Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

X
HomeSuplementosProteínasWhey Concentrado, Isolado e Hidrolisado: Qual o melhor?

Whey Concentrado, Isolado e Hidrolisado: Qual o melhor?

Conheça melhor cada tipo de Whey Protein (concentrado, isolado e hidrolisado) e saiba os melhores horários para usá-los!

whey-concentrado-isolado-e-hidrolisado


Fundamental não tão simplesmente e superficialmente para a hipertrofia muscular, a proteína é um nutriente essencial para a vida. Basicamente, as células são compostas de proteínas, as enzimas, que possibilitam que as reações ocorram são proteínas, os tecidos diversos do corpo são ou tem algum tipo de ligação com proteínas.

bcaa growth supplements

E é claro que é indispensável o consumo proteico adequado na dieta, garantindo uma renovação proteica (que é contínua) coerente com as individualidades de cada um. Porém, nem sempre é possível alimentar-se de maneira adequada, seja por falta de disponibilidade, tempo, vontade ou qualquer outro fator. E é justamente nesse momento que os suplementos alimentares podem fazer a diferença.

O mercado de suplementos alimentares tem a cada dia incrementado mais benefícios à vida não só de praticantes de atividades físicas, mas, de pessoas não praticantes de atividades físicas também.

Isso porque, através de suas tecnologias cada vez mais avançadas, precisas e atendendo cada vez mais necessidades específicas, é possível viabilizar o consumo de complementos ou suplementos alimentares à diversas ocasiões onde a alimentação não é possível ou não supre determinada busca. As contínuas inovações permitem que não somente a objetividade e qualidade do produto seja levada em consideração, mas, também, suas características organolépticas e sua funcionalidade.

Assim como praticamente todos os outros suplementos alimentares, o whey protein, ou a grosso modo, a proteína do soro do leite, possui diversas tecnologias que a diferencia não somente de marca, mas também de grau de pureza, implemento de vitaminas/minerais e/ou outros compostos, implemento de flavorizantes, tecnologia aplicada em favor de algum benefício específico etc. Entre essas tecnologias aplicadas, podemos citar as filtrações diversas que existem no mercado.

Em primeiro lugar, a matéria prima básica para a produção do whey protein, como já dito, é o soro do leite. Se você quer fazer uma experiência para aproximar-se da quantidade de soro de leite presente no leite e que é utilizada para fazer o whey protein, então adicione 2 colheres de sopa de vinagre acético em um copo de 200ml de leite e aqueça-o sem deixar ferver. Após isso, coe o líquido em um filtro de papel. Repita o processo 2X. A última saída de líquidos é algo próximo ao que se extrai de soro de leite para a fabricação do whey protein. A partir disso, ele ainda sofrerá outras filtragens, reduzindo ainda mais o seu volume. Então, daí já percebemos o porque do whey protein custar tão caro.

A primeira filtragem basicamente envolve a extração do soro do leite, passando então por uma próxima filtragem que diminui a quantidade de carboidratos, lipídios e outros compostos que não são convenientes para o objetivo final. Porém, a partir da primeira filtragem, o que diferencia uma proteína da outra é a tecnologia em que é aplicada, pois, diversas são as possibilidades de filtragem naquele produto. Assim, normalmente quanto mais puro e filtrada é a proteína, também melhor será seu aproveitamento no corpo (e mais cara será).

Dentre todas as muitas tecnologias que existem como filtragens por extração iônica, três delas são as mais comuns, básicas, conhecidas e também funcionais, resultando nos conhecidos Whey Protein Concentrado (WPC), Whey Protein Isolado (WPI) e Whey Protein Hidrolisado (WPH).

Mas, afinal, qual a diferença entre elas e em quais momentos devemos utilizar cada uma delas? Vamos conhecê-las então…

Vídeo: As diferenças entre os 3 tipos de Whey Protein

No vídeo abaixo, gravado pelo nosso canal no Youtube, o Marcelo Sendon fala sobre a diferença entre os 3 tipos de whey protein: concentrado, isolado e o hidrolisado e dá dicas sobre qual usar e quando usar.

Porém mesmo que tenha assistido ao vídeo, não deixe de ler o artigo, pois um completa o outro e com certeza com a leitura do artigo e o vídeo você irá sair daqui sem ter nenhuma dúvida sobre qual comprar e usar.

Um resumo de nosso artigo

O infográfico abaixo te mostra de forma reduzida sobre os três tipos de Whey:

Whey-Concentrado,-Isolado-e-Hidrolisado--Qual-o-melhor-

Whey Protein Concentrado

O Whey Protein Concentrado, entre os três tipos, pode ser considerado o mais simples, “integral” e com menor processamento. Isso porque, ele passa por poucos estágios de filtragem, garantindo uma qualidade boa de proteína (que variará de acordo com a matéria prima, tipos de equipamentos usados, condições dos equipamentos usados etc), mas não tão pura como nos outros dois casos e também não previamente hidrolisada (ou seja, a disponibilização de aminoácidos em sua forma livre ou em di/tri-peptídeos). Normalmente, a concentração de um whey protein concentrado varia de 70-80% de proteína. Entretanto, isso não o faz inferior, mas, conveniente para ser utilizado em determinados momentos, como veremos por conseguinte nas formas de utilização.

O sabor do Whey Protein Concentrado é normalmente o melhor, entre os três tipos básicos.

Whey Protein Isolado

O Whey Protein Isolado é uma das formas mais puras ou, dependendo da marca que estivermos falando, é a marca mais pura de whey protein. Normalmente, todas as outras substâncias que não são proteínas, não removidas desse produto, como os carboidratos e os lipídios. Contudo, pode haver algum tipo de adição de flavorizantes e adoçantes que acrescentem um ou outro graminha de carboidrato.

Esse whey normalmente é utilizado não só por atletas, mas também por pessoas que são intolerantes a lactose e precisam de um aporte proteico maior, pessoas que estão em recuperação de cirurgias bariátricas ou que irão fazê-la, entre outras.

Hoje, existem várias formas de obter o whey isolado, com diversos tipos de filtragens, desde as mais simples, até as mais tecnológicas, incrementando uma qualidade excepcional aos produtos (e um preço bem salgado também).

O sabor do WPI, normalmente é intermediário entre os concentrados e hidrolisados, podendo em determinados casos se aproximar mais de um ou de outro. Normalmente, quanto mais filtrado, menor será o sabor.

creatina growth supplements creapure

Whey Protein Hidrolisado

O último deles, é o Whey Protein Hidrolisado. Normalmente esta forma de whey protein além de passar por filtragens ainda possui suas proteínas parcialmente ou completamente hidrolisadas, resultando em tri ou di-peptídeos ou aminoácidos livres. Isso faz com que sua absorção aconteça mais rapidamente, visto que os processos de digestão (hidrólise) já foram feitas. Em alguns casos ainda, são adicionadas enzimas proteolíticas para auxiliar ainda mais na quebra de peptídeos restantes. Entretanto, a adição dessas enzimas não é exclusividade do WPH, sendo utilizada nas outras formas de WPI e WPC também.

O sabor do WPH normalmente é o mais fraco e aguado de todos os outros e sua textura em pó normalmente é um pouco mais cristalina.

Mas, diante das três fórmulas, existe uma melhor ou uma mais conveniente para ser utilizada em determinado momento? Com certeza, a resposta é que existe a mais conveniente para determinado momento e, acima disso, para o custo X benefício, principalmente se o suplemento for comprado no Brasil, onde os preços são extremamente altos e abusivos. Então, vamos conhecer as melhores formas de utilizar cada tipo? Porém, antes, devo lembrar que qualquer um desses tipos de whey proteins podem ser utilizados em quaisquer situações mencionadas, entretanto, estas são apenas sugestões para melhor aproveitamento dos produtos.

Formas de utilizar cada Whey Protein:

WPC

O WPC por ser uma proteína “integral” pode ser utilizado em quaisquer momentos no dia. Seu preço relativamente mais em conta e barato o permite, para alguns indivíduos com melhores condições financeiras, a utilização não só no pós-treino (apesar de outras filtragens serem melhores do que ele para esse momento), mas ao acordar, antes de dormir, e até mesmo entre as refeições, mas claro, sempre com a adição de outra proteína de alto valor biológico como a caseína ou a albumina junto para garantir um balanço nitrogenado positivo por mais tempo.

O WPC pode não ser interessante para indivíduos que possuem intolerância à lactose, principalmente os mais sensíveis.

WPI

O Whey Protein Isolado dificilmente será utilizado em misturas com outras proteínas a não ser em blends proteicos. Por seu custo relativamente alto, ele não é uma proteína para situações como o complemento de refeições ou ao acordar. Portanto, a melhor utilização do whey protein isolado tem sido apresentado no pós-treino, garantindo uma rápida disponibilização de seus aminoácidos na corrente sanguínea com um bom balanço nitrogenado. Apesar de não ser conveniente sua mistura com outras proteínas, a fim de garantir o máximo de pureza, o whey protein isolado tem mostrado bons resultados quando combinado com pequenas porções de caseína no pós-treino.

Além disso, o Whey Protein Isolado é largamente utilizado por indivíduos que são intolerantes a lactose, sendo ou não praticantes de atividades físicas.

WPH

bcaa growth supplements

Por fim, o WPH, por conter uma configuração praticamente digerida de peptídeos tem apresentado bons resultados quando utilizado no pré-treino imediato, garantindo um esvaziamento gástrico extremamente rápido e, assim, disponibilizando seus aminoácidos na corrente sanguínea que é o nosso objetivo.

Também, por seu altíssimo valor (entre todos, normalmente o mais caro) ele não se faz conveniente para a mistura com outras proteínas e tampouco para utilização em outros momentos. Além do fator valor, o fator de que, devido a sua rápida disponibilização de as na corrente sanguínea, a queda na hiperaminoacidemia também é mais rápida, portanto, um balanço nitrogenado positivo é menos duradouro.

Cansado de treinar, se alimentar e suplementar mas nunca ver os resultados?

Se você está cansado de se “alimentar corretamente”, de suplementar o que as pessoas te falam e dos treinos que seus professores de academia lhe passam, fique tranquilo, eu tenho a solução para você! A solução que tem ajudado a diversas pessoas a chegarem em seus resultados, de forma natural, apenas utilizando treinos corretos, alimentação correta e suplementação eficaz. CLIQUE AQUI e descubra o que estou falando.

Chega de frango com batata doce todo dia… Chega de whey protein a toda hora… Está na hora de você aprender o que realmente é eficaz para a Hipertrofia Perfeita e colocar em prática só o que funciona, sem perder tempo com esse monte de baboseira que as pessoas tem dito por ai. Faz sentido para você? Está interessado? Então CLIQUE AQUI e conheça o Programa que irá mudar os seus ganhos musculares!

Conclusão

Conhecer os tipos de Whey Protein é fundamental para definir seus métodos de utilização e obter o máximo resultado de cada suplemento.

Gostou do conteúdo? Clique nas Estrelinhas abaixo e nos diga, de 1 a 5, qual a sua nota para este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 19

Whey Concentrado, Isolado e Hidrolisado: Qual o melhor?
creatina growth supplements creapure

Artigos Relacionados

Suplementos em Promoção


Receba mais artigos

Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas.

Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

92 Comentários


  1. BRUNO disse:

    TENHO 17 ANOS, QUANDO COMECEI A MALHAR TINHA 54Kg, ATUALMENTE ESTOU COM 64Kg, MEU PORCENTUAL DE GORDURA É DE 5%. GOSTARIA DE COMEÇAR TOMAR WHEY, QUAL DELES ME INDICA PARA GANHO DE MASSA MUSCULAR ? WPI,WPC,WPH ?

    • Betão Marcatto disse:

      Qualquer um desses servirá para lhe ajudar com a construção de massa muscular, se treino e dieta estiverem corretos. A diferença será em relação ao quanto vc quer gastar, se é intolerante à lactose, etc. Uma leitura, na íntegra, do artigo, lhe ajudará a decidir qual whey melhor se adapta ao seu objetivo/orçamento.

  2. carlos alberto da silva fonseca disse:

    Boa tarde, estou em atividade física tem 1 ano e seis meses, faço ciclismo as 6:00 10KM, 6:00subida de escada no trote 22 andares em 1m34seg, depois academia musculação pernas seg, quart, sext, forntal e treç e quint parte de tras. as 18:00 ciclismo 10km, 18:30academia seg, quart, sext. peito, tricipes, treça e quinta costas e bicipes. obs: treça e quinta faço treinamento corrida.

    quero ganhar massa magra hoje tomo way isolado e hydrolizado de carne

    procede

    • Betão Marcatto disse:

      Vc quer ganhar massa magra com toda essa atividade ? Melhor rever os conceitos e recomeçar do zero … primeiro q não entendi .. se é uma pergunta ou uma afirmação … de qq forma, está totalmente errado

  3. luana disse:

    oi, malho a 1 ano iniciei com 65kg tenho 1.66 de alt, percentual de gordura 26% . hoje peso 57.90 percentual 16% estou tomando um whey isolado a uns 4 meses, porém nao vejo diferença, não ganhei massa musc. que dica vc me daria? obg

  4. Gostaria de saber se em cápsulas tem o mesmo efeito e qual seria o melhor pois minha me passou um dieta rica em proteína preciso ganhar Massa magra eliminei 30 kilos tem 146de altura e 48 kilos agora qual seria o melhor dos whey. Prefiro cápsulas.

    —–

    É a mesma coisa sim, porém é muito mais caro e você vai ter que gastar muito mais! Você conseguir usar 20g de proteínas em cápsula devem ser várias capsulas, ou seja, quase 1 pote de whey em cápsula a cada 5 dias…

  5. GRAZZIELLA disse:

    Adorei as dicas sobre o Whey ! Eu pratico aeróbica e musculação cinco vezes por semana e tomo whey isolado e BCAA em pó.
    Gostaria de saber se o BCAA eu posso tomar metade da medida indicada antes do treino e metade após junto com o Whey ou devo tomar tudo após o treino? O meu objetivo é ganhar massa muscular e adquirir força para o treino.
    Obrigada!

    —–

    Não faz sentido esse protocolo, pode uma, duas ou quantas forem as proporções, variarão de acordo com suas necessidades individuais. Normalmente você deve garantir pelo menos 0.3g/kg de proteínas de alto valor biológico antes e depois do treino e pelo menos 1-2g de L-leucina.

  6. jaqueline disse:

    Boa tarde! como na maioria das mulheres deseja, quero ganhar mais massa nas pernas e bumbum.. qual é o mais indicado, isolado, concentrado ou hidrolisado?

    —–

    Vai depender de cada caso, do objetivo, do momento do uso e etc. Mas a grosso modo, vá de isolado.

  7. Dimitrio disse:

    Parabéns pelo post. Muita informação que eu desconhecia. Pratíco Boxe e calistenia. Acho que, como não pretendo hipertrofiar, o uso do WPC é suficiente, além de ser mais barato. Coloco uns bcaa no pré e o whey no pós. Será que tô errando feio?

    —–

    Ai vai depender das necessidades. Se você não precisa de pureza no whey e não liga para alguns gramas de carbo, o concentrado pode resolver. E quanto ao BCAA é sempre bom, pois são aminoácidos que nosso corpo não produz. Compre em pó, pois em capsula não vale a pena.

  8. jessica disse:

    Ótimo post! Estou iniciando na academia, nunca malhei e gostaria de tomar um Whey pra me ajudar a definir, faço uma dieta leve qual desses você me recomenda?

    —–

    Isolado.

  9. ronaldo disse:

    Uso um whey que é uma mistura de isolado e hidrolisado, seria mais adequado usar antes ou após do treino, sendo meu objetivo ganhar massa?

    —-

    Depende das necessidades nutricionais individuais, da estrutura da dieta como um todo, do tipo de treino etc.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  10. Jk disse:

    Olá, adorei seu post. Gostaria de saber, pra quem tem colesterol alto, assim como eu, qual whey seria mais indicado? WPI, WPC ou WPH!? Obrigada!!

    Sem orientação médica/nutricional, nenhum.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  11. Neuzenita alcantara disse:

    Estou malhando, tenho 57 anos, o whey concentrado servira para adquirir massa?

    Só se a sua necessidade for de proteínas. Ele sozinho não faz nenhuma mágica.

  12. Viviane disse:

    Tenho triglicerídios muito alto. Qual whey é o mais indicado? Já malho a dois anos, de duas a três vezes por semana. Desde já obrigada.

    Não existe um whey correto para quem tem triglicerídios alto. Depende das necessidades individuais. A grosso modo, é melhor uma consulta nutricional.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  13. Rafaella Gil disse:

    Olá, o whey é indicado também para quem pretende a perda de peso? Tenho medo de tomar após o treino e acabar engordando.

    O whey não faz ninguém emagrecer e nem engordar. Ele é um complemento de proteínas e deve ser usado apenas se a sua dieta for deficiente em proteínas ou em estratégias específicas.

  14. Neide Felippi Cirico disse:

    Bom dia

    Tenho intolerância a lactose, faço academia 5 vezes por semana, gostaria de tomar whey, qual seria o mais indicado? Não gostaria de engordar e sim definir o corpo;

    Deveria tomar o isolado?

    Alguma marca isolada, que seja isenta de lactose (pois, nem todo WPI é isolado de lactose). Algumas sugestões particulares: SRO – VPX, VP2 – AST SS, Isopure – Nature’s Best, Isoflex – Allmax Nutrition, Gold Isolate – FA Nutrition, WPI – About Time, Isofusion – Gaspari Nutrtion.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  15. osmar disse:

    Sou hipertenso (controlado), tenho 51 anos, com 92 quilos e uma barriguinha que me incomoda, faço academia três vezes por semana e treino pra corrida de rua também 3 vezes por semana, gostaria de perder peso a aumentar minha massa, meus colegas de academia começaram tomar whey e já está aparecendo resultados de definição, será que posso tomar o whey, pois na composição contem sódio e isso me preocupou.

    ——-

    Tudo vai depender da quantidade de sódio que você já ingere no dia, das quantidades que o seu corpo tolera do micronutriente e se você tem necessidade do whey. Ele não é um suplemento voltado para definição e sim um complemento nutricional.

  16. Lidiana Santtos disse:

    Li os artigos e tiraram bem minhas dúvidas, estou a dois meses na academia depois de um intervalo de 5 anos. E estou em buscar de pegar massa muscular, aumento de peso. Vi que o WPI é o que preciso, qual seria o melhor para meus treinos? Qual marca? Obg desde já!

    Os melhores estão aqui: https://dicasdemusculacao.org/conheca-os-melhores-whey-protein-do-mercado/

  17. vitor disse:

    Amigo fiz bariátrica a quase 3 anos. Eu malho e queria ajuda de qual whey melhor pra eu tomar no intuito de definir os músculos?

    O ideal é consultar um nutricionista e seu médico antes do consumo para ver a necessidade ou não.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  18. katia disse:

    Muito bom seu post! Parabéns… Quero ficar mais corpuda, sou muito magra e não pratico atividade física e quero tomar o whey. Qual deles é o adequado pra mim tomar de imediato? Mesmo tomando não irei fazer academia, somente exercícios em casa vou obter algum resultado?


    Muito provavelmente não. O correto é seguir uma dieta com exercícios e suplementos apenas se houver necessidade de complementar a dieta.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendonofficial1

  19. Mauricio Oliveira disse:

    Estou com uma dúvida e lhe peço ajuda. Pela primeira vez irei tomar uma proteína 100% Isolada (ISO-100), devo ou posso toma-lá com o Waxy Maize (Glico-maize ON)?

    Poder você pode… Se deve ai é outra história. Para saber se deve ou não, deve entender primeiro as suas necessidades.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendon.3

  20. mujogamuito disse:

    Então sou ectomorfo, e tenho em minha dieta muito consumo de leite desnatado. Pela quantidade de proteína que contém o whey isolado estou pensando em optar por ele, mas será um desperdício? Já que sou magro e necessito também de uma boa quantidade de carboidratos, pois meu desejo é o ganho além da massa magra, que ando fazendo o consumo de hipercalórico no caso usaria os dois em minha dieta um para pré outro pós treino.

    —–

    Não é desperdício. Vai depender de suas necessidades e de como a dieta esta estruturada para receber este whey. Só será desperdício, se a dieta não estiver estruturada ou se não houver necessidade.

  21. Paulo Vitor disse:

    Olá, gostei muito do post. Sou do tipo mesomorfo e gostaria de saber se seria legal para mim uma combinação de wpi+creatina+bcaa+glutamina? Obrigado.

    Depende das necessidades nutricionais individuais. Não há como descrever uma suplementação sem antes ter uma anamnese.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  22. Victor disse:

    Ola, tudo bem? Estou fazendo musculação, mas tenho uma dúvida, tenho uma boa genética, sou um pouco magro e definido, tenho 1,75 de altura, 70kg e as pessoas me perguntam se faço algum tipo de dieta ou suplementação para definir, digo que não, e elas falam para eu tomar suplemento pra pegar massa porque sou definido. Qual seria o whey ideal para mim?

    Não existe whey ideal, mas aquele que se adapta com suas condições financeiras e suas necessidades nutricionais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  23. alex reis disse:

    Olá, tudo bem? poderia me dar uma dica sobre Whey? Isolado, ou Hidrolisado? Fiz uma consulta com médico, mas ainda me senti inseguro, ele disse que sou “mesomorfo”, mas na infância e adolescência eu era ectomorfo (isso depois de conversas e ter traçado minha linha) que Whey é o mais indicado para mim? Tenho 1.77 de altura, 78kg, tenho 41 cm de bíceps, mas queria melhorar meu abdômen, manter e crescer com saúde. Obrigado!

    ——

    No próprio artigo explica as situações para uso de cada um. Só falando o biotipo não tem como saber qual é o melhor whey. Leia o artigo novamente.

  24. Jorge Macedo disse:

    Muito bom e esclarecedor o seu artigo, Parabéns! Agora tenho 3 duvidas, 1. queria saber a seu respeito o que acha dos produtos da integralmédica?
    2. Seria interessante eu usar tipo durante as refeições para um reforço no meu objetivo de “engordar” o nutri mass da integralmedica entre as refeições e no pós-treino o WPI?
    3. Seria interessante pré-treino creatina, 2 caps bcaa (+2 caps pos-treino) e durante o treino maltodextrina+dextrose?
    Obrigado.

    1 – Há pessoas que elogiam e há pessoas que criticam.
    2 – Depende das necessidades nutricionais individuais.
    3 – Depende das necessidades nutricionais individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  25. Paulo disse:

    Boa Tarde, gostei muito do post. Li todos os post, mas minha duvida ainda continua. Sempre tomei whey concentrado e agora vou fazer o uso do hidrolisado pois vou importar com um preço bom. Você falou sobre tomar o hidrolisado no pré-treino. Eu Posso tomar no pré-treino e no pós-treino? E qual o motivo de tomar no pré-treino? Eu sempre usei um carbo como pre treino. Vou tomar também um pré-treino (hyper fx), eu tomo o pré-treino junto com o whey hidrolisado?

    ——–

    Motivo de usar o hidrolisado no pré-treino é que ele tem um alto aminograma e por já esta hidrolisado, é digerido mais facilmente, ou seja, é uma ótima fonte de proteína antes do treino, para se manter nutrido e não ficar com a barriga “estufada” durante o treino. Quanto ao seu suplemento pré-treino, vai depender da composição do mesmo, geralmente, usa-se ele sozinho, mas fazendo uma alimentação sólida boa antes do pré-treino em suplemento.

  26. Ju disse:

    Tenho um 1,70 64 quilos e estou treinando legal. O meu objetivo e de toda mulher é ganhar pernas, bumbum, definir tudo: braço, costa e etc. Me indicaram para tomar o Pepto Fuel. O que você pode me falar dele?? É bom? Como devo tomar? E tomo um pré-treino. Me indicariam algo para meu objetivo? Não tenho nenhuma restrição (saúde).

    ——

    Quem te indicou? O vendedor da loja? Ele conhece suas necessidades, sua dieta, seu treino? Provavelmente não, portanto ele não esta apto a indicar nada que seja objetivado a você. Normalmente pessoas assim indicam produtos que elas estão vendendo, e com essa afirmação você já pode imaginar o motivo.

    O suplemento é bom, porém eu não sei se supre as suas necessidades, pois não lhe conheço.

  27. Antônio disse:

    Estou com uma syntha-6, uma hydrobuilder e uma caseína. Como você utilizaria as três? É uma boa utilizar a dextrose com a hydro no pós treino? Duvida gigante em relação ao jeito que queria tomar, no caso a syntha ao acordar, hydro + dextrose no pós e caseína ao dormir. Ou então, malto durante o treino e a hydro sozinha no pós. No pré, utilizarei o assault.

    ——–

    A grosso modo faria como você falou. Syntha-6 ao acordar, Whey no pós e Caseína antes de dormir.

  28. WILLIAN disse:

    Fiz redução de estomago técnica sleaave e como recomendado pelo nutricionista fazer atividade física e como a unica atividade que gosto é lutar jiu-jitsu é essa que vou treinar, mas senti muita fraqueza no primeiro dia de treino como se não tivesse energia para treinar e a nutricionista me orientou em usar whey hidrolisado ou isolado, para esta atividade em que tenho que consumir pouco durante o dia mas preciso de energia para conseguir fazer um bom treino qual whey seria o ideal para meu caso?

    Whey não será fonte energética. Portanto, se o problema é energia, nem adianta buscar o mesmo.
    Entretanto, por ser um caso bastante específico, recomendo que consulte-se novamente com o nutricionista e peça as devidas orientações.

    M.Sendon
    @marcelosenodn
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  29. reinaldo disse:

    Já li muita coisa sobre muita coisa. Gostei muito do seu post. Vê o que você acha do que estou tomando no momento: Antes de malhar estou fazendo uso do power jack 3d (creatina e cafeina), logo após, tomo 5 caps de bcaa (universal), uso centrum na hora do almoço e costumo tomar whey (universal) 2x ou 3x ao dia, oo acordar, entre as refeições e antes de dormir.

    Cara, faço uma alimentação balanceada, evito um pouco o carboidrato, o que você acha de colocar um suplemento de carbo? Ou to fazendo tudo errado? Rs.

    Estou com peso bacana, so quero massa magra e definição.

    Não conheço suas necessidades nutricionais individuais, logo, é difícil opinar.
    Mas, algumas observações:
    – Pra que separar o BCAA do Pre-workout?
    – Pra que tanto whey o dia todo?
    – Pra que suplementar com CHO se você tenta dietas levadas à cetogênese? Em tempo, se evita o CHO dos alimentos, qual o sentido de suplementar com o mesmo?

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  30. fernando disse:

    Qual dos 3 é o melhor para definição muscular, sem muito ganho de massa?

    ——

    Isolado ou Hidrolisado.

  31. Maíra disse:

    Eu comprei o whey gold standard porém não estou sabendo se é melhor associá-lo com dextrose no pós-treino, podem me ajudar?

    Depende das necessidades nutricionais individuais. Sem conhecer o protocolo dietético fica difícil opinar.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  32. Chiarelhi May disse:

    Olá, tomo When Protein Isolado após meu treino de musculação! Pórém não consigo tomá-lo com água, não desce! Resolvi tomar com 100 ml de leite Batavo Sensy -90% de lactose, desnatado, posso continuar fazendo isso ou realmente só dará bons resultados com água? Perdi 9 kgs em 2 meses!!!

    ——

    Pode usar com leite, vai depender dos objetivos e da necessidade de cada um. Porém se esta surtindo efeito positivo em seu corpo e em concesso com a seu objetivo, provavelmente esta no caminho certo.

  33. Valdeir disse:

    Eu estou usando o Isolado no pós-treino e tenho que tomar outro entre o café da manhã e almoço, ai vi este post que me ajudou a definir e decidir comprar um Concentrado mesmo pra este horário, vendo que é melhor comprar mais um pote agora e deixar o Iso exclusivamente pra o pós-treino! Até porque o custo é muito alto! Obrigado pelas dicas; Abraço!

    Por que não usar albumina ou caseína? Seriam melhores opções para o horário, se tratando só de proteínas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  34. Camila morgado disse:

    Adorei o post. Já malho ha algum tempo e conquistei a massa muscular que queria. Pra ganhar essa massa, tomava whey optimum + dextrose. Só que agora quero definir e já tenho um estoque desse mesmo whey. Como devo toma-lo pra conquistar definição? Se toma-lo puro não vou estar perdendo dinheiro? Obrigada e conto com a resposta.

    Depende das necessidades nutricionais para o uso do whey protein.
    Não, não estará, visto que comprovadamente, carboidratos são dispensáveis no pós-treino imediato.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon.3

  35. Alexandre Fagundes disse:

    A nutricionista da minha irmã recomendou que ela tomasse WPI pelo baixo índice de gordura e carboidratos. Questionei minha irmã sobre haver outro motivo já que não acho valer a pena investir o dobro ou mais em um WPI por 1g de gordura e 1 ou 2g de carbo (só pra constar, comemos pizza ontem). Mostrei pra ela o whey da Fisio nutry 80% (1g de gordura e 0g carb), mas ela quer por que quer o WPI de R$ 190,00. Pesquisei em mais fórums e a única vantagem me pareceu ser quando há tolerância a lactose, o que não é o caso.

    E ai, o que acham?

    ——

    Concordo contigo, a não ser que haja restrição por algum tipo de intolerância. Entretanto, a forma de WPI é digerida um pouco mais rápido, algo que na prática não muda muito também. Não arrisque nessa marca, uma dica.

  36. vitor disse:

    Eu comprei whey hidrolisado e estou tomando ele no pós-treino. Porem estou questionando é sobre o sabor dele que é natural, mas o gosto é horrível de beber. Então gostaria de saber se é realmente assim mesmo ou esta errado o produto. Eu já tomei o concentrado e o isolado. E o melhor gosto foi concentrado mesmo. Tomo o WPC ao acordar, assault no pré treino e WPH no pós treino. Gostaria de saber se você já experimentou o WPH e como era a textura, o gosto e também se fica bem aguado quando dissolve?

    —–

    Pelo hidrolisado ser o mais puro possível, com adição de aminoácidos já em hidrólise, ele realmente tem um gosto ruim e parece aguado. Não é problema do produto, todos os hidrolisado são assim.

  37. Diego Morigi disse:

    Bom dia, Marcelo.
    Faço academia a 1 ano, e nesse 1 ano perdi 20Kg (de 138kg para 118kg) apenas indo a academia e tomando termogênico. Atualmente comecei à tomar Termogênico e BCAA, você acha que devo acrescentar whey a minha suplementação? Caso sim, qual tipo seria melhor e em qual período deveria tomar, antes ou depois do Treino?
    Se acaso ache melhor, eu tomar outro tipo de suplementação, o que você indicaria?

    ——

    Suplementos são alimentos práticos para suprir necessidades que não se consegue com alimentação sólida. Portanto não existe “Você acha que devo usar tal suplemento”, sem eu saber de suas necessidades, individualidades, dia a dia e etc. É impossível eu opinar sobre você, sem conhecer nada de você. Para tal busque ajuda médica ou procure nossa consultoria.

  38. Vitor Hugo disse:

    Excelente matéria!
    De hoje em diante farei da seguinte forma:

    Desjejum: WPC (GROWTH)
    Pré-treino: WPH (ISO 100 Dymatize)
    Pós-treino: WPI (ELITE Dymatize)

    To certo?

    —–

    Errado não esta.

  39. Patrícia disse:

    Olá!! Tenho quedas da glicose (hipoglicemia) e não posso ingerir açúcar. Meu médico orientou o consumo de Whey Protein Isolado e Hidrolisado.
    Minha dúvida é, posso consumir os dois juntos? ambos não possuem açúcar?
    Obrigada!

    ——-

    Não possuem açúcar. No caso só o hidrolisado já bastaria, se o problema for apenas açúcar.

  40. Diogo disse:

    Parabéns pelo artigo vlw.
    Gostaria de saber se posso tomar lipo 6 black junto com o whey? Faz mal?

    —-

    Não há problemas. Desde que você não tenha nenhuma contra-indicação ao uso dos estimulantes do Lipo 6 Black.

  41. Pedro Henrique disse:

    Olá! Parabéns pelo artigo!

    Comprei recentemente o 3W da Probiótica. Como ele possui 3 tipos diferentes de whey, qual é a melhor forma de usá-lo no pós treino?

    Posso continuar usando com um açúcar de alto IG normalmente? Além disso, depois de quanto tempo desse shake preciso fazer uma refeição sólida?

    Obrigado

    Depende das necessidades individuais para todas as perguntas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  42. Déborah disse:

    Ola de novo, sou muito leiga no assunto, por isso surgiu outra duvida, minha filha que vai começar à tomar Whey, ela não vai fazer nenhuma dieta alimentar especial, somente os treinos na academia para ganhar massa muscular pois é muito magra, eu li o artigo, mas ainda não consegui decidir qual é o melhor para ela tomar: O concentrado ou isolado?
    Estou com um Whey fechado que comprei hoje, estou com muitas duvidas pois não recebi indicação de ninguém e paguei caro, estou pensando em trocar.

    ——-

    O certo é você procurar ajuda profissional, para elaborar uma dieta completa a ela, que envolva ou não o uso de suplementos como complemento da dieta. Usar Whey (seja o melhor que for), sem uma dieta, sem entender e saber sobre alimentação, não irá ajudar em nada, será apenas gasto de dinheiro.

  43. Déborah disse:

    Achei muito interessante e parabéns.
    Você poderia me ajudar?
    Eu fui na loja comprar e havia dezenas de marcas, o dono da loja me aconselhou muito em comprar o Ultimate Nutrition – Iso Gold, dizendo que é o melhor, também foi o mais caro, depois que comprei que li seu artigo e que seus preferidos são AST SS, VPX E DIMATIZE. Eis esta agora minha duvida, sera que fui enganada, pois minha intenção era comprar a melhor marca. Comparando o Ultimate Nutrition com estas marcas que você gosta qual é a melhor? pois eu posso ir trocar, ainda não abri.
    Obrigada

    ——

    Falando especificamente de Whey Protein, o melhor do mercado hoje em minha opinião é o: http://dicasdesuplementos.com.br/vp2-a-proteina-que-revolucionou-o-mercado-de-suplementos/

  44. Fausto disse:

    Parabéns pelo artigo!

    Qual a sua opinião sobre os Whey Proteins (e suplementos em geral) da Growth Suplementos?

    ——-

    Se tiver condições de comprar algo refinado, compre. É uma boa marca para uso de segundo plano.

  45. Leandro Silva disse:

    Olá, eu não entendi muito bem acima pois esta em uma linguagem difícil. De forma clara, minha intensão é apenas definição, para este objetivo devo ou não misturar o whey com dextrose? Se sim, qual quantidade?

    ——

    Vai depender das necessidades individuais. Não é o Whey ou a dextrose que irão fazer você definir ou deixar de definir, é o treino, a dieta como um todo e o deficit calórico.

  46. Altair disse:

    Gostaria de saber se vc tem alguma “fonte”, loja que tenha um valor mais em conta, pois aqui em minha cidade eu acho meio que caro. Tomei um whey 100% isolado e hidrolizado, até ai tudo bem, achei muito bom, certo dia meio sem grana tive que trocar a marca e comprei um que era 80% algo assim que nem quero me recordar, pois era muito ruim que não consegui tomar uma segunda vez. O sabor se comparado com o primeiro era péssimo. Você teria alguma loja pra indicar que faça vendas pela internet? Gostei de seus Post aqui.

    ——

    Não indicamos lojas aqui, o melhor preço você irá encontrar fora do país, dê uma pesquisar nas grandes lojas de suplementos dos Estados Unidos, lá eles tem um excelente preço

  47. Miguel disse:

    Muito bom o Tópico,ótimas respostas á perguntas pertinentes. Obrigado pelo Conhecimento aqui fornecido.

  48. elaine disse:

    Bom, eu sou magra e já malho a 3 anos. Quero aumentar a massa muscular! Gostaria de saber se eu posso substituir whey pela creatina?

    São suplementos com funções totalmente diferentes.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  49. ALLAN disse:

    Faço jiu jitsu e meu maior iteresse é secar e definir a musculatura gostaria de saber se usando o WPI pré e pós treino ajudaria ainda mais?? Sendo que usei um tempo atras o WPI da Optimum só no pós treino e dei uma secada legal. Daí relaxei e reculperei meu peso então estou nessa duvida, usar pré e pós treino ou não? Faço mal uso tomando como ultima refeição do dia? Sendo que meu treino sempre termina às 21:00 e so tomo o whey isolado com agua e pronto. Só no outro dia irei me alimentar.

    Não. O que ajudará é dieta e treinamento corretos, assim como o descanso. WPI ou WPH ou WPC pouco farão a diferença sem os devidos protocolos corretos em seu dia-a-dia.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  50. Dias Brito disse:

    Comer uma dieta balanceada ninguém quer. O povo adora gastar dinheiro com falsos milagres. Suplemento proteico é completamente desnecessário para quem tem uma ingesta proteica adequada.

  51. Gabriel disse:

    O WPH não seria uma boa opção pro pós treino devido sua rápida absorção? Estou em dúvida entre ele e o isolado para o pós treino.

    ——-

    Seria, porém ele pode ser melhor opção ainda para um pré-treino. A diferença de hidrolisado para o isolado em termos e absorção é bem pequena, porém o preço é bem grande. Se você tiver bastante condições financeira de manter o hidrolisado, vá sem medo. Leia este artigo, poderá lhe ajudar: https://dicasdemusculacao.org/o-tempo-de-digestao-e-tipo-de-alimento-podem-interferir-no-pre-treino/

  52. André disse:

    Prezado amigo, gosto muito dos produtos da EAS, tais como a linha myoplex. Contudo, ainda não experimentei a 100% Whey Protein dela. Gostaria de saber qual a sua avaliação sobre esta marca e este whey protein fabricado por ela. Obrigado!

    Um bom produto sim.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  53. dayana disse:

    Uma duvida, o motivo por se tomar o WPI após o treino, o WPH antes do treino somente, e pelo motivo de economizar, eu poderia tomar como o concentrado entre as refeições?

    ——–

    Se houver necessidade sim. Mas você pode procurar outras fontes de proteínas nestes intervalos e mesclar um pouco.

  54. Andréia Matos disse:

    Bom sou vegetariana (ovo-lacto) e desejo ganhar massa muscular. Faço academia (jump, local e musculação) e a nutricionista sugeriu eu utilizar whey protein, mas não aprofundou no tipo de whey. Na sua opinião:
    1- Qual tipo de whey devo usar? Antes ou depois do treino?
    2- Devo usar outro tipo de suplemento junto (creatina, albumina, etc.)? Caso sim, qual, como e quando devo fazer uso (antes ou depois do treino)?
    muito obrigada, Andréia

    ——-

    1- Depende das necessidades e da sua individualidade, do horário e etc. O melhor é perguntar a quem lhe receitou, pois ela provavelmente receitou com base na dieta como um todo.
    2- Se você montou uma dieta junto a um nutricionista e ela não receitou, é por que não há necessidade neste momento.

  55. Michael disse:

    Então, gostaria de saber se um whey concentrado é uma boa no pós, e depois de quanto tempo eu posso me alimentar após a ingestão do pós liquido??
    Abraços

    ———–

    Vai depender muito das necessidades e individualidades. Porém gosto muito e sempre indico o isolado, é de melhor qualidade.

  56. raimundo disse:

    Acho legal suas dicas de musculação!
    O que você acha da combinação de BCAA, dextrose e whey protein?

    ————–

    Acho boa, desde que usado corretamente em um dieta coerente com as necessidades.

  57. Gidelson disse:

    Parabens pela brilhante artigo sobre whey proteins isto nos dar mais ânimo para continuar acreditando em profissionais competente e pessoas de boa índole como voçê, tirou muitas dúvidas quanto as várias marcas e tipos de whey, este mês fiz uma compra de whey isolada da marca HILMAR vendida no Brasil por uma empresa séria.

  58. Aninha disse:

    Boa tarde, estou treinando musculação e vou fazer a dieta de proteina só por duas semanas. Quero tomar um whey protein… estou pensando no isolado mas fiquei agora com duvida entre o hidrolisado. há uns 10 anos eu tomava um da Bad boy ou midway que vinha numa caixa com as doses separadas… tinham o sabor mto bom… ainda tem destes ou algo parecido?
    obrigada

    ———

    Acho que ainda tem sim, se não me engano vi algum desses. Só pesquisando mesmo pra saber.

  59. Bárbara disse:

    Ótimo artigo, Marcelo.
    Malho há dois anos e comecei hoje a tomar um Hidrowhey chamado “Pepto Fuel”. Você o conhece? Acha que ele é bom ou me aconselharia tomar algum outro melhor após o término desse? E outra, fui aconselhada a tomá-lo no pós-treino, por que você citou que seria melhor no pré-treino?
    Obrigada! =)

    ———-

    É um bom produto, mas existem melhores. Inúmeras são as marcas: Ast ss, Vpx, Ultimate, Dymatize, Cutosport….
    Sim, pós-treino.

  60. Lucas disse:

    No pré treino o concentrado teria um bom efeito? já que demora cerca de uma hora..

    —-

    Sim.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marclo.sendon

  61. ramon disse:

    Gostaria de saber se tomar whey concentrado da saltos antes de dormir e ao acordar ajuda? E no meio da tarde tomar albumina da saltos ajuda para ganho de massa ou atrapalha? Irá sobrecarregar os rins ou figado? Obrigadoo

    ————–

    Ajuda se estiver dentro de suas necessidades. Não adianta usar suplementos se eles não forem completar as suas necessidades, pois além de não ajudar, poderá atrapalhar.

  62. rogerio disse:

    Sou Personal Trainer, especialização em nutrição esportiva, muitos cursos na área de exercícios resistidos e suplementação. Uma opinião ai o whey no caso que você citou, o artigo no shake pós-treino seria melhor WPH (ou outra opção um pouco mais em conta um 3 w) podendo você adicionar um pouco a mais de WPH, se você toma um shake de caseína antes de dormir, ai sim você poderá usar um WPC normalmente ao acordar, mas se você não faz uso da caseína nesse horário, seria interessante um WPH também. Para mim usar whey isolado é puro desperdício de dinheiro.

  63. Rodrigo disse:

    legal olha o topico > Whey Concentrado, Isolado e Hidrolisado: Qual o melhor?

    olha a conclusão > Conclusão

    Conhecer os tipos de Whey Protein é fundamental para definir seus métodos de utilização e obter o máximo resultado de cada suplemento.

    Respiondeu > Qual o melhor?
    ????

    Não !!!! o matéria !!!

    Não existe o melhor, mas sim, aquele que melhor de adapta a cada momento e a cada necessidade individual de cada indivíduo.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  64. Paula disse:

    Marcelo tenho 1,61 peso 48,5, ja malho a alguns meses e nunca saiu disso, agora mudei de academia e estou tomando uma suplementação como Whey protein optimum,creatina e malto, uso os tres juntos nos pos treino malho as 06 da manhã estaria fazendo da forma correta? tem algum outro suplemento que poderia tomar?e um whey mais bom e mais em conta?

    Desde já agredeço

    —-

    Paula, o problema me parece mais dietético e de treinamento do que de quaisquer outras coisas. Neste caso, sugiro que busque um nutricionista que possa orientar uma dieta adequada ao seu objetivo.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  65. victor moreno disse:

    Minha nutricionista me passou WPH mas pós-treino,qual seria a diferença entre pré e pós?

    ———-

    Pré, vem antes e pós vem depois, ou seja, pré-treino, antes do treino, pós-treino, depois do treino.

  66. Gustavo disse:

    Olá Marcelo, gostaria de saber qual o tempo médio de digestão, dos 3 tipos de whey citados. Uma outra dúvida que tenho é a seguinte: caso use uma whey de rápido esvaziamento gástrico ( como o hidrolizado) junto com um carb de AIG, como por exemplo o malto ou a dextroze, qual seria mais rapidamente digerido pelo corpo? a whey ou o carb? caso a resposta seja a whey, seria então o correto utilizar primeiro o CHO e dps de alguns minutos a proteína? grato pelas respostas.



    Segundo a bb.com:

    Whey Protein Isolada Hidrolisada ― Tempo de digestão: 10 – 30min.
    Whey Protein Isolada Microfiltrada ― Tempo de digestão: 30min – 1hr
    Whey Protein Isolada Ion Exchange ― Tempo de digestão: 30min – 1hr
    Whey Protein Concentrada Ultra-filtrada ― Tempo de digestão: 1hr – 1.5hr A mais vendida.
    Albumina ― 1.5hr – 2.5hrs
    Caseína ― 2.5hrs – 4hrs

    A 100% hidro não seria digerida, mas sim, absorvida, apenas, pois, já teria sofrido hidrólise. Logo, a metabolização mais rápida seria do CHO. Nos outros casos, tanto a digestão, quanto a absorção, do CHO (não pelo IG, mas, nesse caso, pelas características de complexidade.)

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  67. LUCIANO disse:

    Olà pessoal,minha duvida e a seguinte,depois do treino posso tomar leite desnatado com mel ou tenho que substituir o leite pela whey protein?

    ———–

    Se for usar Whey, não use com leite. Substitua o mel por outro carbo de alto ig, exemplo, malto, picolé de limão (da fruta).

  68. Iasmim disse:

    Olá Marcelo, tudo bem?

    Com seu artigo concluir que Whey Isolado é melhor pra quem, quer também, além de ganhar massa, perder um pouquinho de gordura localizada (seguindo uma dieta, é claro). Estou certa? A WPI seria a mais indicada pra isso?

    Não, visto que isso dependerá do saldo energético da dieta. Não há uma melhor forma de WP, mas sim, aquela que se melhor se encaixa com você e com suas necessidades individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  69. Mayara disse:

    Ola, queria saber qual seria a Whey apropriada para mulheres que querem apenas ganhar definição muscular sem engordar!

    ———-

    A grosso modo diria que é o isolado.

    —-

    Aquele que atenda as necessidades dela.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  70. oliveira disse:

    olá!!! eu queria saber se os produtos da body action são bons? Porque eu ouvi falar da probiótica.. mas ela tem preços bem elevados! Também quero saber se você aconselha a tomar um whey pós treino e uma caseína antes de dormir? Obrigada pela atenção!

    ————–

    Não comentamos sobre marcas, o que avalio em um suplemento vai além do que é apenas uma marca. Quanto a suplementação é um modo de usar, um excelente modo de usar estas estes dois suplementos.

  71. Waleska disse:

    Marcelo, qual sua opinião quanto a ingerir o Whey pós treino sempre com carboidrato e não puro? Já que muitos afirmam que a falta do carboidrato, o corpo vai continuar quebrando a proteína do Whey , a qual ao invés de ir para o músculo será transformada em glicose para fornecer energia e acaba perdendo seu efeito! Quanto ao preparo do Whey, costuma indicar com água ou com leite? Recomenda o uso de associar com mel, açúcar, suco ou fruta? Ou indica mais´com dextrose, maltodextrina?
    Curiosidade você é Nutricionista Esportivo? Obrigada e Parabéns pelo artigo!

    Bastante controverso e, isso dá um bom artigo.
    Whey puro já é capaz de estimular a síntese protéica. Combinado com L-Leucina isolada, mais ainda, sendo então desnecessário o uso de CHO para essa finalidade, visto que não há necessidade alguma de picos de insulina para síntese protéica e, pequenas secreções já são suficientes (e estas são altamente estimuladas, em especial pela L-Leucina e, consequentemente pelo Whey que é rico em tal AA.). Assim, CHO seria mais para a função do glicogênio e melhora na absorção de alguns peptídeos como a Creatina do que para outras coisas.
    A proteína do Whey realmente é hidrolisada, seja com CHO ou não, afinal, não absorvemos proteínas e sim AAs e Di/tri-peptídeos até dentro do enterócito e absorvemos apenas AAs livres.
    Os AAs para irem para a via glicolítica, devem estar dentro de um ambiente totalmente catabólico, logo, dificilmente isso ocorrerá com alguém que possui uma boa dieta. Aliás, o Turn over protéico é constante, injustificando que apenas o treinamento induziria a isso.
    Sempre água e, dependendo das necessidades, com alguma Caseína, algum CHO como Waxy Maize e, por fim, aminoácidos e peptídeos, além de possíveis outros ergogênicos. Jamais suco de frutas etc.

    Não, nem sou.
    Em tempo, grato.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelosendon

  72. Lorena disse:

    Marcelo… aqueles whey que contem os 3 tipos de whey (concent, isol, e hidrol) como o ‘3 whey protein’ é uma mistura proporcional dos 3? É aconselhável? ou é melhor escolher um tipo que mais se adequa as minhas necessidades?

    —-

    É tudo a mesma coisa, apenas filtragens diferentes. Na prática, não faz diferença.

    M.SEndon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  73. Alex disse:

    Primeiramente ótima matéria!
    Vamos lá , em desejum tomo 3 capsulas de GH Anidra e mais 3 30 minutos antes do almoço . Depois do almoço tomo Centrun e antes do treino creatina e L-carnitina. Tem algum problema se eu continuar tomando esses suplementos e depois do treino tomar WPI ?
    Meu objetivo é ganho de massa magra .
    Desde já obrigado !

    Não há problemas desde que, atenda as necessidades individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  74. Alessandra disse:

    Olá Marcelo….gostaria de saber qual marca de Whey vc toma?Obrigado…

    ——————

    A que tenha melhor custo X benefício pra vc. Entretanto sou fã da AST SS, VPX e Dymatize.

  75. Michelly disse:

    Olá, já tive hepatite por tomar animal pack!Isso já faz mais ou menos 2 ou 3 anos…. Meu fígado sobrecarregou, agora de teimosa estou morrendo de medo, mais comecei tomar whey protein isolado da optimum ontem, será que corro o risco de pegar hepatite de novo? Me arrependi, deveria ter comprado o hidrolizado, assim o fígado trabalha menos na hora da absorção. Por favor me dá sua opinião…Obrigada pela atenção.

    ———–

    A hepatite foi causada pelo suplemento? Foi diagnosticado isto ou é você quem esta supondo?

    Sobre o Whey, se for usado de acordo com suas necessidades não há riscos.

  76. kelly disse:

    Olá!vou começar a tomar o vp2 e gostaria de saber quantas vezes posso tomar,pois treino de segunda a sabado e quanto tempo depois posso comer.

    Depende das necessidades individuais para todas as perguntas.

    M.Sendon
    @marcelosendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon

  77. Amanda disse:

    Excelente artigo!
    Faz uns 2 anos que treino, mas nunca tinha suplementado! Comecei há um mês e tomo a VP2 pq dizem que é uma das melhores. Na frente diz apenas que ela é isolada, mas atrás diz: 100% isolada e hidrolisada!
    Eu tomo no pós treino com dextrose! O que você acha dessa proteína? Teria alguma de mais rápida absorção? Desde já, agradeço.

    ———

    É um bom Whey! Pode ser tomado com dextrose sim, não há problemas.

  78. Jéssica disse:

    Boa tarde!
    Qual a diferença boa/má entre o Whey Isolado e o Whey Concentrado ? A diferennça está apenas na absorção ? Minha nutricionista me passou o Whey Isolado, porém, como nunca tomei nenhum tipo de suplemento, estou com um pouco de receio, e pretendo começar pelo Concentrado. O que me aconselharia ?
    Grata.

    ——-

    Em primeiro lugar, a filtragem. O Isolado é mais “puro” do que o concentrado. A tecnologia de extração da lactoalbumina, assim como os outros processos tecnológicos podem variar também.

  79. Marx disse:

    Treino das 6 ás 7 da noite. Quando chego faço o shake de Whey, maltodextrin e creatina. 30 minutos depois já é hora de jantar, posso comer normalmente ou irá cortar o efeito do shake?

    Não só pode como deve comer.

    M.Sendon
    http://www.facebook.com/marcelo.sendon
    @marcelosendon

  80. Renata disse:

    Whey engorda ? tomei um pote de whey da Solaris e senti que eu estava inchando .. tomava com leite no cafe da manhã e apos o treino ..
    Obrigada

    ———–

    Só o Whey, não.

  81. Diogo disse:

    Você mencionou que a WPH deve ser tomada no PRÉ-Treino, tá certo mesmo isso?, não seria no pós? Vi que um amigo antes de mim teve a mesma dúvida, li novamente o artigo e continuei na dúvida.

    Não. O que foi explicado no artigo é o que há de mais novo nas atualizações científicas.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  82. Beto disse:

    excelente matéria! gostaria de saber se a probiótica é uma marca boa de whey protein. Vlw ae pela atenção

    ——-

    É uma boa marca sim!

  83. ingrid disse:

    O artigo está muito bem explicado quanto ao processo de “fabricação” e diferenças entre eles, mas o que eu gostaria de saber é qual o melhor deles para o ganho de massa muscular, faltou essa informação no artigo. Obrigada desde já

    ———

    O artigo não diz, pois não existe “o melhor”, e sim aquele que mais se adequa as suas necessidades. Você precisa ler e interpretar, além é claro, de saber quais as suas necessidades.

  84. luiza edriana Cordeiro Lima disse:

    Parabéns Marcelo…………
    Bem, eu sempre malhei muito , mais nunca tomei nada, acho que se estivesse esta explicação, no qual vc. deu, com certeza , não teria tanta dúvidas.
    Eu parei de malhar por muito tempo , mais ou menos 10 anos, por ter uma genética boa, permaneci com o corpo normal, minha alimentação é sadia, más não é adequada, pois como muita salada com um frango ou filé grelhado, mais não consigo comer comida (arroz, feijão, macarrão etc), com isso comecei a emagrecer muito, além de usar um aparelho nos dentes à onde por alguns dias me impede de comer, comecei a perder a gordura localizada que tinha e também minha massa muscular(emagreci demais)como sou ruim para comer comida, estou tendo dificuldades de recuperar essa massa muscular. Voltei a fazer musculação e já tomei dos potes de 900gr cada de Whey concentrado.Posso trocar agora pelo isolado? ou Hidrolisado? Qual a marca melhor?Meu objetivo é pegar massa muscular magra o mais rápido possível, estou muito magra e já tenho 41 anos. Muito obrigado,
    Atenciosamente Luiza Lima

    Não existe marca melhor, mas, a que melhor se encaixa no seu custo X benefício. Entretanto, boas marcas importadas podem ser tais quais Dymatize, VPX, AST Sport Science, Allmax Nutrition, BSN, MuscleTech e outras. Já nacionais: Solaris Nutrition, Nutrilatina AGE, atualmente a Midway Labs, IntegralMedica…
    Quanto ao tipo, é só ler o artigo e entender melhor a utilização de cada filtragem.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  85. CARLOS ALBERTO disse:

    Meu triglicerídeos e meu Colesterol sao muito Altos, qual o Wey recomendado para esses casos,

    Isolado. Entretanto, acompanhamento médico e nutricional são indispensáveis.

  86. Mayrla disse:

    Olá marcelo!
    Parabéns pelo post!
    Tenho a finalidade de definir a musculatura (flácida após a perda de 15 kg) sem hipertrofiar muito.. Que tipo de whey eu devo tomar, e que combinações?

    Valeu!

    Primeiramente, obrigado!
    Vide o artigo que explica os melhores momentos para utilização de cada proteína. Em tempo, não existe uma proteína “específica” ou combinação “específica” para o seu objetivo, mas sim, para suas necessidades individuais.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  87. sarjob disse:

    no pos treino tomo whey e bcaa, mas sinto muita dor lombar (rins) so com muita agua pra aliviar a dor , é normal?

    ——

    Não, isso pode ser um sintoma de excesso de proteínas… É bom procurar um médico.

  88. Marcelo disse:

    WPH no pré-treino? Não seria no pós…?

    Vide o artigo, amigo.

    M.Sendon
    @marcelosendon

  89. Gustavo Costa disse:

    Indo nesta linha de whey e suplementos, seria interessante um artigo sobre falsificação destes produtos, como reconhecer ( se é possivel ) ou como mandar ou achar um laboratorio que analise os produtos para que os clientes tenham certeza do que compram.
    Abs e otimo artigo

Deixe o seu comentário!