20 exatamente pois tenho que ir pro meu estágio. Que horas tomo o Whey para ter benefícios?

    ————

    Um bom horário é após o treino. Porém teria de dar um intervalo um pouco maior para o almoço, ou então terminar o treino um pouco mais cedo.

  119. Renata disse:

    Boa noite,

    Eu malho de no meu horário de almoço 11:40 à 12:30 exatamente almoço 12:45 e volto pro trabalho 13:00 que horas tomo whey pode ser antes de malhar?

    Após um treino.
    Durante o trabalho, pode ser interessante adicionar um segundo e talvez um terceiro shake antes de uma refeição sólida.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  120. Ander disse:

    Estou tomando 3w as 7h da manha e no pré-treino e no pós-treino. Seria correto?

    ———–

    Esta bastante errado! Principalmente o pré-treino. Leia este artigo, irá lhe ajudar: https://dicasdemusculacao.org/alimentacao-antes-do-treino-de-musculacao/

  121. Fabiana disse:

    Amigo tenho uma duvida!
    Meu objetivo é ganhar massa magra, o malto é tomado durante os treinos ou pós treino junto com Whey? Como posso fazer a associação do whey e bcaa. Pode me ajudar meu treino é na parte da manha, quais os melhores horários para tomar o whey e como posso associa-lo ao malto e bcaa?
    Obrigado!

    ————-

    Todas as respostas irão depender de suas necessidades individuais. Porém bons protocolos de uso são: BCAA antes do treino, Whey + Malto + BCAA no pós-treino.

  122. Douglas andrade disse:

    Amigo, por favor!!! Preciso de ajuda, já estou tomando whey protein a 2 dias, o cara que me vendeu disse que era pra mim tomar apos o treino quando desse 40 minutos, e a minha fidelidade era perde gordura pois estou acima do peso, estou malhando na parte da tarde, mais irei malhar a noite, sendo que perguntei ao personal um vitamina que pudesse substituir o jantar ele me disse para comprar o whey protein, só que estou comendo muita folhas…alface, couve flor etc… Com duas colheres de sopa de arroz, quando vou dormi eu tomo o Whey protein, isso ta certo? E o vendedor conseguiu me empurrar um tal de Black Burn, para diminuir a gordura, tomo ele de manha um comprimido e mais um depois de 30 minutos de treino, o que fazer?

    ————-

    Já que você me considera um amigo, vou te dar um conselho de amigo. PROCURE UM PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO. O modo de uso dos suplementos esta errado e sua dieta esta bastante deficiente.

  123. Felipe disse:

    Amigo tenho uma dúvida! Eu estou tomando o Whey protein sabor baunilha e agora comprei Malto sabor natural. Como faço pra tomar os dois juntos? Posso tomar o malto com suco antes do treino, e tomar o Whein Protein com água após o treino? Eu queria tomar os 2 juntos porém o gosto fica bastante ruim. Por isso quero saber, posso tomar o Malto com suco antes do treino e o Whey com água depois do treino?

    ————–

    Particularmente, não recomendo o uso de malto antes do treino. Em meu caso, acontece altos picos glicêmicos e acabo por desmaiar no treino. Eu usaria tudo no pós-treino.

  124. jordania disse:

    Malho 3 vezes por semana tomo Whey Iso V3 ao acorda e depois da musculação. esta certo? Devo tomar todos os dias, mesmo nos dias que não malho? Tomado whey posso continuar tomando cerveja de vez em enquanto?

    —————

    Errado não esta, agora certo é muito relativo, pois isso depende de alguns fatores. Eu não recomendo o uso de álcool, principalmente quando se suplementa buscando alto rendimento.

  125. jailma mota disse:

    Olá! Estou tomando whey 5w e bcaa da integral medica, sendo que tomo 2 capsulas de bcaa antes do treino e 2 após, e depois o whey com aguá. Quero aumentar minha massa muscular magra e queimar gordura. Comprei esse whey por ter baixo carbo, mais pelos comentários é bom combinar o whey com dextrose, só que a destrose tem quantidade de carbo muito grande… Por favor me ajude…..

    ———–

    Minha querida, o uso ou não do malto irá depender de suas necessidade individuais. Não é “lei” usar o malto no pós-treino junto de Whey e etc.

  126. pamela disse:

    Bom dia !!! Comecei a malhar com personal tem uns 2 meses, faco musculação 3 vezes na semana e aulas de GAP 2 vezes por semana, optei em tomar Whey isolado, com água, gostaria de saber se pós-treino esta certo e mais ou menos com quanto tempo verei resultado. Ah, faco uma alimentação balanceada. E se eu tomasse o bcaa antes seria melhor?

    ————

    Tempo é algo bem relativo, pois varia de pessoa a pessoa. Uso de suplementos irá depender de sua necessidade, porém o uso do Whey Protein Isolado no pós-treino é algo bastante interessante.

  127. Anderson Alves disse:

    Bom Dia, quero saber +ou- o quanto de aguá eu boto para usar o whey? pós-treino!

    ————-

    Mais ou menos 250ml de água, esta de bom tamanho.

  128. Pamela Yokota disse:

    Olá,tenho 1,58 de altura e 51kg,sou magra mas tenho bastante gordura localizada no abdomen,no momento faço exercícios+dieta. Para perder minha barriga completamente teria que perder uns 4kg daí ficaria muita magra se tomar whey podera me ajudar a manter ou aumentar a massa magra?qual a maneira mas eficaz para tomar?desde já agradeço!

    —-

    Depende das necessidades individuais. Para tanto, a melhor forma é buscando um nutricionista para que, através de uma avaliação ele possa definir as melhores diretrizes para seus objetivos, atendendo também suas necessidades individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  129. Ruberlan disse:

    To malhando na hora do almoço (11 à 12:30 +ou-), se eu almoçar e depois de uns 40 min tomar whey tem algum problema? Ou como seria bom se eu tomasse? Valew

    ————–

    Seria o contrário né? Você usa o Whey no pós-treino e depois de 40 minutos almoçar. Não vejo problemas.

  130. sidnei alves disse:

    Entre o treino tomo dextrose, pós-treino whey iso(55 gramas de pro), misturo junto com o whey 2 colheres de soja, o que voces achan? obrigado

    —————

    Tire a soja do pós-treino e use apenas Whey + Dextrose (misturados). Pronto, simples, eficaz e prático.

  131. Frankson renato disse:

    eu já tomo creatina pela manha, mais estou com duvida em relacao ao uso do whey… eu malho à noite, eu posso tomar o WHEY, 2 horas depois da janta???

    É seu pós-treino? Se sim, não vejo problemas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  132. JADYSON disse:

    Amigo devo tomar quantas porçoes de whey no pos treino?

    ————

    Irá depender das necessidades de complemento de sua dieta. Não há um número exato.

  133. marcelo disse:

    É tanta opnião que chega a dar um nó na cuca haha. Malho a noite e tomo whey bcaa e dextrose da seguinte maneira: antes dos exercicios tomo uma capsula de bcaa, durante tbm tomo outra de bcaa e apos tomo outra de bcaa e faço um shake com agua gelada de dextrose com whey e so. Pela manha preciso tomar whey (ja que ao acordar meu corpo vai precisar de proteina e posso perder o que meu corpo tem armazenado) ? E durante o dia o que tomo, ou so preciso me alimentar de 3 em 3 hras pra manter o organismo trabalhando? Vlw conheci o site agora e to curtindo pakas, é isso.

    ——-

    A quantidade de BCAA, Whey e qualquer outro produto depende de diversos fatores e o seu uso também. O uso comum é realmente no pós-treino, da maneira que você usar (exceto o BCAA, se usa antes e após, fim). Já o uso pela manhã, irá depender de como é sua alimentação antes de dormir, e como esta a recepção ao acordar. Isso só pode der melhor feito com analise em suas necessidades.

  134. Pamela Oliva disse:

    Ola,
    Começei a treinar faz pouco tempo meu objetivo e perda de gordura localizada, estou tomando whey pós treino será que ele já vai auxiliar no meu objetivo? Tem algum problema tomar junto um termogenico?

    ————

    Só o uso do Whey não irá auxiliar não, precisa ter uma dieta que seja voltada a este objetivo. Aliar um termogênico é uma opção, porém deve ser analisado junto a um nutricionista.

  135. Sheyenne disse:

    Olá, eu treino todos os dias as 18:30 e comprei o whey Syntha 6, gostaria de saber qual melhor horario pra tomar, de manhã ou após o treino?

    Depende das necessidades individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  136. Luciano Piccoli disse:

    No site ‘bodybuilding.com’ é possível fazer download de um Guia da Proteína elaborado pela ON.
    Nele é possível verificar uma tabela comparativa de todos os tipos de proteína fabricadas pela ON.
    Um dos itens apresentados é o melhor horário para consumo, e do WHEY informa que seria ao acordar. Pelo menos foi isso que entendi como “Protein Timing: First Thing In The Morning”.
    Seria isso mesmo? Ou depende muito do objetivo?
    Obrigado.

    Lembre-se que marketing não é ciência. Entretanto, a depender do caso, pode ser conveniente sim.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  137. Jailton disse:

    Gostei muito, muito do assunto agora vou de forma correta e a forma correta de tomar whey protein

  138. Vitor disse:

    Sempre leio artigos de musculação, suplementos em geral, e sempre usei whey com dextrose no pós treino.

    Meu nutricionista disse que não precisa usar nenhum carboidrato de alto IG, e posso ingerir sólidos numa boa que não interfere.

    Procurei contestar, ele disse que no caso da creatina sim, mais no whey não é preciso a ingestão de carboidrato e posso me alimentar sem precisar aguardar 1 hora apos a ingestão do mesmo.

    Qual está certo? se precisar, coloco minha dieta.

    abração

    —————–

    Ele não esta errado. Não é errado usar Whey sem carbo de alto IG no pós, porém se possível é sempre aconselhado o uso. Pós-treino sólido também não é errado, vamos supor que você não tenha dinheiro pro Whey, não irá ter ganhos por isso? Claro que não, sabendo organizar TODA a dieta, um pós-solido também é super válido.

    Quanto a alimentação logo após ingestão do Whey, eu já não sou muito a favor, pois dependendo do que for, você perde a propriedade de rápida absorção do suplemento (e digo não é instantânea como muitos pensam).

  139. leda disse:

    Minha nutricionista recomendou tomas a pós os treinos, com suco de laranja. Objetivo ganhar massa magra.
    Att.
    Leda

    —————

    Prefiro que seja tomado com água ou com carbo de alto IG. O suco pode atrapalhar um pouco na absorção.

  140. vanessa rech disse:

    Eu vou para academia no horário do almoço, termino o treino e já tomo whey, mas logo em seguida tenho que almoçar pois não tenho mais tempo, como posso fazer? Está errado?

    ————–

    Logo em seguida, quanto tempo? Sem dar pausa? Se for assim, é melhor então que melhore a qualidade do seu almoço e use o Whey em outro período.

  141. ciel disse:

    Só tomando o whey protein apos teino posso ganhar massa muscular.

    ————

    Pode ganhar até sem o Whey… O que irá definir o uso do Whey ou não são suas necessidades e individualidades.

  142. Wanderson Costa disse:

    Minha duvida é a seguinte, eu treino no meu horário de almoço e logo após o treino eu almoço para voltar pro serviço, no meu caso o ideal seria consumir o Whey após o treino e em seguida almoçar, ou consumir o Whey quando for dormir? Obrigado.

    ————-

    Teria de ser analisado e visto. No caso o Whey no pós-treino é um excelente horário, porém a comida sólida seria colocada 40 minutos depois e pelo jeito você não tem este tempo todo… Comer logo após o uso do Whey não é tão válido assim, no caso manter só o comida se torna mais válido. Resumindo, só vendo seu caso especificamente.

  143. Laryssa disse:

    olá, o malto pode ser misturado com o whey pós treino??Obrigada

    ————

    Pode sim e é uma excelente combinação.

  144. Otavio disse:

    Quero começar a malhar, tenho 62Kg e quero ganhar massa, se eu comprar o whey vou tomar com um lanche antes do treino e depois do treino vou para a casa jantar. Esta certo esse ritmo?

    ———

    Whey é complemento protéico, não existe o certo ou o errado para ele, tudo irá depender de como sua dieta for estruturada.

  145. Leonardo disse:

    Como foi falado da caseina acima, indicando-a como proteína a ser ingerida antes do sono noturno, por conta de sua lenta absorvição, gostaria de saber se esta caseína poderia ser substituida pela ABULMINA sem maiores problemas?

    ———–

    Se não tiver dinheiro para a caseína, a albumina já é um bom suplemento para se usar antes de dormir. Use-a com uma aveia, por exemplo, para deixar a absorção ainda mais lenta.

  146. Larissa disse:

    Olá, adorei tirei muitas duvidas, incluisive sobre tomar whey com malto, só queria saber se é certo tomar o malto antes do treino, ou o malto juntamente com whey pós treino?

    Depende das necessidades individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  147. Larissa disse:

    Eu tomava whey antes e após o treino, mas me falaram que só se deve tomar após o treino, está correto ?
    E eu consumo apenas com agua. Com o leite deixa a absorção mais lenta né ?

    Se eu tomar antes de dormir, está errado?

    ———–

    Antes do treino e antes de dormir não estão errados, irá depender de suas necessidades individuais. Eu prefiro antes de dormir o uso de caseina, pois tem a absorção mais lenta durante todo o descanso.

  148. Monique disse:

    Olá, bastante interessante isso!!! Eu gostaria que vc me indicasse um suplemento termogênico, para me ajudar a queimar gordura localizada, não sou gorda, mas essa gordura localizada não me deixa, eu dei um olhada e existem uns que é em pó, líquido e/ou cápsula, mas particularmente prefiro pó, vc me indica uma boa? Aquela tal de probiótica é boa? Aguardo sua resposta! Obrigada =)

    O melhor para queimar gordura é dieta, treinamento e descanso sinergicamente corretos e adequados a você. No caso de recomendações, buscar auxílio profissional para definir qual pode ser o melhor produto para você é a solução, também.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  149. Giselly disse:

    Excelente artigo! Adorei.

  150. Thiago disse:

    Muito bommm o topico ….Comecei a tomar Whey a pouco tempo e sempre temos duvidas.
    Malho pela manhã (6h) e tomo como pos-treino com agua e Dextrose. e A noite apos o JiuJitsu vinha tomando com Leite semidesnatado e s/ dextrose? algo errado ?
    E quanto a adição de Aveia, algo contra?

    ———–

    Tomar com leite nem é tão problemático, eu não gosto, pois irá diminuir o tempo de absorção do Whey. Mas com Aveia, irá diminuir MUITO o tempo de absorção, só é válido se você não usa o Whey como fonte de proteína rápida.

  151. Gabriela disse:

    Olá… Eu tomo Whey Protein .com leite integral, uma medida antes do treino e pós o treino, ta correto? E gostaria de saber também qual a melhor maneira a ser tomado!

    Objetivo obter massa corporal.

    ———

    Sobre o horário de uso, irá depender de suas necessidades individuais. E no pós-treino o mais indicado é que você use água, pois assim facilitaria a absorção do Whey, se possível com um carbo de alto IG (malto Waxy Maize), melhorando ainda mais a absorção.

  152. Jacson disse:

    Tomo Whei quando acordo e após o treino, é correto? posso tomar whei com malto dextrina?

    teria um para indicar, eu tomo o Pro mass 15000 é bom?

    Meu objetivo e massa muscular

    Valeu.

    ———

    Correto é, porém precisamos saber se esta é a sua necessidade real. Quanto a massa, é um bom produto.

  153. Carolina disse:

    Tomo o whey protein por recomendação de nutricionista, todos os dias às 15h00 (como lanche da tarde) e nos pós treinos 3 X semana, à noite. O que vc acha dessa dosagem às 15h00? Obrigada…

    ———–

    É complicado de opinar, pois não sei o motivo que levou o nutricionista a receitar desta forma, não sei suas necessidades, como esta baseada sua dieta, suas individualides e tudo mais. Se você confia no seu profissional, use sem medo, não há problemas, basta ter uma principio por trás do uso.

  154. richard disse:

    qual o problema em tomar com o leite desnatado?

    Não há problema, entretanto, para indivíduos com alguma alergia à caseína, intolerância à lactose ou alguma restrição ao leite, a ingestão do mesmo pode fazer extremamente mal.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  155. Daniel disse:

    amigo pretendo tomar whey protein isolado + bcaa como tomo esses suplementos apos ou antes do treino ?

    Pode ser usado antes e/ou depois, de acordo com as necessidades individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  156. Diego disse:

    Eu treino a tarde e quando volto tomo meu Whey, logo depois vou direto para um curso com uma garrafinha de Whey pra tomar no intervalo. Tá certo isso??

    ———

    Não! No curso, seria melhor que você ingerisse alimentação sólida, como atum, peito de frango, e um carboidrato mais completo. Talvez um shake de Leite, Albumina, Banana e Aveia, seja melhor do que este whey.

  157. viviane disse:

    Eu malho a noite, chego em casa tomo eu whey isolado batido com ades original, depois não como mais nada, faço umas coisas e vou dormir… Só que ás vezes vou dormir com fome, o q eu faço? Janto após o whey? Meu objetivo é ganhar massa magra, pegar corpo.

    ——-

    Claro! Deve-se comer alimentação sólida cerca de 40~60 minutos após o uso do Whey. E não tome o Whey junto de ADES, pois o suco contém frutose, soja… Só irá atrapalhar na absorção de seu Whey. Use ÁGUA!

  158. richard disse:

    pode tomar no pos treino whey e malto, com leite desnatado.?

    ———

    Não, use apenas água gelada!

  159. matheus disse:

    Muito boa as informações mas tenho uma dúvida, é melhor tomar whey aproximadamente 25 minutos antes do treino ou após o treino ?
    Obrigado

    ———-

    Depende das necessidades de cada um! Porém no pós-treino é “tido” como uma “lei” do esporte. Entre as duas opções vale no pós. Mas como eu disse deve ser avaliado a sua necessidade.

  160. achelley disse:

    ficaria legal com por exemplo dextrose? no pós?

    —-

    É uma ótima opção!

  161. Felipe disse:

    E tomar sem a dextrose ou a malto. Só a Whey Isolada, por exemplo.
    Faz realmente alguma diferença significativa?

    ——–

    Depende dos objetivos, da individualidade, enfim, prefiro usar no pós-treino com auxilio de um carbo de alto IG.

  162. Tonny Douglas disse:

    Ótimo Artigo… Whey…50g pós treino com 80g de malto…

  163. Ricardo Rocha disse:

    Olá, primeiramente parabéns pelo artigo. Muito interessante e extremamente informativo. Diante disso gostaria de esclarecer uma dúvida. Sempre tomo o meu whey após o treino na medida recomendada pelo fabricante, no meu caso, tomo o Syntha-6, um scop por dia. Entretanto, para que este suplemento ganhe um pouco de consistência e me permita ficar pelo menos pelas próximas 3 horas sem comer, costumo adicionar meio scop, equivalente a duas colheres de sopa, de um shake diet, no caso o magri diet. Gostaria de saber se há alguma contra indicação em fazer essa adição, principalmente porque também estou treinando para queimar gordura e ganhar apenas massa seca. Desde já agradeço a atenção.
    Atenciosamente.

    ——–

    A mistura você faz com o Whey ou com o Syntha-6? Se for com o Whey, realmente não é a melhor opção… Se for com o Syntha-6, já não tem tanto problema. No mais, recomendo o uso do Syntha-6 ao acordar e antes de dormir.

  164. Ricardo Castro disse:

    Eu trabalho em academia, e realmente ouvimos muitas besteiras, tanto em relação a alimentação quanto nos treinos. valeu Marcelo

  165. silvia pacheco disse:

    costumo tomar wey protein 2 x ao dia, sendo 2 medidas apos trino e 2 medidas antes de dormir!! esta correto? abraços

    ——–

    Antes de dormir nem tanto. Prefira proteínas de lenta absorção nesta hora do dia, no estilo da Caseína.

  166. Luciano Piccoli disse:

    Ótimo tópico. Complementa as informações que geralmente possuímos sobre a forma correta de consumir o whey. Dessa forma sabemos como tomar e como não tomar. Parabéns.

  167. Rubens Munhoz disse:

    Muito legal o artigo!

    Parabéns pelo site!

    Equipe TREINOS ACADEMIA

Deixe o seu comentário!