sexta-feira, junho 24, 2022
Promoção Suplementos Mais Baratos
InícioNutrição para praticantes de musculaçãoVerbena: uma erva benéfica para o praticante de musculação

Verbena: uma erva benéfica para o praticante de musculação

Tempo de Leitura: 4 minutos

Verbena na verdade é um termo geral utilizado ao gênero botânico da família Verbenácea, com mais de 250 espécies. Apesar da complexidade e gama de diferentes espécies, a Verbana comum ou a V. Officialis, é uma das flores mais utilizadas para nós humanos há muitos anos com algumas propriedades benéficas, variando desde seu uso na alimentação, até seu atual uso em cosméticos. Entretanto, tem-se estudado algumas possibilidades, como obtenção de bons resultados a praticantes de musculação frente ao seu consumo.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco melhor sobre esta flor, seus benefícios para os praticantes de musculação, sua origem, história e como podemos usá-la. Você que nunca ouviu falar sobre ela, esta convidado a conhecer um pouco mais sobre como a natureza pode nos ajudar a alcançar melhores resultados.

Conhecendo um pouco a Verbena

A Verbena é especificamente uma flor com histórias místicas: acreditava-se no passado que a mesma era utilizada contra vampiros. Desta forma, era feito uma infusão da flor juntamente com alguma outra infusão e utilizada como bebida de proteção. Em alguns outros casos, ela era adicionada em óleos de banhos, os quais também visavam a mesma finalidade.
A verbena também foi associada com efeito preventivo a bruxas, na Roma antiga, para esterilizar casas e templos. Os Celtas por sua vez, a tinham como planta sagrada e até mesmo os Egípcios antigos a conheciam, juntamente com os gregos. Até mesmo algumas lendas preconizam a planta como sendo utilizada na cura das feridas de Jesus Cristo! Nossa!!!
Diante de tantos aspectos históricos e místicos, os quais não nos convém discutir neste momento, a Verbena, se por um lado, possui todo esse histórico místico, por outro, possui um histórico principalmente relacionado com seus efeitos medicinais.

Os benefícios da Verbena

Para quem imaginou que a Verbena fosse apenas história, um grande engano! A planta possui inúmeros efeitos benéficos para o corpo. Vamos conhecer os seus principais:
O efeito calmante é um dos primeiros a ser observado e principal característica de sua ingestão também. Ela possui o poder de ajudar a combater o estresse, a ansiedade e pode auxiliar em problemas de insônia ou inconstâncias no sono.
A verbena ainda é preventiva ao cálculo biliar e a doenças infecciosas relacionadas ao tecido hepático. Outros efeitos observados ainda é seu auxílio em pacientes com bronquite e asma, cálculos renais, dispepsia e outros problemas gastorintestinais como úlcera, gastriste, má digestão, estomatite e outros transtornos gástricos pós-refeição. Ainda no efeito gastrointestinal, pode auxiliar pessoas com falta de apetite. Ela normalmente é utilizada com bebês e crianças quando o assunto são os problemas gástricos. Por possuir um sabor extremamente agradável e adocicado, a verbena torna-se muito aceitável por crianças.
Por ser um poderosíssimo antioxidante, a Verbena tem sido uma aliada no combate e na prevenção ao câncer, ao reumatismo e outras doenças de característica inflamatória. Esses efeitos antioxidantes podem ajudar em larga escala o praticante de musculação, afinal lembre-se que processos oxidativos em excesso podem causar altos níveis de catabolismo muscular.
A verbena tem por alguns estudos sido mostrada como um potente agente recuperador da fadiga, possibilitando assim treinos cada vez mais intensos pela otimização na recuperação e na supercompensação também.
A planta pode ser utilizada como febrífugo, anti-coagulante, depurativa, diurética, adstringente e até mesmo afrodisíaca.
De maneira ergogênica, alguns estudos mostram um aumento de performance em indivíduos que fizeram o uso regular de verbena, frente aos que não fizeram. Essa ergogênese deve a sua melhora na recuperação muscular.

 

Possuindo um extremo sabor doce e saboroso, a verbena é facilmente inserida em qualquer dieta e a qualquer indivíduo, desde o mais intolerante a sabores ao mais tolerante. Certamente, será um prazer utilizar a Verbena e algo bem versátil.

Como a Verbena deve ser utilizada?

Existem hoje inúmeras formas para a utilização da Verbena. Verdade seja dita: Com o decorrer dos anos perdeu-se o costume de usá-la para propriedades medicinais e nutricionais. E não é a toa que ela é muito pouco conhecida ainda no Brasil e no mundo. Entretanto, utilizada hoje em larga escala na indústria de cosméticos, ela também pode ser utilizada como cosmético natural para banhos ou mesmo para tratamentos com espécies de pastas e cremes que contém a mistura.
sua utilização oral, por meio de chá, que é a mais comum, usa-se em torno de 50g de Verbena em infusão em 2L de água fervente. Toma-se essa infusão por pelo menos duas vezes ao dia. Não há necessidade de adoçar, pois a planta já é suficientemente doce.

Conclusão:
A Verbena é uma planta de histórico bastante peculiar e místico utilizada a anos por suas propriedades nutricionais e medicinais. Entretanto, a mesma também pode ser utilizada em produtos relacionados ao ramo cosmético, sejam eles caseiros ou não..
Para o praticante de musculação mostra-se eficaz na medida em que pode contribuir, primeiramente, por seu efeito calmante, possibilitando melhor descanso, seus efeitos antioxidantes, diminuindo as chances de altos níveis catabólicos no corpo e por seu auxílio nos processos digestivos, bem como na inapetência.
Certamente, com um baixo investimento que se faz na Verbena, é possível adicioná-la em nossa rotina e assim obter o máximo de resultados.
E então, o que espera para inserir a Verbena em sua dieta?

Artigos Relacionados

5 COMENTÁRIOS

  1. Tenho 46 anos de idade e sou iniciante na musculação. Gostei do artigo sobre a verbena. Onde posso encontrar essa planta? Tem como cultivá-la? Obrigado.
    ——
    Em lojas de produtos naturais. Sim, mas, a facilidade de comprar já seca é mais conveniente.

  2. Olá, tem um limite para ser ingerido por dia? Pode fazer uma quantia menor a 2 litros?

    Não há estudos sobre. Mas, não deve haver limitações bruscas.
    www.facebook.com/marcelo.sendon

  3. Seria possível ingeri-la encapsulada? Se sim, o efeito seria o mesmo do chá?
    Obrigado.

    Só conheço a versão em chá, propriamente dita.
    www.facebook.com/marcelo.sendon

  4. Eu tomei o chá dela mesmo sem conhece-la, por curiosidade e veio o gostoso e benéfico sono profundo, e deixei de urinar as madrugadas, meus LEUCÓCITOS estão melhorando. Hoje tenho 8 pés dela e 5kg dela secas e moídas e venho convencendo pessoas a experimentar sabendo que ela é afrodisíaca!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui




Enter Captcha Here :

Mais Recentes

Comentários Recentes