Os antebraços são constituídos por músculos extremamente importantes para a funcionalidade dos braços e por ossos com função tão importante quanto.

Porém, como não é possível treinar ossos, vamos dar um enfoque maior aos músculos.
Essa parte do copo é responsável por manter e por abranger os músculos flexores e extensores do corpo. Além disso, é responsável por ajudar nos movimentos de supinação e pronação que são indispensáveis não só para a musculação, mas para qualquer atividade do dia-a-dia.
Mas além de toda a funcionalidade, os antebraços ainda conferem um aspecto estético belo aos braços como um todo. É, por exemplo, muito estranho e feio braços (refiro-me a bíceps e tríceps) enormes sem um bom acompanhamento do braquioradial e dos outros músculos como os pronadores do antebraço proporcionalmente grandes.
E é justamente na hora de treinar esses grupamentos, que muitos possuem dúvidas. Aliás, alguns possuem dúvidas não só quanto aos métodos de treinamento, mas quanto a possível ineficácia de treinos específicos para os antebraços.
É óbvio que os antebraços são muito melhor trabalhados através de outros exercícios como roscas direta, martelo ou alternada. Até mesmo o banco Scott faz um bom trabalho para os antebraços. E é óbvio que grande parte da hipertrofia adquirida nessa região é resultado desse tipo de trabalho mais composto ou em que os antebraços são apenas músculos sinergistas.
Algumas pessoas, inclusive, costumam acreditar que não há necessidade de trabalhos específicos, uma vez que o recrutamento torna-se mais eficaz aos tendões e alguns outros ligamentos. E, devo dizer que concordo com isto.
Para hipertrofia em si, é muito mais conveniente que roscas sejam realizadas de maneira muito mais pesada e com isso, já trabalha-se suficientemente os antebraços. Todavia, muitas dessas roscas voltadas para hipertrofia não atingem alguns ligamentos e tendões que podem e devem ser fortalecidos com exercícios específicos como flexão do punho. Acima de hipertrofia, devemos lembrar que sem ligamentos fortes é muito mais fácil ter uma lesão ou ter o desempenho nos exercícios grandes prejudicados.

Por fim, é importante lembrar que a parte do dorso do antebraço é muito menos requisitada em questão de hipertrofia (salvo sob pegadas para encolhimentos, por exemplo) do que a parte anterior. Neste caso, é válido que se realize um exercício para tal, como rosca inversa, ou até mesmo a rosca martelo que já enfatiza muito bem o braquiorradial.
Conclusão:
Os treinos de antebraços contribuem muito mais para fortalecimento de ligamentos do que para qualquer tipo de hipertrofia. Porém, esse tipo de treinamento não deve ser negligenciado na medida em que o corpo necessita de exercícios auxiliares, isolados e que fazem este tipo de trabalho, especificamente.
Bons treinos!
Marcelo
Gostaria sua opiniao e sugestao sobre meu treinamento de braços.
Treino de braços ( segunda feira ) :
1-Rosca direta ( barra plana ) 1.1 8 R x 33 Kg
1.2 – 8 R x 34 Kg , 1.3 8 R x 35 Kg , 1.4 1R com carga maxima 41,4 Kg , 1.5 1R x 43 Kg
2-Triceps testa 2.1 8Rx 23 Kg , 2.2 8R x 23Kg, 2.3 8Rx 23 Kg
3-Biceps scott 3.1 8Rx 32 Kg, 3.2 8Rx 34 Kg, 3.3 8Rx 35 kg, 3.4 1R x 44 Kg
4-Triceps scott 4.1 8Rx 44kg, 4.2 8Rx 44 Kg, 4.3 8Rx 44 Kg, 4.4 1Rx 52 Kg, 4.5 1R x 54 Kg
5- Rosca ante braço ( ou flexao de punho)
5.1 15 Rx 30 Kg, 5.2 12 R x 37Kg, 5.3 8Rx 42 Kg
6-Rosca inversa de ante braço (flexao inversa punho ) 3 series x 12 R x 13 Kg
TERCA FEIRA ( peitoral, deltoide, trapezio +dorsais costas)
Quarta feira ( PERNAS+ Abdnominais )
QUINTA FEIRA (repetição da segunda BRAÇO)
SEXTA FEIRA (repeticao da TERÇA FEIRA )
SABADO ( PERNAS + abdnominais, repetiçao
Marcelo, aguardo seu comentario, esta muito errado ?
ROGELIO
—
Sim. Totalmente errado! Além do treino estar muito volumoso, você está treinando braços DSDN, o que implica necessariamente em overtraining.
Braços são facilmente levados ao OT, logo, treiná-los 1X na semana é mais do que suficiente.
Gostaria de tirar uma duvida, os músculos do antebraço, assim como as panturrilhas, devem ser treinar com elevadas repetições, exemplo como séries até a falha? ou como os trapézio que eu acredito que devem ter menos repetições porem com cargas extremamente altas?
——
Depende d treino como um todo, da sinergia do mesmo, do tempo de recuperação, do objetivo e, claro, da individualidade biológica. Em suma, não há regra.