Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeSuplementosMultivitamínicosZinco: Um poderoso mineral que auxilia na saúde do corpo e da mente!

Zinco: Um poderoso mineral que auxilia na saúde do corpo e da mente!

Conheça mais sobre o Zinco e saiba porque ele é um dos principais nutrientes que promovem uma melhor qualidade de vida. Aprenda quais são as quantidades necessárias para cada tipo de pessoa, onde encontrar os suplementos e MUITO MAIS.

zinco-capa


Existe uma enorme quantidade de vitaminas e minerais que garantem uma saúde de ferro. O zinco é um dos principais dessa lista. Esse poderoso mineral é essencial para você ter uma vida muito mais ativa e com uma maior imunidade à vírus e bactérias. Dessa forma, as chances de você ficar de cama são muito menores.

whey protein growth supplements

O zinco tem tem ações semelhantes as da Vitamina C, por isso é tão recomendado para o aumento do sistema imunológico, além de ter outros tantos benefícios, como prevenir o envelhecimento precoce, atuar na manutenção do sistema nervoso, melhores as funções cognitivas e muitos outros.

Mas, afinal, o que será que a falta desse mineral no organismo pode gerar? A resposta é: sérios problemas de saúde que podem ser evitados com uma alimentação adequada e rica em zinco e em outros minerais, ou através da suplementação. Quer saber quais problemas são esses? Continue a leitura e saiba ainda mais.

Vamos nessa?

O que é?

O zinco é um dos minerais mais importantes para os seres humanos e deve ser ingerido todos os dias. Ele está presente em todas as nossas células e a falta dele no organismo pode dar espaço a muitas doenças.

Uma má alimentação pode ocasionar uma carência de zinco no organismo, por isso, é sempre recomendável que indivíduos incluam na alimentação, alimentos que são fontes de zinco, tais como: ovos, brócolis, carne bovina, entre outros.

Além da alimentação, existem outros fatores que geram a falta de zinco no organismo, como o alcoolismo, diabetes, gravidez, amamentação, velhice, entre outros. Quando se tem um fluxo urinário muito grande, esse mineral também pode estar sendo expulsado de maneira exagerada, além disso, uma má absorção do intestino pode ocasionar a falta de zinco.

Para que serve?

O zinco está ligado a diversas funções que contribuem para que tenhamos uma vida mais saudável. Um exemplo disso é que ele tem funções semelhantes as da Vitamina C. Assim como ela, o zinco aumenta o nosso sistema imunológico, nos deixando menos vulneráveis à vírus, bactérias, e outros agentes que possam prejudicar a nossa saúde.

O zinco aumenta a imunidade

Esse mineral também é um grande aliado das funções cerebrais e a falta de nutrientes, principalmente o zinco, pode levar o indivíduo a desenvolver Déficit de Atenção, memória prejudicada e até mesmo depressão.

Além disso, o zinco é capaz de potencializar a saúde sexual e tratar da falta de fertilidade de homens e mulheres. Outros tantos benefícios que o zinco promove para saúde nós veremos a seguir.

Quais os benefícios do zinco?

O zinco é um dos mais poderosos minerais presentes no organismo e se torna eficaz, tanto para a saúde do corpo, quanto para a saúde mental. Entre os principais benefícios do zinco, podemos destacar:

• Previne doenças cardiovasculares

Os vasos sanguíneos são revestidos por um tecido chamado endotélio. Uma quantidade adequada de zinco garante um bom funcionamento das células presentes no endotélio. Com isso, o risco de inflamações e acúmulo de colesterol LDL (ruim) são reduzidos.

• Previne o envelhecimento precoce

Por ser também um excelente antioxidante, o zinco atua eliminando a presença de moléculas que envelhecem as células, os chamados radicais livres. Dessa forma, o zinco combate o envelhecimento antes da hora.

whey protein growth supplements

• Melhora do sistema nervoso

No sistema nervoso, o zinco trabalha fazendo a síntese de gorduras e outros nutrientes que revestem as células nervosas. Assim o zinco se torna eficaz no bom funcionamento dos neurônios.

• Previne diversos tipos de doenças

O zinco é um mineral muito poderoso no auxílio para uma boa reprodução das células do nosso corpo. Dessa forma, todas as funções do corpo serão beneficiadas e com isso o risco de doenças, como câncer, e outras tantas doenças crônicas são reduzidos.

• Reduz o risco de diabetes

Uma das principais causas da diabetes é a resistência do organismo à insulina. O zinco age combatendo essa resistência, reduzindo o risco de desenvolver a doença e ajudando no tratamento de quem já tem ela. Contudo, esse mineral apenas é agregador, sendo necessário mais do que apenas um mineral para tratar dessa doença.

Outros, e não menos importantes, benefícios do zinco no nosso organismo são:

  • Bom desenvolvimento das crianças;
  • Melhor funcionamento do metabolismo;
  • Prevenção do Alzheimer;
  • Evita a queda de cabelo;
  • Estimula a absorção de nutrientes;
  • Melhora o funcionamento da tireoide;
  • Entre outros.

Viu como é importante a presença desse nutriente no seu organismo? Além dos diversos alimentos ricos em zinco, dos quais listaremos mais adiante, existem os suplementos que também promovem esses benefícios. Leia mais sobre o zinco e veja também o que a falta desse mineral tão importante pode causar.

O que a carência de zinco pode ocasionar?

Um dado divulgado pela Organização Mundial de Saúde mostra que cerca de 30% da população sofre com a falta de zinco e há aqueles perfis que mais se encaixam nessa estatística, que são: mulheres, que amamentam ou não, idosos e crianças.

Sendo assim, é essencial que todos façam a ingestão diária e adequada desse mineral para evitar os seguintes sintomas:

  • Imunidade baixa;
  • Funções cognitivas prejudicadas;
  • Infecções bacterianas;
  • Queda de cabelo;
  • Perda do apetite;
  • Falta de energia;
  • Alergias;
  • Problemas intestinais;
  • Entre outros.

Carência de zinco no organismo pode ser bastante prejudicial para a saúde

Uma das maneiras de saber se há uma falta desse mineral em seu organismo é acordar depois de uma boa noite de sono e ainda assim se sentir cansado ou com falta de disposição. Contudo, a forma mais recomendada de saber os níveis de desse mineral é fazendo um exame de sangue.

Quantidade necessária

Existem alguns fatores que vão implicar na quantidade de zinco considerada necessária, tais como idade, sexo e se a mulher está grávida ou em fase de amamentação. Sabe-se que a gestação e amamentação são algumas das causas de deficiência desse nutriente, sendo assim, a quantidade indicada para esses perfis se torna maior.

Um homem adulto, saudável e em seu peso normal pode ingerir até cerca de 15 mg ao dia. As mulheres adultas e saudáveis devem ingerir um pouco menos, cerca de 12 mg ao dia. Já para as mulheres grávidas e que amamentam esse número pode aumentar para 15 mg.

Com o passar do tempo a quantidade recomendada desse mineral pode aumentar, principalmente na terceira idade. Nesses casos, o mais recomendado é procurar um médico para saber qual a quantidade necessária de acordo com as suas individualidades.

bcaa growth supplements

Efeitos colaterais

Como vimos, o zinco é muito importante para a saúde do nosso corpo. Mas tudo em excesso pode trazer problemas e no caso desse mineral não é diferente. Há alguns efeitos colaterais que a ingestão excessiva ocasiona, entre eles podemos citar:

  • Diarreia;
  • Dor de estômago;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Dores de cabeça.

Além disso, o exagero pode acarretar em uma má absorção de outros nutrientes tão importantes quanto ele, como ferro e cobre.

As pessoas que têm hipersensibilidade à substâncias ativas nos suplementos de zinco, como sulfato de zinco ou a qualquer outro componente desse mineral devem evitar fazer o consumo de tais suplementos. Se esse for o seu caso, procure um médio para obter as devidas orientações.

O zinco serve para emagrecer?

A resposta é sim! Primeiramente, é bom deixar claro que os alimentos ou suplementos quem contém zinco não são exclusivos para essa função, para isso existem outros suplementos mais eficazes, como os termogênicos. Mas de qualquer forma, esse mineral ajuda no processo de perda de peso.

Ele é bastante eficaz no controle do apetite, isso porque regula o processo de produção e eliminação de um hormônio chamado leptina. Esse hormônio é responsável por controlar a nossa fome e fazer o armazenamento suficiente de gorduras. Assim, o indivíduo irá ter menos apetite e assim evitar comer coisas não saudáveis e que poderão dificultar o emagrecimento.

Zinco ajuda no emagrecimento

Mas não é só nisso que ele contribui para o emagrecimento, ele também atua na manutenção do metabolismo. Com o poder de absorver de forma muito mais precisa as gorduras e os carboidratos. Dessa forma, o zinco se torna um poderoso aliado para quem luta contra a balança.

Além disso, ele atua na diminuição da produção de insulina, uma vez que esse hormônio pode promover um maior acúmulo de gordura.

Qual a importância do zinco para o praticante de musculação?

O zinco pode ser utilizado no um pós-treino, uma vez que esse mineral garante uma melhor reprodução e manutenção das células que foram danificadas pelos treinos. Dessa forma esse mineral age diretamente na recuperação muscular, estimulando assim uma melhor hipertrofia.

Além disso, uma quantidade adequada desse mineral no organismo gera um aumento nos níveis de testosterona. Sabemos que esse hormônio é fundamental no processo de ganho de massa muscular.

Alimentos ricos em zinco

A grande maioria da população ingere as suas quantidades diárias de zinco através da alimentação e não por meio de suplementos. Para isso, existe uma enorme variedade de alimentos que são fontes desse mineral.

Preparamos uma super lista com 15 alimentos que contém zinco e que talvez você tenha em sua casa.

  • whey protein growth supplements
    Feijão (100g) – 3 mg de zinco;
  • Frango (100g) – 3,2 mg de zinco;
  • Carne bovina (100g) – 5,5 mg de zinco;
  • Iogurte (200ml) – 1,5 mg de zinco;
  • Amendoim (70g) – 3 mg de zinco;
  • Sementes de abóbora (60g) – 4,3 mg de zinco;
  • Sementes de linhaça (100g) 5 mg de zinco;
  • Camarão (100g) – 1,34 mg de zinco;
  • leite (200ml) 0,90 mg de zinco;
  • Peru (100g) – 4,5 mg de zinco;
  • Amêndoas (80g) – 4 mg de zinco;
  • Gema de ovo (100g) – 5 mg de zinco;
  • Espinafre (100g) – 0,56 mg de zinco.

Viu como alguns alimentos são bastante acessíveis? Agora não falta mais nada para que você aumente os seus níveis desse poderoso nutriente no sangue e tenha uma melhor qualidade de vida.

Suplementos de zinco

Os suplementos de zinco são mais indicados para quem não consegue ingerir uma quantidade adequada desse mineral apenas na alimentação. Esse é o caso dos vegetarianos e veganos que, muitas vezes, não planejam suas dietas antes de aderirem a esse estilo de vida e acabam sofrendo os efeitos da falta desse e de outros nutrientes.

Contudo, há também as pessoas com tendências maiores de perda de zinco e precisam também fazer a reposição através dos suplementos, que são: idosos, mulheres grávidas e em fase de amamentação, ou até mesmo os indivíduos que possuam algum tipo de doença que prejudique a absorção desse mineral.

Os suplementos são vendidos normalmente em drogarias, farmácias de manipulação, lojas de suplementos, ou até mesmo em sites especializados em suplementação esportiva. Geralmente você irá encontrar suplementos de Zinco com 120 cápsulas de 15 mg por o valor de R$ 42,57.

Suplementos de zinco

Diferença entre Zinco e Zinco Quelato

O zinco quelato, ou quelado, é diferente dos outros suplementos de zinco que já estamos acostumados a ver. Isso porque em sua composição pertencem outros componentes que facilitam a absorção de zinco e até de outros nutrientes pelo organismo. Esse tipo de suplemento é mais comum se ser ingerido por pessoas com maior deficiência desse mineral.

A diferença é que o zinco quelato é produzido em laboratório, só que ele é feito a partir do zinco comum. É como se ele “imitasse” o zinco vindo de alimentos naturais. Esse é um dos principais motivos do suplemento de zinco quelato ser mais caro.

Conclusão

Vimos a importância que o zinco tem na nossa vida e não é atoa que ele é considerado um dos minerais mais poderosos que existem. Dessa forma, a presença dele em sua alimentação se torna indispensável. Veja quais os alimentos que são fontes desse mineral e consuma-os, de preferência, todos os dias.

O excesso de cansaço, a baixa imunidade e até mesmo a queda de cabelo podem ser sinais de uma deficiência de desse importante nutriente no seu organismo, e caso não haja uma reposição adequada, podem surgir problemas ainda mais sérios.

Aproveite a lista de alimentos que preparamos, ou se preferir, faça o uso dos suplementos que também irão lhe proporcionar uma melhor qualidade de vida. Opte por uma marca de qualidade e veja sempre as procedências do produto e do vendedor.

Boa suplementação!

Referências:

http://www.redalyc.org/pdf/260/26019329014.pdf

http://www.icz.org.br/zinco-saude.php

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/02/110216_zinco_resfriado_rp

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3407988/

http://www.scielo.br/pdf/rpp/v28n3/12.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732004000100009

whey protein growth supplements nova versao

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção

Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

Deixe o seu comentário!