• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • Conheça os 07 maiores erros praticados por homens na musculação

    A prática da musculação é uma das mais antigas do mundo, de maneira indireta, o homem sempre teve de usar a força e a ação de seus músculos para garantir sua sobrevivência e, evolutivamente, garantir sua espécie até os dias de hoje.

    Quando se começou a utilizar a musculação como forma de modificação corpórea, e não somente para adquirir força, os homens continuaram no domínio da cena. Poucas ou talvez nenhuma mulher estavam presentes nessas ocasiões e, devido aos caráteres culturalmente conhecidos sobre a musculação, as mulheres tinham aversão ou até mesmo sofriam preconceitos com tal prática.

    Whey Protein

    Atualmente, é claro que a prática de musculação já adentrou ao público feminino e, é claro que nos dias modernos, conseguimos ver que elas estão em grande escala das academias. Porém, de uma forma geral, os homens ainda predominam nos esportes de força.

    Mesmo com a presença predominantemente masculina na musculação, muitas são as dúvidas e muitos são os erros cometidos por esse público, fazendo com que seus resultados sejam totalmente comprometidos e não se consiga chegar ao objetivo desejado.

    Diante disso, neste artigo conheceremos alguns dos principais erros cometidos por homens praticantes de musculação a fim de que você possa corrigi-los, evita-los e se desenvolver melhor.

    1. Negligenciar o treinamento de membros inferiores

    Ora! Convenhamos que agora até virou ‘modinha’ treinar pernas… Mas, mesmo com esse modismo todo, ainda são muitos os homens que NÃO TREINAM PERNAS ou TREINAM DE MANEIRA TOTALMENTE SUBMÁXIMA. As justificativas são sempre as mesmas: “eu não gosto de treinar pernas”, e justificam com “dores no joelho”, “ando de bicicleta”, “jogo futebol”, “não posso usar calças largas porque sou modelo” e assim segue…

    Acontece que, os membros inferiores são tão importantes quanto os membros superiores. Aliás, por mais que homens desejem o típico corpo em triângulo invertido, a proporcionalidade das pernas e panturrilhas devem acompanhar seu tronco.

    As pernas são fundamentais por questões funcionais relacionadas ao seu dia-a-dia, estéticos, mas, principalmente, pela estabilização que promovem em inúmeros exercícios e pelo fortalecimento da região do core trazido por seu treinamento.

    Muitos homens ainda insistem em dizer que treinam membros inferiores, mas, o fazem de maneira totalmente submáxima. Treinam sem vontade… Com cargas pífias e sem aguentar o limiar máximo da dor.

    Se você não treina pernas ou ainda, se está treinando de maneira totalmente submáxima, comece a rever seus conceitos e entenda que o corpo é uma sinergia completa e você não pode quebrar isso! Todos os músculos devem estar igualmente fortalecidos e aptos para realizar um bom trabalho.

    2. Querer ganhar peso rápido demais

    A maioria dos homens que desejam o aumento de massa muscular querem subir rapidamente seu peso, mas usam a balança como referência para isso. Assim, começam a se entupir de calorias, de alimentos de alta densidade energética e de suplementos como hipercalóricos e substitutos de refeições. E, especialmente os “magrinhos” fazem isso.

    Por mais que você queira subir seu peso rápido, se fizer isso dessa forma, conseguirá subir o peso apenas e não a quantidade de massa muscular. A musculatura leva tempo para se desenvolver. Há necessidade de síntese proteica, síntese de glicogênio, entre outros muitos fatores a longo prazo.

    Termogenico

    Não querer dar tempo ao tempo é um dos piores erros cometidos por homens. Entenda que, por mais que você coma muito, treine muito, se esforce muito, há coisas que somente o tempo poderão lhe dar.

    Assim, é importante que você comece ganhando massa muscular aos poucos (um deltoide, por exemplo, tem menos de 500g). Sendo assim, o que você pensaria se estivesse ganhando 10kg em um mês? Será que seu tamanho de deltoides aumentou 20 vezes? Continue sempre sua jornada, sem interrupções e, acima disso, procure sempre observar resultados estéticos e não meramente numéricos.

    3. Fazer aeróbios antes do treino de musculação

    Enquanto as mulheres muitas vezes perdem horas e horas em seus intermináveis aeróbios depois do treino de musculação (o que não é interessante, claro!), os homens normalmente não gostam dessa prática e, querem matar o assunto de cara, aproveitando para dar aquela “leve aquecida” numa corridinha na esteira antes do treino de musculação. E, isso pode parecer algo benéfico e inocente, mas, não é!

    Quando você realiza exercícios aeróbios antes do treino de musculação, você está usando as primeiras reservas energéticas dos músculos, sendo o mecanismo de creatina e o de glicogênio. Assim, quando chegar na hora de praticar musculação onde, de fato, você precisa dessa energia, ela não estará disponível.

    É essencial que você evite ao máximo exercícios aeróbios antes do treinamento com pesos, especialmente se o seu objetivo for o ganho de massa muscular.

    4. Treinar o ego ao invés do corpo

    O ego é especialmente presente em todos nós. Ele tem suas vantagens e não podemos viver sem ele. Porém, quando em excesso, o ego somente tema fazer você perder, inclusive na musculação.

    Enquanto mulheres perdem tempo olhando a roupa da fulana ao lado ou ainda, com bobagens e fofocas (apesar de que existem muitos homens que adoram uma fofoca também!), homens perdem tempo querendo “se mostrar”, querendo fazer seu ego falar mais alto.

    Tenho certeza que você já viu duas pessoas utilizando duas barras de supino uma ao lado da outra e, quando em níveis próximos de desenvolvimento, elas parecem implicitamente querer uma pegar mais peso do que a outra.

    Ou ainda, tenho certeza que você já viu (ou fez) alguém tentando pegar um peso muito mais alto do que suas capacidades físicas para chamar a atenção daquela garota… E o pior é que, muitas vezes por não entender que o indivíduo está “treinando errado” ela começa a achar aquilo “atraente”…

    Termogenico

    A verdade é que, se você treina seu ego, o treino do seu corpo, que é o que realmente interessa, fica comprometido. Na musculação, não podemos ser melhores do que ninguém, pois, não há nada que possamos fazer para intervir no físico do próximo. Porém, somos responsáveis por nossa própria performance e, se não fizermos da melhor maneira possível, não teremos resultados.

    Preze sempre por execuções com a mais perfeita biomecânica possível, preze por repetições as quais utilizem técnicas que possibilitam a redução de carga (drop sets, superslow etc) e, com certeza, você verá seu físico se desenvolver muito mais do que com perdas de tempo querendo “se mostrar” na academia.

    5. Utilizar sempre os mesmos exercícios

    Convenhamos que é muito mais fácil lidar com mulheres na musculação porque elas passam a ter confiança em que as está instruindo e, principalmente, porque elas não têm medo de tentar algo novo, totalmente diferente do que estão fazendo naquele momento.

    Porém, os homens são muito mais difíceis nesse aspecto, pois, eles se tornam céticos ao ponto de acharem de apenas o que eles fazem dá certo. Esse é um típico pensamento daquele rapaz que treina sempre usando os mesmos exercícios. Faz sempre supinos para o peitoral, sempre faz desenvolvimento com halteres para os ombros, sempre coloca as cadeirinhas no treino de pernas e sempre usa o pulldown aberto pela frente no treino de dorsais… Ora, ora, ora…

    Termogenico

    As variações são tão importantes na musculação quanto a luz elétrica é na sua vida, ou seja, é EXTREMAMENTE IMPORTANTE que você varie os exercícios. E, não adianta trazer meras variações como trocar barras por halteres ou colocar um exercício adicional. Você, às vezes, tem de fazer mudanças drásticas. Começar seu treino com exercícios isolados ao invés de compostos, tentar técnicas e sistemas de treino, conhecer exercícios não usuais (porém, sempre com auxílio de um bom profissional) e, de uma maneira geral, inovar em seus treinamentos.

    O corpo se adapta muito fácil a um mesmo estímulo e se você não consegue fazer com que ele tenha de aprender a “lidar novamente” com uma situação, os processos adaptativos não serão graduais e você não irá progredir, correndo o risco, inclusive, de regredir.

    APRENDA >>> Como variar os exercícios básicos da musculação!

    Portanto, não tenha medo: Varie os exercícios!

    6. Querer treinar igual o amigo

    Muitos homens parece que estão indo para uma festa e vão em “turma” treinar. Acontece que, sempre tem um que é metido a espertinho e vai guiar o treino “da galera”… Porém, dentre esses rapazes, sempre tem um com maior força, um com maior resistência etc. Ainda, cada qual tem uma composição corpórea diferente e condições biomecânicas diferentes. O resultado é que eles acabam fazendo um treinamento igual para todos. Porém, “qual o mal nisso?”, você deve estar se perguntando…

    ENTENDA >>> Porque Copiar os Treinos não é uma Boa Dica!

    O mal é que, se a musculação é um esporte individualizado, então, é óbvio que os treinamentos são diferentes para cada um dos indivíduos. Cada qual tem suas necessidades individuais e, com isso, treinamentos iguais para todos não darão certo.

    Além disso, é necessário que eles se atentem que os níveis de cargas podem variar de acordo com cada qual. Portanto, seguir o peso do amigo, pode resultar em lesões, acidentes e afins.

    Porém, não há nada mal em fazer isso um dia, por exemplo… Acontece que, diante da inexperiência, aquele amigo que entende um pouco menos, normalmente passa a copiar os treinos daquele metido a mais entendido. O resultado é que ele começa a se machucar frequentemente, começa a deixar de ter resultados e assim por diante.

    Desta forma, não convém copiar treinos alheios. Adéque seus próprios protocolos juntamente com o auxílio de um bom profissional a fim de atender suas próprias necessidades.

    DESCUBRA >>> Como ter uma Dieta e Treino Personalizados e Focados em Suas Necessidades!

    7. Negligenciar o treinamento de glúteos

    Sim, quando falamos anteriormente do treinamento de membros inferiores, falarmos do treino de glúteos, mas, há algo que deva ser salientado aqui que é JUSTAMENTE O TREINAMENTO ESPECÍFICO DE GLÚTEOS. Isso porque, muitos homens hoje já estão mais aceitáveis aos treinamentos de pernas, mas focam apenas no treino de quadríceps e deixam de desenvolver os glúteos.

    Além disso ficar esteticamente péssimo, convenhamos que os glúteos tem funções importantíssimas no quadril e os exercícios que solicitam essa região, atingem também outros músculos do quadril, inclusive os profundos, que são grandes responsáveis por nossa estabilização.

    Muitos homens tem vergonha de executar exercícios como a mesa flexora, o stiff e afins… Na realidade, muitos não os fazem por machismo barato.

    Assim, lembre-se que os glúteos são grupamentos musculares como quaisquer outros e a negligência para com o treinamento dos mesmos irá acarretar em problemas estéticos e também funcionais.

    Conclusão:

    Os homens são tipicamente conhecidos por estarem inseridos no cenário da musculação. Desde os tempos antigos, eles puderam demonstrar suas capacidades relacionadas aos esportes de força para sua sobrevivência e, mais tarde, a fim de gerar benefícios aos seus corpos, seja estéticos ou funcionais.

    Porém, mesmo com essa difusão, é importante lembrarmos de erros que são tipicamente cometidos por esse público, a fim de que eles possam ser corrigidos, ou ao menos, não cometidos e, portanto, o indivíduo possa ter resultados sempre positivos.

    Portanto, não negligencie esses erros e procure sempre estar bem longe deles!

    Bons treinos!

    Termogenico





    /* */